Juliane Freitas • 26/12/2022
O CGDF (Controladoria-Geral do Distrito Federal) teve seu edital publicado recentemente, com 234 oportunidades de nível superior para o cargo de Auditor de Controle Interno, com salário inicial de até R$ 13,7 mil!
As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 15 de fevereiro, no site da banca Cebraspe, e as provas estão previstas para serem aplicadas nos dias 16 e 23 de abril, a depender da área de especialidade escolhida.
Mas, você sabe como serão as provas? Confira, a seguir, detalhes da avaliação e se acelere sua preparação para esta oportunidade!
TSE Unificado, Tribunais de Justiça, TRTs e TRFs… 2023 definitivamente é o ano dos tribunais. Para se diferenciar da multidão que vai fazer essas provas você PRECISA se diferenciar.
Clique no botão abaixo e saia na frente:
De acordo com o edital, os candidatos do serão avaliados por meio da realização de 5 etapas:
As provas objetivas e discursiva para cada especialidade serão realizadas em Brasília, em datas distintas sendo:
As provas de conhecimentos básicos e específicos terão a duração de 5 horas e serão aplicadas na data correspondente à especialidade, no período da manhã.
Já a prova de conhecimentos especializados e a prova discursivas terão a duração total de 3 horas e serão realizadas no período da tarde.
As avaliações serão compostas de 140 questões, de conhecimentos básicos, conhecimentos específicos e conhecimentos especializados.
Veja, abaixo, detalhes das disciplinas cobradas e o número de questões em cada uma:
Auditor de Controle Interno – Especialidade: Finanças e Controle
Auditor de Controle Interno do Distrito Federal – Especialidade: Planejamento e Orçamento
As provas discursivas terão pontuação máxima de 40,00 pontos e serão avaliadas através de critérios constantes no edital:
A quantidade de redações a serem corrigidas consta na tabela a seguir:
Confira o conteúdo a ser cobrado no certame:
Conhecimentos básicos para as duas especialidades
LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal.5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
LÍNGUA INGLESA: 1 Compreensão de texto escrito em língua inglesa. 2 Itens gramaticais relevantes para a compreensão dos conteúdos semânticos.
DIREITO CONSTITUCIONAL: 1 Aplicabilidade e interpretação das normas constitucionais. 1.1 Normas de eficácia plena, contida e limitada. 1.2 Normas programáticas. 2 Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 2.1 Princípios fundamentais. 2.2 Direitos e garantias fundamentais (direitos e deveres individuais, coletivos, sociais, políticos e de nacionalidade). 2.3 Cláusulas pétreas. 2.4 Organização político-administrativa do Estado. 3 Supremacia da Constituição Federal. 3.1 Controle de constitucionalidade. 3.1.1 Sistemas de controle de constitucionalidade: ação direta de constitucionalidade; ação declaratória de constitucionalidade; arguição de descumprimento de preceito fundamental. 4 Da ordem econômica e financeira. 4.1 Princípios gerais da atividade econômica. 4.2 Sistema Financeiro Nacional. 5 Da fiscalização contábil, financeira e orçamentária.
LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL: 1 Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal (Poder Legislativo, Poder Executivo e Administração Pública). 2 Da Organização do Distrito Federal. 3 Da Organização dos Poderes.
REGIME JURÍDICO DO DISTRITO FEDERAL: 1 Lei Complementar nº 840/2011 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais) 1.1 Carreiras, regime e jornada de trabalho. 1.2 Direitos. 1.3 Deveres. 1.4 Regime disciplinar. 1.5 Processos de apuração de infração disciplinar.
CONHECIMENTOS DO DISTRITO FEDERAL E POLÍTICA PARA MULHERES: 1 Domínio de tópicos atuais e relevantes acerca da realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) (Lei Complementar Federal nº 94/1998 e Decreto Federal nº 7.469/2011). 2 Plano Distrital de Política para Mulheres (2020 – 2023).
Confira o conteúdo programático completo!
Veja, abaixo, uma análise completa do edital, feita pela equipe de professores do Direção Concursos:
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.