Ricardo Loiola • 03/07/2023
Para quem almeja concurso educação como carreira, o Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional um projeto de alteração na Lei Orçamentária Anual (LOA), que poderá permitir a realização de novos certames para professores e técnico-administrativos, na educação federal.
O projeto foi assinado no Palácio do Planalto, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na última semana, em evento que contou com a presença da ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck.
“Com remanejamento orçamentário, ou seja, sem aumento das despesas já previstas, conseguimos ampliar esse quantitativo em cinco mil vagas. Ainda não é o ideal e continuaremos trabalhando para suprir o déficit de pessoal nas instituições federais de ensino para promover a melhoria da educação no país”, explicou a ministra.
A proposta ainda será analisada pelo Congresso Nacional
O ajuste orçamentário foi inserido no Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN 12/2023) e, para isso, o governo busca ampliar o quantitativo de vagas do Banco de Professor-Equivalente (BPEq) e Quadro de Referência dos Cargos de Técnico-Administrativos em Educação (QRSTAE) das instituições federais de ensino.
Se aprovado pelo Congresso, o banco passará a contar com 15.773 cargos, dos 33.829, considerado ideal para atender as Instituições Federais de Ensino. Atualmente, o MEC conta com o quantitativo aprovado na LOA de 10.773 vagas.
Vale ressaltar que a última ampliação do BPEq e QRSTAE foi realizada em 2018 e sofreu uma redução de 65% do total solicitado, o que intensificou a demanda reprimida já existente. Desde então, não foram autorizadas novas ampliações.
O concurso MEC (Ministério da Educação) está autorizado para ofertar 220 vagas para Técnico em Assuntos Educacionais. O cargo exige nível superior de formação.
Incluído no pacote de 4.436 vagas autorizadas pelo governo federal para 2023, a portaria que oficializa sua realização foi publicada no último dia 16 de junho.
É importante destacar que, a partir da autorização, o edital de abertura deve ser publicado em até seis meses, de acordo com a legislação vigente. Além disso, o prazo mínimo entre o edital e a realização das provas é de dois meses.
Organizado pelo antigo Cespe (hoje, Cebraspe), o concurso público mais recente para efetivos do MEC ocorreu em 2009. Na ocasião, o certame foi destinado ao provimento de 265 vagas para o cargo de Agente Administrativo.
Os candidatos ingressaram no órgão, à época, com salário inicial de R$ 1.901,47. Foram exigidos conhecimentos nas seguintes áreas:
De lá pra cara, o órgão realizou diversos processos seletivos temporários, como o edital de 2011 (também organizado pelo Cespe) que foi destinado ao provimento de 164 vagas de nível superior. O salário inicial do aprovado nesta seleção foi de R$ 8.300,00.
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.