Juliane Freitas • 13/12/2022
A banca organizadora do concurso DPE PA (Defensoria Pública do Pará) foi definida e, portanto, a publicação do edital é iminente!
De acordo com o Defensor Público Geral do Estado do Pará, João Paulo Lédo, a empresa responsável pela realização do certame será a Legalle Concursos, que tem até 30 dias para publicar o edital, ou seja, até 12 de janeiro de 2023.
A expectativa é que o certame oferte 29 vagas de nível superior, além de oportunidades para formação de cadastro reserva.
Veja:
Acompanhe mais informações a respeito do concurso DPE PA:
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
Em abril de 2022, o regulamento do concurso DPE PA foi publicado, constando detalhes do novo edital. De acordo com o documento, as vagas serão distribuídas da seguinte forma:
O regulamento também apresenta as cidades de lotação dos aprovados. São elas:
Ainda segundo o regulamento do concurso, os candidatos serão avaliados através da realização das seguintes etapas:
As provas objetivas e discursivas serão realizadas no turno da tarde nas seguintes cidades: Belém, Marabá, Santarém e Altamira. Ao todo, esta etapa terá duração de 5 horas.
Ao todo, a prova objetiva valerá 60 pontos, enquanto que a prova discursiva terá valor total de 40 pontos.
Para a prova discursiva do concurso DPE PA, a banca levará em conta a correção da linguagem e clareza na exposição das ideias.
A prova objetiva terá, ao todo, 60 questões de múltipla escolha. Serão 5 alternativas (A, B, C, D e E) e apenas uma única reposta correta. Serão 20 questões de conhecimentos gerais e 40 questões de conhecimentos específicos.
Cada questão valerá 1 ponto e a prova valerá, ao todo, 60 pontos. Será considerado aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 30 pontos.
A prova discursiva, por sua vez, consistirá da elaboração de texto dissertativo ou argumentativo, com extensão mínima de 20 linhas e máxima de 60 linhas.
Esta etapa terá como objetivo avaliar os conhecimentos gerais e os conhecimentos específi cos, pertinentes a cada cargo, constantes do conteúdo programático e, ainda, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.
Esta fase terá como objetivo verificar e avaliar a experiência e a formação acadêmica e profissional do candidato. Ela não terá caráter eliminatório.
A fase de títulos valerá, ao todo, 5 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados seja superior a esse valor.
Clique aqui para acessar detalhes do regulamento do concurso DPE PA!
Veja os requisitos necessários que serão exigidos pelo certame:
I – Possuir diploma de nível superior na respectiva área de especialidade dos cargos ofertados, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação;
II – Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do artigo 12, §1º, da Constituição Federal;
III – Possuir inscrição nos quadros do respectivo Conselho de Classe da especialidade da vaga ofertada, quando existente;
IV – Estar quite com o serviço militar, quando cabível;
V – Estar no gozo dos direitos políticos;
VI – Gozar de saúde física e mental compatíveis com e exercício da especialidade da vaga ofertada;
VII – Ter boa conduta social, idoneidade moral e não registrar condenações de natureza criminal ou cível de modo irrecorrível que sejam incompatíveis com o exercício das funções;
VIII – Não possuir condenação irrecorrível em órgão de classe, em relação ao exercício profi ssional, incompatível com o exercício da especialidade da vaga ofertada;
IX – Não possuir condenação administrativa, ou condenação em ação judicial de improbidade administrativa, irrecorríveis e incompatíveis com o exercício das funções da especialidade da vaga ofertada;
X – Efetuará o pagamento do valor da inscrição fi xado no Edital de Abertura de Inscrições, nos prazos neste estabelecidos, salvo exceção prevista nos capítulos VII e VIII.
XI – Seu estado civil;
XII – Seu domicílio nos últimos 5 (cinco) anos;
XIII – Não ter sofrido penalidade irrecorrível, nem praticado atos desabonadores de sua conduta no exercício de cargo público ou de atividade pública ou privada;
XIV – Que tem conhecimento das prescrições deste Regulamento e do Edital de Abertura do Concurso, obrigando-se a respeitá-las.
A remuneração atual, segundo dados do órgão, varia entre:
O último edital foi publicado em 2007 sob a organização da FADESP. Foram ofertadas 307 vagas no total para cargos de formação em nível fundamental, médio e superior.
Os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório, e prova de títulos para candidatos de nível superior, de caráter unicamente classificatório.
Foi exigido conhecimento dentro das seguintes disciplinas:
Está sem tempo para perder? Receba as principais notícias do mundo dos concursos no seu celular. Clique aqui e faça parte do nosso canal no telegram!
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.