Maurício Miranda Sá • 26/11/2020
A quinta-feira, 26 de novembro de 2020, começou animada! O concurso Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba) teve edital publicado, para o provimento de vagas e a formação de cadastro de reserva em cargos de nível superior.
Análise completa a partir de 10h do dia 26/11:
A seleção está sob a gestão da banca Cebraspe e os candidatos passarão por duas fases distintas, até garantir uma das vagas previstas na entidade: provas objetivas e provas discursiva (ambas de caráter eliminatório e classificatório).
As provas objetivas e a prova discursiva, além da avaliação biopsicossocial (pessoas com deficiência) e o procedimento de heteroidentificação (candidatos negros) serão realizada nas seguintes localidades:
Havendo indisponibilidade de locais suficientes ou adequados nas localidades acima citadas, as provas poderão ser realizadas em outras localidades, observada a distância máxima de 50 km do polo de trabalho que dispõe da vaga a qual o candidato concorrerá.
Os candidatos aprovados e nomeados para os cargos oferecidos no concurso Codevasf serão regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ou seja, se tornarão empregados públicos.
O cargo oferecido na Companhia é o de analista em desenvolvimento regional (diversas especialidades), com salário inicial de R$ 8.168,91, para uma jornada de trabalho de 40h semanais. As especialidades são:
As inscrições do concurso Codevasf terão taxa no valor de R$ 108 e estarão abertas do dia 1/12 ao dia 22/12. As provas estão agendadas para serem aplicadas na data provável de 31 de janeiro de 2021.
Como dito anteriormente, o concurso Codevasfo será aplicado em duas fases: uma de provas objetivas (conhecimentos básicos e especializados), além de uma prova discursiva (conhecimentos especializados). Veja abaixo:
A modalidade é de questão de CERTO e ERRADO (tradicional da banca Cebraspe), onde uma questão errada ANULA uma questão correta. Essa prova objetiva terá valoração total de 120 pontos.
A discursiva, por sua vez, será de redação de uma questão discursiva de até 30 linhas e o objeto de cobrança será dos conhecimentos especializados de cada cargo/área. Essa prova terá valoração de 30 pontos.
Para todos os cargos, as disciplinas de conhecimentos básicos exigidas são as seguintes: português, ética, orçamento público, informática e direito administrativo. Cada área de formação terá a cobrança de conhecimentos especializados em disciplinas correlatas à referida área.
Para a formação de administração, por exemplo, as disciplinas especializadas trazidas são administração geral, administração pública e administração financeira e orçamentária.
Já para a área de direito, as disciplinas exigidas são administrativo, constitucional, civil, processo civil, penal, processo penal, ambiental, financeiro, econômico, tributário, trabalho, processo do trabalho e previdenciário.
No caso da disciplinas de contabilidade, as cobranças serão em contabilidade geral, contabilidade pública, auditoria contábil, contabilidade tributária e administração financeira e orçamentária.
As disciplinas trazidas nas demais áreas você pode conferir ao final nesta matéria, clicando no link que leva até o edital publicado. Abaixo, segue o cronograma de atividades do concurso Codevasf:
Você já sabe o que o PDF 2.0 que todo mundo está comentando? O professor Ronaldo Fonseca preparou um vídeo com todas as explicações sobre essa ferramenta que vai fazer toda a diferença na sua preparação:
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.