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Concurso Correios: veja o que faz um Analista dos Correios

Concurso Correios: veja o que faz um Analista dos Correios

O edital do concurso Correios está próximo de ser publicado e diversas oportunidades para nível superior serão ofertadas!

De acordo com o projeto básico, serão ofertadas 3.468 vagas para Agente e Analista dos Correios, a serem distribuídas da seguinte maneira:

  • Agente dos Correios – nível médio: 3.099 vagas; e
  • Analista dos Correios – nível superior: 369 vagas.

O documento também informa que os aprovados receberão os seguintes salários iniciais:

  • Agente dos Correios: R$ 2.429,26
  • Analista dos Correios: R$ 6.872,48

No entanto, de acordo com o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024-2025, o reajuste salarial será de:

  • Para salários até R$ 6.326,03: R$ 260,00, a partir de janeiro de 2025;
  • Para salários acima de R$ 6.326,03: 4,11% em janeiro de 2025, totalizando o valor de R$ 6.586,02.

Com isso, as remunerações dos cargos de Agente e Analista dos Correios, a partir de janeiro de 2025, serão:

  • Agente dos Correios: R$ 2.689,26; e
  • Analista dos Correios: R$ 7.154,94.

A estatal já anunciou que o IBFC será o responsável pela organização do certame. O contrato, inclusive, já está assinado e revelou que os valores das taxas de inscrição serão de:

  • Cargos de nível médio: R$ 39,80; e
  • Cargos de nível superior: R$ 42,00.

Segundo o cronograma da empresa, a previsão é de que o edital seja publicado neste mês de setembro. No entanto, em 2023 foi informado, no cronograma de atividades, que o edital pode ser publicado no dia 22 de outubro.

Além disso, fontes ligadas aos Correios informaram ao Direção Concursos que o edital já está pronto. Veja, nesta matéria, todos os detalhes sobre as atribuições das especialidades do cargo de Analista dos Correios!

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Concurso Correios – O que faz um Analista?

Apesar de não haver informações oficiais sobre quais especialidades serão ofertadas no concurso Correios, o cargo de Analista se distribuem da seguinte forma:

  • Administrador
  • Administrador Postal
  • Advogado
  • Analista de Sistemas
  • Arquiteto
  • Bibliotecário
  • Contador
  • Economista
  • Engenheiro
  • Estatístico
  • Museólogo
  • Pedagogo
  • Psicólogo
  • Outros Profissionais de Nível Superior
  • Pedagogo
  • Psicólogo
  • Técnico em Comunicação Social

Segundo o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Correios, os aprovados no caro de Analista irão desempenhar as seguintes funções:

2.1.1 Administrador

  1. Desenvolver, coordenar, planejar, implantar, orientar, executar, monitorar, manter e avaliar os processos de sua área de atuação, de acordo com as normas e procedimentos em vigor.
  2. Padronizar, normatizar e regulamentar os processos de sua área de atuação.
  3. Analisar e elaborar pareceres técnicos e relatórios referentes a projetos de sua área, incluindo projeções e impacto no negócio.
  4. Apoiar a execução dos trabalhos de equipe, esclarecendo dúvidas e informando sobre alterações introduzidas em procedimentos, normas e instruções em vigor.
  5. Orientar estagiários em sua área de atuação.
  6. Desenvolver, coordenar, analisar e orientar estudos, pesquisas, projetos e sistemas que visem à melhoria contínua dos processos.
  7. Avaliar o impacto e atuar na melhoria dos processos de sua área junto às áreas clientes e fornecedoras.
  8. Acompanhar práticas de mercado com proposição de soluções aplicáveis aos processos.

2.1.2 Administrador Postal

  1. Desenvolver, coordenar, planejar, implantar, orientar, executar, monitorar, manter e avaliar os processos de sua área de atuação, de acordo com as normas e procedimentos em vigor.
  2. Padronizar, normatizar e regulamentar os processos de sua área de atuação.
  3. Analisar e elaborar pareceres técnicos e relatórios referentes a projetos de sua área, incluindo projeções e impacto no negócio.
  4. Apoiar a execução dos trabalhos de equipe, esclarecendo dúvidas e informando sobre alterações introduzidas em procedimentos, normas e instruções em vigor.
  5. Orientar estagiários em sua área de atuação.
  6. Desenvolver, coordenar, analisar e orientar estudos, pesquisas, projetos e sistemas que visem à melhoria contínua dos processos.
  7. Avaliar o impacto e atuar na melhoria dos processos de sua área junto às áreas clientes e fornecedoras.
  8. Coordenar, desenvolver, orientar e realizar a análise e interpretação de questões operacionais alusivas aos serviços postais e telegráficos nacionais e internacionais, face às convenções e acordos mantidos com entidades congêneres de outros países.
  9. Coordenar, desenvolver e orientar os trabalhos de distritamento e reexaminar o distritamento vigente, em conformidade com as diretrizes que orientam sua realização tendo em vista as características geográficas e sócio-econômicas, o desenvolvimento e o crescimento das áreas urbanas
  10. Acompanhar práticas de mercado com proposição de soluções aplicáveis aos processos.

2.1.3 Advogado

  1. Coordenar, orientar, executar, monitorar, manter e avaliar os processos de trabalhos no campo das ciências jurídicas, de acordo com a legislação em vigor.
  2. Assessorar áreas da empresa em assuntos jurídicos, coordenando, supervisionando e orientando a realização de estudos, emissão de pareceres e realizando aconselhamento de ordem jurídica.
  3. Analisar e elaborar pareceres técnicos e relatórios referentes a sua área de atuação.
  4. Efetuar a representação judicial e extrajudicial da empresa quando receber outorga por meio de procuração.
  5. Praticar a advocacia preventiva, interpretando documentos legais de naturezas e hierarquias diversas.
  6. Prestar assistência jurídica na elaboração de instruções ou outros atos administrativos.
  7. Coordenar, supervisionar e orientar a sugestão de políticas e métodos administrativos na área jurídica.
  8. Orientar estagiários em sua área de atuação

2.1.4 Analista de Sistemas

  1. Prospectar, desenvolver, projetar, planejar, implantar, orientar, executar, manter e avaliar as atividades relacionadas a TI em suas diversas modalidades, de acordo com as normas e procedimentos em vigor.
  2. Analisar e elaborar pareceres e relatórios técnicos referentes a projetos de sua área.
  3. Coordenar, analisar, avaliar e atuar nos processos de trabalho de sua área, detectando possíveis disfunções e propondo medidas corretivas, bem como sugerir novos métodos, auxiliando em sua implantação.
  4. Esclarecer dúvidas e informar sobre alterações introduzidas em procedimentos, normas e instruções em vigor, para sua área de atuação.
  5. Orientar estagiários em sua área de atuação.
  6. Desenvolver, coordenar, analisar e orientar estudos, pesquisas, projetos e sistemas que visem à melhoria contínua da qualidade, eficiência e eficácia dos processos.
  7. Avaliar o impacto e atuar na melhoria dos processos de sua área junto às áreas clientes e fornecedoras.
  8. Acompanhar práticas de mercado com proposição de soluções aplicáveis aos processos.
  9. Documentar as implementações realizadas.
  10. Apoiar o treinamento de usuários nas novas soluções de TI

2.1.5 Arquiteto – Concurso Correios

  1. Desenvolver, coordenar, projetar, planejar, especificar, implantar, orientar, executar, monitorar, manter e avaliar os processos de arquitetura e urbanismo, inclusive de obras complementares e de reforma de edificações, de acordo com as normas e procedimentos em vigor.
  2. Acompanhar e fiscalizar projetos de arquitetura e urbanismo, quando a realização for executada por terceiros.
  3. Assessorar gestores em assuntos técnicos de sua área.
  4. Realizar, em articulação com o órgão jurídico da Empresa, o exame de questões de ordem legal, perícias e arbitramentos relativos à atividade de arquitetura.
  5. Atuar como responsável legal da Empresa nas atribuições de sua especialidade, sempre que solicitado.
  6. Padronizar, normatizar e regulamentar os processos de sua área de atuação.
  7. Elaborar e monitorar normas e padrões referentes à atividade de arquitetura.
  8. Analisar e elaborar pareceres técnicos e relatórios referentes a projetos de sua área.
  9. Apoiar a execução dos trabalhos de equipe, esclarecendo dúvidas e informando sobre alterações introduzidas em procedimentos, normas e instruções em vigor.
  10. Supervisionar, coordenar, orientar e fiscalizar contratos referentes a obras e serviços de arquitetura, realizados por equipe própria ou terceirizada
  11. Supervisionar e orientar a especificação técnica de obras, materiais, serviços, equipamentos e sistemas;
  12. Realizar vistorias, perícias e avaliações, emitindo pareceres técnicos ou laudos, sobre produtos e serviços, obras e conservações de imóveis contratados pela ECT, inerentes à sua área de atuação;
  13. Pesquisar, avaliar, coordenar e executar experimentações e ensaios, bem como apresentar dificuldades técnicas pertinentes aos assuntos de arquitetura;
  14. Coordenar, orientar e executar as tarefas de padronização, mensuração e controle de qualidade
  15. Coordenar, supervisionar e efetuar a elaboração de desenhos técnicos;
  16. Orientar e estagiários em sua área de atuação;
  17. Desenvolver, coordenar, analisar e orientar estudos, pesquisas, projetos e sistemas que visem à melhoria contínua dos processos;
  18. Avaliar o impacto e atuar na melhoria contínua dos processos de sua área junto às áreas clientes e fornecedoras;
  19. Acompanhar práticas de mercado com proposição de soluções aplicáveis aos processos;
  20. Zelar pela guarda dos materiais, equipamentos e ferramentas utilizados na execução de suas tarefas

2.1.6 Assistente Social

  1. Planejar, desenvolver, coordenar e avaliar ações sócio-educativas, no âmbito da empresa, em questões que impactam no clima organizacional, na responsabilidade social, na qualidade de vida e bem estar dos empregados, e nos processos de trabalho de acordo com as normas e procedimentos em vigor.
  2. Implementar projetos e ações de caráter preventivo e educativo, que priorizem o desenvolvimento social, as relações interpessoais, o empreendedorismo, a empregabilidade, a valorização e o reconhecimento dos empregados.
  3. Elaborar, acompanhar e avaliar projetos de natureza social com vistas a subsidiar a empresa na implementação de suas políticas sociais.
  4. Desenvolver, coordenar, analisar e orientar estudos, pesquisas, projetos e sistemas de natureza social que visem contribuir para a satisfação dos empregados e para a melhoria contínua dos processos de trabalho
  5. Mapear e monitorar as demandas sociais internas subsidiando a elaboração de proposições, bem como a análise da cultura, clima organizacional e formulação do planejamento estratégico da Empresa;
  6. Elaborar e disseminar, interna e externamente, as produções técnicas de natureza social que contribuam para a melhoria das práticas e divulgação das iniciativas da empresa;
  7. Instrumentalizar gestores para o gerenciamento cotidiano de situações sociais assessorando os no desenvolvimento de competências necessárias a um ambiente organizacional favorável à motivação e ao comprometimento das pessoas com a excelência do trabalho;
  8. Realizar atendimentos de natureza social e orientar os empregados e seus familiares, com vistas à análise e avaliação do tipo de assistência requerida e recursos disponíveis, instruindo-os sobre as suas formas de acesso; ao desenvolvimento de suas potencialidades, respeitando os valores morais, éticos e a diversidade; e a manutenção do sigilo profissional;
  9. Participar de equipes multiprofissionais para o trato das questões de natureza social, nos aspectos financeiro, familiar, da dependência química, do absenteísmo, do Clima Organizacional, da Reabilitação Profissional, do relacionamento interpessoal e outros;
  10. Analisar e elaborar pareceres, relatórios técnicos e estudos socioeconômicos, de acordo com as demandas dos empregados e seus dependentes ou das áreas clientes da Empresa;
  11. Elaborar e manter atualizado o cadastro de recursos da comunidade, públicos e privados, bem como divulgar as políticas públicas para viabilizar o acesso dos empregados aos programas oferecidos;
  12. Orientar tecnicamente estagiários em Serviço Social;
  13. Elaborar e manter atualizada as normas, diretrizes e procedimentos de sua área de atuação; Atuar nos diversos segmentos corporativos em que sejam requeridas competências inerentes à formação técnica do profissional de Serviço Social.

2.1.7 Bibliotecário – Concurso Correios

  1. Desenvolver, coordenar, planejar, implantar, orientar, executar, monitorar, manter e avaliar as atividades de biblioteca, de acordo com as normas e procedimentos em vigor.
  2. Coordenar, orientar e desenvolver a catalogação de livros, periódicos, artigos e outros materiais bibliográficos, visando a organização, conservação e atualização do acervo da biblioteca.
  3. Supervisionar, orientar e acompanhar o trabalho de seleção e aquisição de materiais bibliográficos.
  4. Coordenar a elaboração de fichas catalográficas e bibliográficas, de acordo com os padrões técnicos estabelecidos.
  5. Orientar e acompanhar as atividades de restauração, encadernação e recuperação de livros e documentos da biblioteca.
  6. Atender ao público em geral, fornecendo informações sobre o acervo e orientando na busca de materiais bibliográficos.
  7. Participar de programas de incentivo à leitura e ao uso da biblioteca.
  8. Orientar estagiários em sua área de atuação;
  9. Desenvolver, coordenar, analisar e orientar estudos, pesquisas, projetos e sistemas que visem à melhoria contínua dos processos.

2.1.8 Contador

  1. Conhecer e aplicar as regras e leis estabelecidas para as empresas de sociedade anônima (S/A) e da contabilidade pública, conforme legislação vigente.
  2. Desenvolver, coordenar, planejar, implantar, orientar, executar, monitorar, manter e avaliar os processos da área de ciências contábeis, de acordo com as normas e procedimentos em vigor.
  3. Padronizar, normatizar e regulamentar os processos de sua área de atuação.
  4. Assessorar gestores em assuntos de natureza contábil, coordenando, supervisionando e orientando a realização de estudos, emissão de pareceres e realizando aconselhamento de ordem contábil
  5. Analisar e elaborar pareceres técnicos e relatórios referentes a projetos de sua área, incluindo projeções e impacto no negócio;
  6. Apoiar a execução dos trabalhos de equipe, esclarecendo dúvidas e informando sobre alterações introduzidas em procedimentos, normas e instruções em vigor;
  7. Orientar estagiários em sua área de atuação;
  8. Desenvolver, coordenar, analisar e orientar estudos, pesquisas, projetos e sistemas que visem à melhoria contínua dos processos;
  9. Avaliar o impacto e atuar na melhoria dos processos de sua área junto às áreas clientes e fornecedoras;
  10. Acompanhar práticas de mercado com proposição de soluções aplicáveis aos processos.

2.1.9 Economista – Concurso Correios

  1. Desenvolver, coordenar, planejar, implantar, orientar, executar, monitorar, manter e avaliar os processos de natureza econômica, financeira, orçamentária e administrativa da Empresa, de acordo com as normas e procedimentos em vigor.
  2. Assessorar os órgãos da Empresa no planejamento, coordenação e elaboração do plano estratégico, no que concerne aos aspectos econômicos.
  3. Padronizar, normatizar e regulamentar os processos de sua área de atuação.
  4. Analisar e elaborar pareceres técnicos e relatórios referentes a projetos de sua área, incluindo projeções e impacto no negócio.
  5. Apoiar a execução dos trabalhos de equipe, esclarecendo dúvidas e informando sobre alterações introduzidas em procedimentos, normas e instruções em vigor.
  6. Orientar estagiários em sua área de atuação
  7. Desenvolver, coordenar, analisar e orientar estudos, pesquisas, projetos e sistemas que visem à melhoria contínua dos processos;
  8. Avaliar o impacto e atuar na melhoria dos processos de sua área junto às áreas clientes e fornecedoras;
  9. Acompanhar práticas de mercado com proposição de soluções aplicáveis aos processos;
  10. Formular, analisar e implementar estratégias empresariais e concorrenciais;
  11. Produzir e analisar informações estatísticas de natureza econômica e financeira, incluindo contas nacionais e índices de preços;
  12. Realizar análise financeira de investimentos.

2.1.10 Engenheiro – Concurso Correios

  1. Desenvolver, coordenar, planejar, implantar, orientar, executar, monitorar, manter e avaliar os processos da área de engenharia, de acordo com as normas e procedimentos em vigor.
  2. Assessorar gestores em assuntos técnicos da sua área.
  3. Atuar como responsável legal da Empresa nas atribuições de sua especialidade, sempre que solicitado.
  4. Padronizar, normatizar e regulamentar os processos de sua área de atuação.
  5. Analisar e elaborar pareceres técnicos e relatórios referentes a projetos de sua área, incluindo projeções.
  6. Supervisionar, coordenar, orientar e fiscalizar contratos referentes a obras e serviços de engenharia.
  7. Apoiar a execução dos trabalhos de equipe, esclarecendo dúvidas e informando sobre alterações introduzidas em procedimentos, normas e instruções em vigor.
  8. Supervisionar e orientar a especificação técnica de obras, materiais, serviços, equipamentos e sistemas;
  9. Supervisionar e orientar a instalação, a operação, a montagem e o acompanhamento da manutenção de sistemas, máquinas e equipamentos realizados por equipe própria ou terceirizada;
  10. Realizar vistorias, perícias e avaliações, emitindo pareceres técnicos ou laudos, sobre produtos e serviços, obras e conservações de imóveis contratados pela ECT, inerentes à sua área de atuação;
  11. Pesquisar, avaliar, coordenar e executar experimentações e ensaios, bem como apresentar as dificuldades técnicas pertinentes aos assuntos de engenharia;
  12. Coordenar, orientar e executar as tarefas de padronização, mensuração e controle de qualidade;
  13. Supervisionar, orientar e estabelecer padrões técnicos alusivos à manutenção, distribuição, instalação e controle de funcionamento e utilização dos equipamentos de telecomunicações;
  14. Coordenar, supervisionar e efetuar a elaboração de desenhos técnicos;
  15. Orientar estagiários em sua área de atuação;
  16. Desenvolver, coordenar, analisar, fiscalizar e orientar estudos, pesquisas, projetos e sistemas que visem à melhoria contínua dos processos;
  17. Avaliar o impacto e atuar na melhoria contínua dos processos de sua área junto às áreas clientes e fornecedoras;
  18. Acompanhar práticas de mercado com proposição de soluções aplicáveis aos processos;
  19. Zelar pela guarda dos materiais, equipamentos e ferramentas utilizados na execução de suas tarefas.

2.1.11 Estatístico

  1. Desenvolver, coordenar, planejar, implantar, orientar, executar, monitorar, manter e avaliar os processos no campo da estatística, de acordo com as normas e procedimentos em vigor.
  2. Assessorar gestores em assuntos da área de estatística.
  3. Propor métodos e normas para trabalhos estatísticos e prestar assistência quanto a sua utilização.
  4. Planejar, coordenar, orientar, realizar estudos, experimentos e pesquisas que requeiram análise e interpretação de trabalhos estatísticos.
  5. Coordenar, supervisionar e orientar a elaboração de boletins contendo dados, gráficos, índices estatísticos e comentários relativos às diversas atividades da Empresa.
  6. Integrar equipes multifuncionais no desenvolvimento de projetos e atividades que requeiram a aplicação dos conhecimentos de sua área de atuação.
  7. Analisar e elaborar pareceres técnicos e relatórios referentes a projetos de sua área, incluindo projeções e impacto no negócio.
  8. Orientar estagiários em sua área de atuação
  9. Efetuar levantamento e análise de informações estatísticas;
  10. Efetuar perícias em matéria de estatística e assinar respectivos laudos.

2.1.12 Museólogo – Concurso Correios

  1. Desenvolver, coordenar, planejar, implantar, orientar, executar, monitorar, manter e avaliar as atividades concernentes ao funcionamento dos museus, de acordo com as normas e procedimentos em vigor.
  2. Prestar serviços de consultoria e assessoria na área de museologia.
  3. Coordenar e orientar o tombamento de bens culturais e o seu registro em instrumentos de controle específicos.
  4. Supervisionar e orientar a coleta, conservação, preservação e divulgação do acervo museológico.
  5. Planejar e executar serviços de identificação, classificação e cadastramento de bens culturais.
  6. Promover estudos e pesquisas sobre acervos museológicos.
  7. Coordenar, supervisionar e orientar a definição do espaço museológico adequado à apresentação e guarda das coleções
  8. Coordenar e realizar perícias destinadas a apurar o valor histórico, artístico ou científico de bens museológicos, bem como sua autenticidade;
  9. Supervisionar e organizar a realização de seminários, palestras, concursos, exposições de âmbito nacional ou internacional, e de outras atividades de caráter museológico.

2.1.13 Outros Profissionais de Nível Superior

  1. Desenvolver, coordenar, planejar, implantar, orientar, executar, monitorar, manter e avaliar os processos de sua área de atuação, de acordo com as normas e procedimentos em vigor.
  2. Assessorar gestores em assuntos técnicos referentes à sua área de atuação.
  3. Padronizar, normatizar e regulamentar os processos de sua área de atuação.
  4. Analisar e elaborar pareceres técnicos e relatórios referentes a projetos de sua área, incluindo projeções e impacto no negócio.
  5. Apoiar a execução dos trabalhos de equipe, esclarecendo dúvidas e informando sobre alterações introduzidas em procedimentos, normas e instruções em vigor
  6. Orientar estagiários em sua área de atuação;
  7. Desenvolver, coordenar, analisar e orientar estudos, pesquisas, projetos e sistemas que visem à melhoria contínua dos processos;
  8. Avaliar o impacto e atuar na melhoria dos processos de sua área junto às áreas clientes e fornecedoras;
  9. Acompanhar práticas de mercado com proposição de soluções aplicáveis aos processos;
  10. Traduzir e revisar textos literários, técnicos ou científicos, consultando dicionário e outras fontes de informação, possibilitando leitura e entendimento pelos usuários.
  11. Participar de seminários, reuniões e outros eventos em que o conhecimento de idiomas estrangeiros se faça necessário, atuando na condição de intérprete.

2.1.14 Pedagogo – Concurso Correios

  1. Desenvolver, coordenar, implantar, orientar, executar, acompanhar e avaliar as atividades de planejamento didático-pedagógicos, de acordo com as normas e procedimentos em vigor.
  2. Participar do levantamento e análise relativos às necessidades de capacitação.
  3. Atuar na elaboração e acompanhamento do planejamento anual de educação.
  4. Planejar, coordenar, supervisionar e executar trabalhos relacionados com a programação e a execução de atividade de capacitação com base nos levantamentos de necessidades, objetivando a consecução dos objetivos propostos.
  5. Coordenar e executar a elaboração de currículos de cursos, de acordo com as necessidades levantadas e mantê-los atualizados com relação às atividades da empresa
  6. Participar da seleção de métodos e materiais adequados às atividades de educação coorporativa;
  7. Planejar, coordenar, supervisionar e executar os trabalhos relacionados com a avaliação das ações de educação em todas as suas fases;
  8. Elaborar relatórios de atividades de educação e emitir parecer sobre assuntos didático-pedagógicos;
  9. Proceder à análise e acompanhamento das metas e dos indicadores da área de educação em âmbito nacional;
  10. Prestar assistência técnica ao pessoal docente na elaboração do planejamento de ensino e dos processos de avaliação;
  11. Coordenar e executar estudos e pesquisas que visem a melhoria do processo ensino-aprendizagem, para maior eficácia das atividades de educação corporativa;
  12. Coordenar e participar da seleção de pessoal para o exercício de atividades relacionadas à área de educação na empresa;
  13. Orientar estagiários em sua área de atuação;
  14. Apoiar a execução dos trabalhos de equipe, esclarecendo dúvidas e informando sobre alterações introduzidas em procedimentos, normas e instruções em vigor.

2.1.15 Psicólogo

  1. Desenvolver, coordenar, implantar, orientar, executar, monitorar, manter e avaliar as atividades no campo da psicologia, de acordo com as normas e procedimentos em vigor.
  2. Coordenar, supervisionar e orientar os programas de recrutamento da Empresa.
  3. Assessorar os gestores em assuntos de sua especialidade.
  4. Analisar causas de desajustamento funcional de empregados e prestar orientação.
  5. Pesquisar o comportamento humano na Empresa e suas motivações, objetivando a solução de problemas organizacionais
  6. Coordenar, supervisionar e orientar processos seletivos, utilizando métodos e técnicas psicológicas, objetivando a admissão, a reclassificação e a capacitação de pessoal;
  7. Coordenar, supervisionar e desenvolver projetos de análise profissiográfica;
  8. Orientar estagiários em sua área de atuação;
  9. Apoiar a execução dos trabalhos de equipe, esclarecendo dúvidas e informando sobre alterações introduzidas em procedimentos, normas e instruções em vigor.

2.1.16 Técnico em Comunicação Social – Concurso Correios

  1. Coordenar a elaboração do plano anual de comunicação da empresa.
  2. Coordenar as ações de promoção, propaganda e publicidade com foco mercadológico e institucional, acompanhando as fases de planejamento e execução dessas ações junto às áreas clientes e as agências de publicidade.
  3. Receber e analisar propostas de veículos de comunicação e planejamentos de mídia elaborados pelas agências de propaganda e publicidade.
  4. Coordenar e checar todas as veiculações na mídia da publicidade mercadológica, institucional e legal da empresa.
  5. Supervisionar e controlar o processo de produção e distribuição de peças publicitárias impressas e eletrônicas em âmbito nacional.
  6. Acompanhar a execução dos contratos de publicidade e propaganda;
  7. Avaliar o desempenho técnico e qualitativo das agências de publicidade e propaganda;
  8. Gerenciar e acompanhar a utilização das marcas da empresa e de seus produtos e serviços de acordo com as normas internas e orientações do Governo Federal;
  9. Orientar estagiários em sua área de atuação;
  10. Desenvolver, coordenar, planejar, implantar, orientar, executar, monitorar, manter e avaliar as atividades de relações públicas na Empresa, de acordo com as normas e procedimentos em vigor
  11. Participar dos contatos diretos com a imprensa, representando a Empresa;
  12. Executar e supervisionar os trabalhos de redação, revisão, diagramação e arte-final das publicações internas, bem como a sua edição e distribuição ao público interno;
  13. Supervisionar, executar ou orientar os trabalhos de produção de material audiovisual institucional;
  14. Coordenar a elaboração de planos e normas referentes à atividade de relações públicas;
  15. Assessorar as áreas da empresa em assuntos que influam na posição da Empresa perante a opinião pública;
  16. Colaborar o desenvolvimento de programas de relações públicas; bem como a execução de pesquisas de opinião, de imagem e de clima organizacional;
  17. Coordenar a promoção de solenidades e serviços de recepção e acompanhamento de autoridades e visitantes, prestando-lhes a assistência devida;
  18. Participar de campanhas educativas e promocionais;
  19. Estabelecer programas de relacionamento com a imprensa em geral, inclusive sugerindo políticas de Relações Públicas, de propaganda institucional e de apoio ao Marketing;
  20. Desenvolver, coordenar, planejar, implantar, orientar, executar, monitorar, manter e avaliar as atividades de jornalismo na Empresa, de acordo com as normas e procedimentos em vigor;
  21. Supervisionar a captação e a divulgação de notícias destinadas ao público interno e aos meios de comunicação de massa;
  22. Coordenar e orientar os órgãos da Empresa na divulgação de matérias jornalísticas;
  23. Participar dos contatos diretos com a imprensa, representando a Empresa;
  24. Pesquisar e selecionar as matérias jornalísticas de interesse da Empresa para acompanhamento e avaliação da opinião pública;
  25. Executar e supervisionar os trabalhos de redação, revisão, diagramação e arte-final das publicações, bem como a sua edição e distribuição ao público;
  26. Assessorar as áreas da empresa quanto à forma de divulgação na mídia dos assuntos desta;
  27. Redigir e corrigir textos jornalísticos, notícias, comunicados, respostas, artigos, reportagens para publicações internas e para a imprensa em geral, relativamente às atividades da Empresa;
  28. Coordenar, supervisionar e selecionar textos e ilustrações, condensar, titular e realizar diagramação de matérias a serem publicadas.

As atribuições dos cargos de nível médio que serão ofertados no concurso Correios podem ser conferidos no Plano de Cargos.

Resumo do concurso Correios

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Torgan Magalhães

Torgan Magalhães

Jornalista do Direção Concursos. Estudante do Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.

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