Juliane Freitas • 24/07/2024
O concurso Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) terá provas aplicadas em setembro e, ao que parece, o edital do certame poderá sofrer alterações em breve!
Isso porque o Ministério Público Federal (MPF) recomendou a suspensão do certame tendo em vista a necessidade de adequação do percentual de vagas destinadas a negros e pessoas com deficiência.
Segundo recomendação assinada pelo procurador da República, Fábio Conrado Loula, o edital do concurso Codevasf descumpriu a legislação vigente, que prevê os seguintes quantitativos de vagas reservadas, de forma igualitária e independemente da localicação das lotações:
Dentre as justificativas, o procurador destacou o conteúdo do decreto 9.508/2018, que consta a seguinte redação: “na hipótese de concurso público ou de processo seletivo regionalizado ou estruturado por especialidade, o percentual mínimo de reserva será aplicado ao total das vagas do edital, ressalvados os casos em que seja demonstrado que a aplicação regionalizada ou por especialidade não implicará em redução do número de vagas destinadas às pessoas com deficiência.”
Vale mencionar que o MPF concedeu o prazo de três dias úteis para se posicionar a respeito da recomendação.
Em resposta ao Direção Concursos, a Codevasf informou que tomou ciência da recomendação do MPF e submeteu o tema à análise técnica. Além disso, a Companhia afirmou que irá se manifestar dentro do prazo estabelecido assim que receber a notificação formal do órgão.
Confira, na íntegra, o que disse a Codevasf:
“A Codevasf tomou ciência nesta terça-feira (23) da recomendação expedida pelo Ministério Público Federal (MPF) sobre a reserva de vagas em seu concurso público para candidatos negros e com deficiência. A Companhia mantém compromisso com o pleno atendimento da legislação aplicável ao tema; os pontos de recomendação do MPF foram submetidos a análise técnica. A Codevasf aguarda notificação formal do MPF e enviará manifestação ao órgão no prazo estabelecido na recomendação.”
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
O concurso Codevasf é organizado pela banca Cebraspe e teve seu edital de abertura publicado em maio de 2024.
O certame oferta 61 vagas para os cargos de Analista em Desenvolvimento Regional em diversas áreas e Analista em Comunicação.
Após retificação, as provas objetivas e discursivas foram remarcadas para acontecerem em 8 de setembro, nas seguintes cidades: Aracaju/SE, Belém/PA, Bom Jesus da Lapa/BA, Brasília/DF, Goiânia/GO, Macapá/AP, Maceió/AL, Montes Claros/MG, Palmas/TO, Petrolina/PE, São Luís/MA e Teresina/PI.
Confira como será a estrutura das provas:
Os aprovados no certame receberão salário inicial de R$ 10.302,00 para Analista em Desenvolvimento Regional – Tecnologia da Informação e R$ 9.065,95 para os demais cargos.
Agora o Direção tem um canal EXCLUSIVO para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais. Não perca tempo e entre agora!
Aproveite nossa promoção especial de assinaturas e tenha acesso a mais de 300 cursos preparatórios para concursos públicos.
Com nossos conteúdos cuidadosamente elaborados e a orientação dos nossos professores experientes, você terá acesso a conteúdos completos e com muita qualidade. Cada curso é feito para oferecer o melhor material de estudo, com vídeos, PDFs, e milhares de questões resolvidas e comentadas para maximizar seu aprendizado.
Não perca essa oportunidade de transformar sua preparação e alcançar a tão sonhada aprovação. Nosso compromisso é com o um conhecimento de qualidade que há quase 6 anos já aprovou milhares de alunos. Garanta sua assinatura e comece hoje mesmo a mudar seu futuro!
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.