Maria Eduarda Prado • 25/04/2023
O anúncio de um novo concurso Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) deve ser feito durante o Acampamento de Terra Livre, em Brasília, até o dia 28 de abril.
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve autorizar cerca de 500 vagas, com realização de provas ainda em 2023.
O evento, que tem como objetivo promover uma série de mudanças para essa população, irá reunir lideranças indígenas de todo o país.
Mas antes de prosseguir neste texto, confira um SUPER desconto para você garantir a assinatura vitalícia do Direção Concursos:
De acordo com o jornal, um relatório feito pelo Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos) e pela INA (Indigenistas Associados – Associação de Servidores da Funai), em 2022, concluiu que foram implantadas no órgão medidas anti-indianistas que promoviam a não demarcação de territórios, esvaziamento de quadros de servidores, militarização de cargos estratégicos e perseguições aos servidores e lideranças indígenas.
O anúncio fará parte de um “pacote” de autorizações de concursos do Poder Executivo Federal. Até o meio do ano, cerca de 8 mil vagas devem ser autorizadas, entre nomeações e novos concursados. Leia mais aqui.
O último concurso Funai ocorreu em 2015 e foram ofertadas 220 oportunidades para os seguintes cargos:
No momento, de acordo com dados do próprio governo federal, a Funai registra 2.373 cargos vagos. São, ao todo, 3.701 cargos existentes e, desse total, somente 2.204 estão ocupados.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!
Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.