Natália Pires • 03/02/2025
Está publicado o edital do concurso CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear)! São ofertadas 150 vagas de níveis médio e superior, com iniciais de até R$ 14.734,44.
Em síntese, as principais informações são:
Confira, a seguir, mais detalhes desta oportunidade!
O Direção Concursos preparou para você um Ebook dos 4 Pilares da Aprovação com Erick Alves. Não perca esta oportunidade!
Clique no botão abaixo para receber seu material gratuito!
O edital CNEN oferta 150 vagas de níveis médio e superior, distribuídas da seguinte forma:
Nível médio
Nível superior
Os candidatos devem se atentar aos requisitos dos cargos, são eles:
2.1 Pesquisador Classe B Padrão I
2.1.1 PES01 (códigos 101 a 104)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de Doutorado em Engenharia Química ou em Química; ou na Área Nuclear, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; e diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Engenharia Química; ou em Química, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
2.1.2 Código PES02 (códigos 105 e 106)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de Doutorado em Ciências Biológicas; ou na Área Nuclear, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; e diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Ciências Biológicas, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
2.1.3 PES03 (código 107)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de Doutorado em Engenharia de Materiais; ou em Física; ou em Química; ou na Área Nuclear, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; e diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Engenharia de Materiais; ou em Física; ou em Química; ou em Tecnologias em Materiais, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
2.1.4 PES04 (código 108)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de Doutorado em Engenharia; ou em Física; ou em Química; ou na Área Nuclear, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; e diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Engenharia de Materiais; ou em Engenharia Química, ou em Física; ou em Química; ou em Tecnologias em Materiais; ou em Tecnologia em Processos Químicos, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
2.1.5 PES05 (código 109)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de Doutorado em Física Médica; ou na Área Nuclear, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; e diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Física Médica, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
2.1.6 PES06 (código 110)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de Doutorado na Área Nuclear, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; e diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Física, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
2.1.7 PES07 (código 111)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de Doutorado em Geociências; ou em Geoquímica; ou na Área Nuclear, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; e diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Ciências Biológicas; em Engenharia Agronômica; ou em Engenharia Ambiental; ou em Engenharia Civil; ou em Engenharia de Minas; ou em Engenharia Nuclear; ou em Engenharia Química; ou em Geologia; ou em Química, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
2.1.8 PES08 (código 112)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de Doutorado em Física Médica; ou na Área Nuclear, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; e diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação Biomedicina, ou em Ciências Biológicas; ou em Engenharia Química; ou em Física; ou em Física Médica; ou em Química, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
2.1.9 PES09 (código 113)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de Doutorado na Área Nuclear, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; e diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Biomedicina; ou em Ciências Biológicas; ou em Engenharia Química; ou em Física; ou em Química, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
2.1.10 PES10 (código 114)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de Doutorado em Engenharia Elétrica; ou em Engenharia de Materiais; ou em Engenharia Química; ou em Física; ou em Química; ou na Área Nuclear, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Engenharia Elétrica; ou em Engenharia de Materiais; ou em Engenharia Química; ou em Física; ou em Química, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
2.1.11 PES11 (código 115)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de Doutorado em Biomedicina; ou em Farmácia; ou em Química; ou na Área Nuclear, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Biomedicina; ou em Farmácia; ou em Química, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
2.2 Analista em Ciência e Tecnologia Classe A Padrão I
2.2.1 ANA01 (códigos 201 a 205)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Administração; ou em Administração Pública; ou em Economia; ou em Gestão Pública, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e registro no respectivo conselho regional profissional, se for o caso.
2.2.2 ANA02 (códigos 206 a 210)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Ciências Contábeis, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
2.3 Tecnologista Classe A Padrão I (Gestão e Governança Técnica / Regulação e Fiscalização)
2.3.1 TEL01 (códigos 301 e 302)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação na área de Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação (de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC e com o documento Manual para Classificação dos Cursos de Graduação e Sequenciais Cine Brasil, do INEP), fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
2.3.2 TEL02 (código 303)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação na área de Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação (de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC e com o documento Manual para Classificação dos Cursos de Graduação e Sequenciais Cine Brasil, do INEP), fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
2.3.3 TEL03 (código 304)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Relações Internacionais, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
2.3.4 TEL04 (códigos 305 a 307)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Engenharia de Produção, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
2.3.5 TEL05 (códigos 308 e 309)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Biblioteconomia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e registro no Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB).
2.3.6 TEL06 (código 310)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Jornalismo, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
2.4 Tecnologista Classe A Padrão I (Desenvolvimento Nuclear / Regulação e Fiscalização)
2.4.1 TEL07 (códigos 401 a 410)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Engenharia Nuclear; ou em Física, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e registro no respectivo conselho regional profissional, se for o caso.
2.4.2 TEL08 (códigos 411 a 413)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Farmácia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF).
2.4.3 TEL09 (códigos 414 a 416)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação; ou em Engenharia Elétrica; ou em Engenharia Eletrônica; ou em Engenharia Nuclear; ou em Física, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e registro no respectivo conselho regional profissional, se for o caso.
2.4.4 TEL10 (código 417)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Física; ou em Química, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e registro no respectivo conselho regional profissional, se for o caso.
2.4.5 TEL11 (códigos 418 a 421)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Engenharia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
2.4.6 TEL12 (código 422)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Engenharia Elétrica, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
2.4.7 TEL13 (código 423 e 424)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Engenharia Mecânica, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
2.4.8 TEL14 (código 425)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Engenharia Ambiental; ou em Geologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
2.4.9 TEL15 (códigos 426 e 427)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Engenharia Civil, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
2.4.10 TEL16 (código 428)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso Graduação em Química, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e registro no Conselho Regional de Química.
2.4.11 TEL17 (código 429)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação; ou Engenharia Eletrônica, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
2.4.12 TEL18 (código 430)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Engenharia de Materiais; ou em Engenharia Metalúrgica; ou em Engenharia Química; ou em Física; ou em Química, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e registro no respectivo conselho regional profissional, se for o caso.
2.4.13 TEL19 (código 431)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Engenharia de Materiais; ou em Engenharia Metalúrgica; ou em Engenharia Nuclear; ou em Engenharia Química, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
2.4.14 TEL20 (códigos 432 a 434)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Física; ou em Física Médica, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
2.4.15 TEL21 (código 435)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Geologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
2.4.16 TEL22 (códigos 436 a 439)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Engenharia Química; ou em Química, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e registro no respectivo conselho regional profissional, se for o caso.
2.4.17 TEL23 (código 440)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Ciência da Computação; ou em Engenharia da Computação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e registro no respectivo conselho regional profissional, se for o caso.
2.4.18 TEL24 (código 441)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Graduação em Geologia; ou em Química, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e registro no respectivo conselho regional profissional, se for o caso.
2.5 Técnico Classe A Padrão I
2.5.1 TEC01 (códigos 501 a 506)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso técnico em Química, fornecido por instituição de ensino autorizada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC e registro no Conselho Regional de Química (CRQ).
2.5.2 TEC02 (códigos 507 e 508)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso técnico em Administração, fornecido por instituição de ensino autorizada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC e registro no Conselho Regional de Administração (CRA).
2.5.3 TEC03 (códigos 509 a 512)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso técnico em Eletrônica, fornecido por instituição de ensino autorizada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC e registro no Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT).
2.5.4 TEC04 (código 513)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso técnico em Mecânica, fornecido por instituição de ensino autorizada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC e registro no Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT).
2.5.5 TEC05 (códigos 514 a 516)
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso técnico em Segurança do Trabalho, fornecido por instituição de ensino autorizada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC e registro no Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT).
Aprovados farão jus aos salários iniciais seguintes:
Os interessados poderão se inscrever pelo site do IADES, banca organizadora do certame, no período entre 18 de fevereiro e 16 de março de 2025. Para homologar a candidatura será necessário efetuar o pagamento das taxas seguintes:
Vale destacar que a taxa deve ser paga até o dia 18 de março de 2025.
Os candidatos serão avaliados por meio das etapas seguintes:
Os cargos terão uma ou mais fases do concurso conforme o seguinte:
As provas serão realizadas nas cidades de Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, no dia 27 de abril de 2025.
A prova objetiva será composta de 60 (sessenta) questões de múltipla escolha com 5 (cinco) alternativas em cada questão para escolha de 1 (uma) única resposta correta e pontuação total variando entre o mínimo de 0,00 (zero) ponto e o máximo de 80,00 (oitenta) pontos.
Confira, abaixo, a estrutura das provas:
Área de Conhecimento | Número de Questões | Peso | Total de Pontos |
---|---|---|---|
Conhecimentos Básicos | |||
Língua Portuguesa e Redação Oficial | 8 | 1 | 8,00 |
Legislação Aplicada à CNEN | 4 | 1 | 4,00 |
Legislação Especial | 4 | 1 | 4,00 |
Direito Administrativo | 4 | 1 | 4,00 |
Pontuação de Conhecimentos Básicos | 20,00 | ||
Conhecimentos Específicos | 40 | 1,5 | 60,00 |
Pontuação de Conhecimentos Específicos | 60,00 | ||
Pontuação Total | 80,00 |
Atenção: Para os cargos que exigem, no mínimo, a formação de nível superior – Pesquisador Classe B Padrão I, Tecnologista Classe A Padrão I e Analista em Ciência e Tecnologia Classe A Padrão I: 10% do número total de questões de Conhecimentos Específicos, ou seja, 4 (quatro) questões, serão elaboradas em Língua Inglesa!
Serão considerados aprovados na prova objetiva os candidatos que obtiverem o mínimo de 50% (cinquenta por cento) da pontuação total máxima permitida para a prova.
A prova discursiva consistirá na elaboração de texto dissertativo-argumentativo, com extensão mínima de 7 (sete) linhas e máxima de 30 (trinta) linhas, com base no conhecimento específico de cada especialidade, primando pela clareza, precisão, consistência e concisão.
O texto da prova discursiva será avaliado com base nos critérios a seguir:
Será eliminado e não terá nenhuma classificação no concurso público o candidato que obtiver pontuação final na prova discursiva inferior a 10,00 (dez) pontos.
Serão convocados para correção da prova discursiva os candidatos aprovados na prova objetiva e classificados nas posições conforme o quadro a seguir, em ordem decrescente da nota obtida na prova objetiva, considerando-se os empates na última posição.
Código: 201
Código: 202
Código: 203
Código: 204
Código: 205
Código: 206
Código: 207
Código: 208
Código: 209
Código: 210
Código: 301
Código: 302
Código: 303
Código: 304
Código: 305
Código: 306
Código: 307
Código: 308
Código: 309
Código: 310
Código: 418
Código: 419
Código: 420
Código: 421
A prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 30,00 (trinta) pontos e versará acerca das áreas de conhecimento estabelecidas no conteúdo programático, considerando a ênfase indicada para cada perfil.
A prova oral será realizada na cidade em que o candidato tiver realizado a prova objetiva.
No edital de convocação para a prova oral, serão apresentados, para cada perfil, quatro possíveis questões para a avaliação. No prazo de 24 (vinte e quatro) horas antecedentes ao horário previsto para o início da prova oral, será realizado sorteio eletrônico, com o link de acesso disponibilizado no site do IADES, para a questão selecionada para a prova. Todos os candidatos farão a apresentação da mesma questão e a respeito dela serão arguidos.
A prova oral terá duração máxima de 30 (trinta) minutos, tempo em que o candidato deverá fazer a apresentação da resposta à questão sorteada, com o suporte do programa Microsoft PowerPoint, de acordo com as orientações a serem publicadas em edital específico, e responder às arguições que lhe forem feitas pela Banca Examinadora.
Serão convocados para realizar a prova oral os candidatos ao cargo de Tecnologista Classe A Padrão I, aprovados na prova objetiva e classificados nas posições conforme o quadro a seguir, em ordem decrescente da nota obtida na prova objetiva, considerando-se os empates na última posição.
Código: 401
Código: 402
Código: 403
Código: 404
Código: 405
Código: 406
Código: 407
Código: 408
Código: 409
Código: 410
Código: 411
Código: 412
Código: 413
Código: 414
Código: 415
Código: 416
Código: 417
Código: 422
Código: 423
Código: 424
Código: 425
Código: 426
Código: 427
Código: 428
Código: 429
Código: 430
Código: 431
Código: 432
Código: 433
Código: 434
Código: 435
Código: 436
Código: 437
Código: 438
Código: 439
Código: 440
Código: 441
A defesa de memorial consistirá na exposição da formação e carreira do candidato, contendo a descrição das atividades executadas ao longo da formação e do exercício profissional, incluindo a forma como eram executadas e os conhecimentos necessários para sua execução.
O IADES, antes de realizar a convocação dos candidatos para a defesa de memorial e a prova oral, disponibilizará uma relação com os candidatos que serão convocados para esta fase no endereço eletrônico www.iades.com.br.
A defesa de memorial e a prova oral serão realizadas na cidade em que o candidato tiver realizado a prova objetiva.
Na defesa de memorial, o candidato apresentará à Banca Examinadora, com o suporte do programa Microsoft PowerPoint, uma análise de trabalhos e projetos realizados, demonstrando a compatibilidade de seus conhecimentos e habilidades profissionais com as atividades e eventuais projetos a serem executados no perfil de atuação para o qual concorre.
A defesa de memorial consistirá na exposição da formação e carreira do candidato, contendo a descrição das atividades executadas ao longo da formação e do exercício profissional, incluindo a forma como eram executadas e os conhecimentos necessários para sua execução.
O período provável para apresentação da defesa de memorial será entre os dias 13 de junho de 2025 e 16 de junho de 2025.
A avaliação de títulos e experiência profissional, de caráter classificatório, obedecerá ao limite de pontos estipulados nos quadros a seguir, ainda que os valores de cada item sejam superiores aos respectivos limites.
Quadro I – Pontuação de Títulos e Currículo
Cargo: Analista em Ciência e Tecnologia Classe A Padrão I – ANA, Tecnologista Classe A Padrão I (Gestão e Governança Técnica) – TEL e Tecnologista Classe A Padrão I (Desenvolvimento Nuclear / Regulação e Fiscalização) – TEL
PRODUÇÃO ACADÊMICA, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (últimos 5 anos)
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Quadro II – Pontuação de Títulos e Experiência Profissional
Cargo: Técnico Classe A Padrão I – TEC
FORMAÇÃO ACADÊMICA
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Quadro III – Pontuação de Títulos e Experiência Profissional
Cargo: Técnico Classe A Padrão I – TEC
FORMAÇÃO ACADÊMICA
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
O ano de 2025 já começou trazendo inúmeras oportunidades em concursos públicos, com salários iniciais que podem ultrapassar os R$ 30 mil. Se você quer se preparar com qualidade, preste atenção: a assinatura do Direção vai aumentar!Aproveite os últimos dias de oferta para garantir acesso vitalício à nossa plataforma completa por um valor promocional, que inclui:
É a sua chance de conquistar a melhor preparação para mais de 500 concursos antes que o preço suba. Toque no botão abaixo e dê o primeiro passo rumo à sua aprovação!
Natália Pires
Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.