PUBLICIDADE
Larissa Lustoza • 17/02/2021
Uma deputada do Paraná enviou ao governador pedido para que sejam reconhecidos os direitos do Agente Penitenciário do Paraná (concurso Depen PR), entre eles, o direito de serem promovidos.
Segundo deputada Luciana Rafagnin, há cerca de mil servidores que podem ser promovidos para a próxima classe, mas são impedidos por conta que o estado não cria vagas necessárias.
Além disso, sem a realização de um concurso Depen PR, profissionais estão estão sobrecarregados e estacionados na carreira.
A diretora executiva do Sindicato dos Policiais Penais do Paraná (Sindarspen), Vanderléia Leite, reforçou a necessidade de abrir vagas para promoções.
“Basta a vontade política do governador em, por meio de um decreto simples, criar as vagas necessárias, de forma a abrigar na classe intermediária os profissionais que alcançaram o direito de progredir desde 2018”, afirmou.
Um concurso Depen PR não é realizado há oito anos, quando último edital foi divulgado em 2013. Das 4.131 vagas na carreira de agente penitenciário, atualmente, apenas 2.800 estão ocupadas.
Em 2019, o governador Carlos Ratinho Júnior havia anunciado mais de 1,2 mil vagas para o cargo de Agente Penitenciário, mas não houve nenhuma movimentação.
Com a última seleção ocorrida em 2013, o concurso Depen PR não tem mais concurso vigente e, portanto, só poderá prover seus cargos através de um novo certame.
Foram ofertadas, à época, 423 vagas para provimento imediato e o concurso foi regido e organizado pela banca Cops/UEL.
As vagas no concurso Depen PR era para aqueles que possuíssem o ensino médio completo. Salário inicial era de mais de R$ 3,5 mil e a taxa de inscrição era de R$ 100.
O concurso para Agente Penitenciário do Paraná compreendeu seis etapas distintas, sendo:
Todas as etapas, à exceção da prova objetiva, tiveram apenas caráter eliminatório.
A prova objetiva teve pontuação máxima de 10 pontos, com 50 questões disponibilizadas conforme o quadro abaixo.
Cada questão valia 0,2 pontos, o qual deveria ser multiplicado por pesos que iam de 0,5 até 1,5.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.