Adriele Silva • 11/10/2023
O Concurso DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) já tem banca definida! De acordo com o projeto básico divulgado pela instituição, a , Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi a escolhida para organizar o certame, que oferta, por sua vez, 100 vagas distribuídas entre Analista Administrativo e Analista em Infraestrutura de Transporte.
Confira a divisão dos cargos segundo o novo documento:
Ainda considerando o termo de referência, a estimativa do valor gasto para contratação é de R$ 2.028.000,00 (dois milhões vinte e oito mil reais), sendo que os gastos podem chegar a e R$ 2.364.000,00 (dois milhões trezentos e sessenta e quatro mil reais), caso haja 16.000 inscritos no concurso.
A seguir, confira os detalhes do PB, como estrutura das provas, cotas e cronograma!
De acordo com o projeto básico obtido pelo Direção, o Concurso DNIT contará com três etapas: objetiva, discursiva e análise de títulos. A primeira fase, a objetiva, será centrada em questões de conhecimentos gerais e específicos e contará com a seguinte composição:
a) conhecimentos básicos, nas disciplinas previstas no edital de abertura de inscrições do concurso; e
b) conhecimentos específicos, nas disciplinas previstas no edital de abertura de inscrições do concurso, aderentes ao cargo a que o candidato estiver concorrendo.
Para além, o arquivo revela que a FGV tem a opção de elaborar uma prova objetiva única para cada cargo, considerando aqui o bloco de conhecimentos gerais.
Com relação aos conhecimentos específicos, entretanto, o contrato prevê a elaboração de provas diferentes para cada especialidade.
A prova discursiva, próxima etapa do concurso, será centrada em conhecimentos específicos e contará com a seguinte composição:
a) uma ou mais questões sobre temas relacionados com as disciplinas previstas no edital de abertura de inscrições do concurso; e
b) uma redação de peça de natureza técnica sobre tema relacionado com as disciplinas de conhecimentos específicos previstas no edital de abertura de inscrições do concurso.
Por fim, a avaliação de títulos será classificatória e faz referência a atribuição de pontos de acordo com as especializações dos candidatos, como os títulos de mestrado e doutorado, por exemplo.
Lembrando que, além das fases expostas, o Concurso DNIT conta com o curso de formação, com duração mínima de cento e vinte horas.
O certame em questão prevê a adoção de cotas para pessoas negras e com deficiência, conforme é evidenciado nos tópicos que seguem:
O cronograma preliminar do concurso DNIT, apesar de ainda não ser datado, oferece uma previsão dos dias por meio dos prazos pré-estabelecidos para cada uma das atividades.
Após a assinatura do contrato, por exemplo, considera-se o prazo de 30 dias para a publicação do edital. As inscrições, por sua vez, devem ser feitas entre 37 a 86 dias contados a partir da data de assinatura do documento. E assim por diante.
Clique aqui e confira o cronograma completo!
Organizado em 2012 pela Esaf, o último concurso DNIT ofertou 1.200 vagas de níveis médio e superior de formação para os cargos de analista em infraestrutura, analista administrativo e técnico de suporte.
Veja as disciplinas cobradas na época:
Analista em Infraestrutura de Transportes
Analista Administrativo
Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes
Técnico Administrativo/Área Administrativa
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Adriele Silva
Formada em jornalismo pela Unesp Bauru (SP) e mestre em jornalismo pela UEPG (PR).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.