Karina Glória • 26/04/2023
Atenção, concurseiros: o próximo concurso EPPGG (Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental) deve ser realizado em 2023.
O anúncio foi feito pelo Secretário de Gestão e Inovação, Roberto Pojo, no último dia 20 de abril. Confira mais detalhes aqui!
Como já se sabe, a ministra Esther Dweck já previu autorizações para diversos certames federais, que serão realizadas em três blocos.
No caso do concurso EEPPG, a autorização deve ser realizada no segundo ou terceiro bloco de autorizações. Vale lembrar que a primeira leva autorizou a seleção para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Saiba mais aqui!
O Decreto nº 5.176/2004 regulamenta a carreira de EPPGG, que trata da Administração Pública Federal. Logo, é um cargo público do Poder Executivo Federal.
As funções são das mais variadas, mas basicamente, o ocupante do cargo fará a gestão de atividades relativas à formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Confira aqui a Lei 7.834 de 12 de agosto de 1989.
A ANESP explica “na prática” quais são as funções desses profissionais: “São os servidores responsáveis por assessorar, dirigir, coordenar, planejar e gerenciar atividades de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, em diferentes graus de complexidade, responsabilidade e autonomia”, definem neste endereço eletrônico.
Perceba que a remuneração de um ocupante da carreira de EPPGG é bem atrativa. O vencimento básico parte dos R$ 19.197,06 e chega aos R$ 27.369,67, ao fim da carreira.
De acordo com a lei que criou a carreira, a carreira possui 1.760 cargos e a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, informou que metade estão vagos.
De acordo com a associação, o número de aposentadorias previstas para os próximos anos pode aumentar ainda mais o quantitativo de vacâncias.
O mais recente edital do concurso EPPGG foi realizado no ano de 2013, sob organização da extinta ESAF, banca organizadora.
À época foram destinadas 150 vagas para o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.
Entretanto, o certame foi anulado por decisão do TCU, que alegou diversas irregularidades durante o processo da seleção.
Vale lembrar que concorrer a uma das oportunidades, é exigido como requisito de escolaridade o nível superior em qualquer área.
Segundo o edital, as avaliações foram estipuladas da seguinte forma:
Abaixo, alguns detalhes da prova discursiva:
Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!
Karina Glória
Graduada em Jornalismo e pós graduanda em Assessoria de Comunicação e Jornalismo Empresarial pela Universidade Estácio de Sá. Já atuou nas áreas de Assessoria de Comunicação, produção de rádio e redação de portais de notícias.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.