Juliane Freitas • 15/02/2023
A realização de um novo concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é aguardada com expectativa e a ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, falou sobre a necessidade de recomposição do quadro de servidores.
Ao ser questionada pela Folha sobre quais seriam as contratações mais urgentes e quais concursos poderiam ser autorizados mais rapidamente, a ministra explicou que o foco, no momento, é o reajuste salarial dos servidores federais.
Entretanto, Dweck destacou que existem muitos servidores em abono de permanência, ou seja, que já possuem os requisitos para se aposentar e poderão deixar seus cargos vagos a qualquer momento.
É o caso do IBGE e Banco Central, com cerca de 30% do quadro de servidores em abono de permanência. Esse é um indicativo de que um novo concurso IBGE para servidores poderá ser autorizado em breve.
“Desde que eu estava aqui [no governo Dilma Rousseff], eu já acompanhava áreas que tinham muita gente em abono de permanência, com risco de aposentadoria, e a reforma da Previdência em 2019 acelerou. Áreas que já estavam com risco muito grande, com 30% da folha podiam se aposentar. [Como] IBGE e Banco Central, mas tem outras também”, disse Esther Dweck.
Vale lembrar que, no final de 2022, o Direção Concursos entrou em contato com o IBGE e a autarquia confirmou que grande parte dos servidores ativos estão com idade elevada e já podem pleitear a aposentadoria, o que aumenta a necessidade de realização de concurso público.
Além disso, foi realizado um novo pedido de certame, em novembro de 2022, entretanto, ainda não foram obtidas respostas sobre a autorização do certame. Veja mais detalhes aqui!
CONFIRA TODOS OS NOSSOS CURSOS!
Em abril de 2022, um pedido de novo edital para provimento de 2.503 vagas efetivas foi realizado. Na justificativa por novo concurso, a diretora-executiva do IBGE, Marise Maria Ferreira, ressaltou que o órgão vem sofrendo “progressiva redução no quadro de servidores”.
Caso o pedido fosse acatado pelo governo federal, o documento apresentou um possível cronograma das etapas do certame, sendo:
A seleção mais recente para servidores aconteceu em 2016 e ofertou 140 vagas para os cargos de Analista e Tecnologista, em diversas áreas de especialidade. Além disso, também foram ofertadas 460 vagas para o cargo de Técnico.
Na época, as remunerações variaram entre R$ 3.098,85 para técnicos, e R$ 8.734,88 para analistas.
Veja como foi a estrutura das peovas:
Técnico
Analista e Tecnologista
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.