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Edital IFMT publicado: 12 vagas para TAE; inicial de até R$4,5 mil!

Edital IFMT publicado: 12 vagas para TAE; inicial de até R$4,5 mil!

Foi publicado nesta segunda-feira (5/8), o edital IFMT (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso)! São ofertadas 12 vagas de níveis médio/técnico e superior para Técnico-Administrativo em Educação, em diversas especialidades. O salário inicial é de até R$ 4.556,92.

Em síntese, as principais informações são:

  • Banca: comissão própria
  • Vagas: 12
  • Cargo: Técnico-Administrativo em Educação (especialidades)
  • Escolaridade: níveis médio/técnico e superior
  • Salários iniciais: até R$ 4.556,92
  • Inscrições: 13/8 a 9/9
  • Taxa de inscrição:
    • Nível médio/técnico: R$ 140,00
    • Nível superior: R$ 160,00
  • Provas: 17/11
  • Edital

Confira, a seguir, mais detalhes desta oportunidade!

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Vagas e cargos do edital IFMT

O edital IFMT oferta 12 vagas imediatas para Técnico-Administrativo em Educação, em diversas especialidades. Confira, abaixo, a distribuição das vagas:

Nível médio

  • Assistente de Alunos: 3 vagas;
  • Assistente em Administração: 4 vagas

Nível médio/técnico

  • Técnico em Tecnologia da Informação: 3 vagas;
  • Técnico de Laboratório/Área: Mecânica: 1 vaga.

Nível superior

  • Pedagogo: 1 vaga.

Requisitos do edital IFMT

Os candidatos do edital IFMT devem se atentar aos requisitos dos cargos, são eles:

  • Assistente de Alunos:
    • Diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio, devidamente registrado e fornecido por instituição de ensino, reconhecida pelo Ministério da Educação.
  • Assistente em Administração:
    • Diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio, devidamente registrado e fornecido por instituição de ensino, reconhecida pelo Ministério da Educação.
  • Técnico em Tecnologia da Informação:
    • Certificado de conclusão do Ensino Médio Profissionalizante na Área ou médio completo + curso técnico em eletrônica com ênfase em sistemas computacionais ou Ensino Médio completo + Curso Técnico na área de Informática, devidamente registrado e fornecido por instituição de ensino, reconhecida pelo Ministério da Educação.
  • Técnico de Laboratório/Área: Mecânica:
    • Médio Profissionalizante na Área OU Médio Completo + Curso Técnico em Manutenção de Aeronaves OU Mecânica de Avião + registro na ANAC OU Médio Completo + Curso Técnico em Eletromecânica OU Técnico em Mecatrônica OU Técnico em Manutenção de Aeronáutica OU Formação completa de Nível Médio Profissionalizante na área de Mecânica, realizado em Instituição reconhecida pelo Ministério da Educação OU Ensino Médio completo mais Curso Técnico na área de Mecânica, realizados em Instituição(ões) reconhecida(s) pelo Ministério da Educação.
  • Pedagogo:
    • Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em Pedagogia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Salários do edital IFMT

Os aprovados no edital IFMT farão jus aos salários iniciais seguintes:

  • Assistente de Alunos: R$ 2.120,13
  • Assistente em Administração: R$ 2.667,19
  • Técnico em Tecnologia da Informação: R$ 2.667,19
  • Técnico de Laboratório/Área: Mecânica: R$ 2.667,19
  • Pedagogo: R$ 4.556,92

Além disso, os aprovados também receberão auxílio alimentação no valor de R$ 1.000,00.

A carga horária trabalhada é de 40 horas semananais.

Inscrições do edital IFMT

Os interessados no edital IFMT poderão realizar as inscrições no site da IFMT, no período entre 13 de agosto e 9 de setembro de 2024. Para homologar a candidatura é necessário realizar o pagamento da taxa, que possui os valores seguintes:

  • Nível médio/técnico: R$ 140,00;
  • Nível superior: R$ 160,00.

Vale lembrar que o pagamento da taxa de participação deve ser feito até o dia 10 de setembro de 2024.

Etapas e provas do edital IFMT

Os candidatos do edital IFMT serão avaliados por meio de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, compostas por 50 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma:

  • Língua Portuguesa: 10 questões;
  • Conhecimentos Gerais e transversais: 10 questões;
  • Conhecimentos Gerais do Estado de Mato Grosso: 10 questões; e
  • Conhecimentos Específicos: 20 questões.

As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 17 de novembro de 2024, nas cidades de Cuiabá e Confresa (MT). As avaliações terão duração de 4 (quatro) horas, com início às 14h e término às 18h.

Conteúdo programático do edital IFMT

O conteúdo programático do edital IFMT será o seguinte:

CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

  1. Língua Portuguesa –
    Leitura, compreensão e interpretação de diferentes gêneros discursivos. 2. Condições de produção, estrutura composicional e função social de diferentes gêneros discursivos. Sequências textuais do narrar, do argumentar, do descrever e do instruir. 4. Linguagem verbal e não verbal. Variações linguísticas de caráter regional, social, estilístico e histórico. Adequação dos níveis de linguagem às situações de uso na oralidade e na escrita. 6. Funções da linguagem. 7. Aspectos linguísticos na construção do texto. 8. Morfologia: formação, classificação e flexão de palavras. 9. Colocação pronominal. 10. Sintaxe: frase, oração, períodos simples e compostos por coordenação e subordinação, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal. 11. Semântica e efeitos de sentido: denotação, conotação, polissemia, sinonímia, antonímia e figuras de linguagem. 12. Textualidade: coesão, coerência,
    argumentação e intertextualidade. 13. Ortografia Oficial. Registros da escrita: pontuação e acentuação tônica e gráfica. 14. A redação oficial: tipos e normas de composição.
    2.Conhecimentos Gerais e transversais
  2. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988: Das disposições constitucionais aplicadas aos servidores públicos (artigos 37 ao 41). 2. Regime Jurídico dos Servidores Civis da União (Lei 8.112/1990 com as devidas atualizações). 3.Lei 11.892/2008 com as devidas atualizações e suas alterações. 4. Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (Lei 11.091/2005 e suas alterações). 5. Comunicação interpessoal: 5.1 Barreiras de comunicação; 5.2. Comunicação formal e informal; 6. Comportamento nas Organizações: 6.1. Comportamento humano; 6.2. Trabalho em grupo/equipe; 6.3. Conflitos; 6.4. Resolução de problemas com base em dados; 6.5. Diversidade nas organizações, inclusão e direitos humanos; 6.6. Mentalidade digital nas organizações. 7. Ethos público e o compromisso com o interesse público: 7.1. Noções gerais de interesse público, cidadania, equidade social e democracia; 7.2. Proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos (Lei n.º 13.460/2017); 7.3. Foco nos resultados para os cidadãos; 7.4. Relações étnicos-raciais (Lei n. 7.716/1989 e suas alterações; Lei n. 12.288/2010 e suas alterações); 7.5. Ética na Administração Pública (Decreto 1.171/1994 com as devidas atualizações e Resolução CONSUP IFMT 91, de 15 de dezembro de 2014). 7.6. Dos Crimes contra a Administração Pública (artigos 312 ao 327 do Código Penal). 7.7. Improbidade Administrativa (Lei 8.429/1992 com as devidas atualizações). 8. Lei 8.027/1990 – Dispõe sobre normas de conduta dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas, e dá outras providências (com as devidas atualizações).
  3. Conhecimentos Gerais do Estado de Mato Grosso
  4. Aspectos Humanos e Sociais de Mato Grosso: 1.1 Formação étnica, população absoluta, densidade demográfica, fluxos migratórios, planos e projetos de colonização público e privados, indicadores sociais, rede e hierarquia urbana, política e diversidade cultural. 2. Aspectos Naturais de Mato Grosso: 2.1 Classificação geomorfológica, estrutura geológica, solos, hidrografia e bacias hidrográficas, climas, biomas e formações vegetais. 3. Aspectos Econômicos de Mato Grosso: 3.1 PIB, PNB, agricultura, pecuária, agronegócio, indústria, serviços, turismo e atrativos turísticos, fontes de energia, logística de transporte, intermodalidade e corredores de exportações. 4. Atualidades: 4.1 Desenvolvimento sustentável e ecologia, degradação e impactos ambientais desmatamento, queimadas e garimpo ilegal, geopolítica nas relações internacionais, saúde e segurança pública, surtos e epidemias.

    Conhecimentos Específicos
    Assistente de Alunos
  5. Políticas Públicas Educacionais vigentes: 1.2. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9.394/1996 e suas alterações); 2. Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990 e suas alterações); 3. Adolescência e juventude: 3.1. Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013); 3.2. Aspectos físicos e psicossociais do adolescente; 3.3. Noções das características de desenvolvimento psicossocial do adolescente; 4. Noções sobre a acessibilidade para pessoas com deficiência: 4.1. Conceito de pessoa com deficiência, direito à igualdade e não discriminação, direito ao atendimento prioritário, direito à educação e acessibilidade no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015; Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000 e Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000; Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004 e suas alterações); 4.2. Normas gerais de apoio às pessoas portadoras de deficiência (Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989; e o Decreto nº 3.298, de 20 dezembro de 1999 e suas alterações); 5. A Educação das Relações ÉtnicoRaciais no Âmbito da Educação Básica: 5.1. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico – Raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana (Resolução CNE/CP nº 1, de 17 de junho de 2004). 5.2. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais do Ministério da Educação (2006); 6. Contexto social e a escola: 6.1. Diversidade cultural, gênero, preconceito, conhecimento básico sobre diagnóstico e prevenção ao uso de drogas, violência contra crianças e adolescentes e mídia nas relações escolares. 6.2. Bullying e Ciberbullying: Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Lei n. 13.185/2015); 6.3. Conhecimento básico sobre diagnóstico e prevenção ao uso de drogas; 6.4. Controle do Tabagismo; 6.5. Disciplina e Indisciplina Escolar: conceitos, posturas profissionais, agressividade, limites e violência, autonomia e deveres; 6.6. Sexualidade: conceitos básicos; educação sexual na escola; prevenção de problemas; 7. Noções de: 7.1. Segurança do Trabalho; 7.2. Ergonomia no ambiente escolar; 7.3. Primeiros Socorros no Ambiente Escolar; 7.4. Tipos e desenvolvimento da linguagem; 7.5. Funções cognitivas, sensoriais e motoras; 8. Noções de relações humanas no trabalho: 8.1 Níveis de interação e comunicação; 8.2 Trabalho em equipe; 8.3 Relações interpessoais; 8.4. Equipe multiprofissional; 9. Comunicação: 9.1. Elementos, importância, estratégias; 9.2. Atendimento ao público: comunicabilidade, apresentação, atenção, presteza e cortesia no atendimento, eficiência, discrição e conduta; 10. Organização escolar: 10.1 Noções gerais; 10.2. Hierarquia escolar; 10.3. Disciplina escolar.

    Assistente em Administração
  6. Organização do ambiente de trabalho. 2. Administração: 2.1. Conceitos e fundamentos da Administração; 2.2. Noções de Técnicas Administrativas; 2.3. Organização, sistemas e métodos; 2.4. Planejamento estratégico, tático e operacional; 2.4. Administração Pública no Brasil. 3. Gestão de materiais e logística; 3.1. Noções de Licitação e contratos: Lei n. 14.133/2021. 4. Noções de Administração Pública Financeira e Orçamentária: 4.1 Orçamento público. 4.2. Receitas e despesas públicas. 4.3. PPA. LDO. PPA. 5. Responsabilidade Social e Ética nas organizações. 6. Gestão de Pessoas. 6.1. Noções gerais. 6.2. Relações interpessoais. 6.3. Gestão de conflitos. 6.4. Trabalho em equipe. 6.5. Liderança. 7. Gestão arquivística: 7.1. Técnicas de arquivamento; 7.2. Métodos de arquivamento; 7.3. Classificação e gestão de arquivos; 7.3. Tabela de temporalidade. 8. Processo administrativo: 8.1. normas básicas no âmbito da Administração Federal (Lei nº 9.784/1999) e 8.2. Processo eletrônico (Decreto n. 8.539/2015). 9. Documentos administrativos e comunicações oficiais. 9.1. Aspectos gerais da redação oficial. 9.2. Atos administrativos: conceito, requisitos, atributos, classificação, espécies, motivação e invalidação. 10. Acesso à informação e proteção de dados. 10.1. Lei de Acesso à Informação (Lei n. 12.527/2011). 10.2. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD (Lei n. 13.709/2018). 11. Normas básicas para participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos prestados pela administração pública (Lei n. 13.460/2017).

    Técnico em Tecnologia da Informação
    1.Hardware: 1.1. Conceitos básicos; 1.2. Periféricos; 1.3. Mídias para armazenamento de dados; 1.4. Processadores; 1.5. Especificação de configurações de equipamentos e máquina (hardware). 2. Lógica de Programação, Algoritmos e Estruturas de Dados: 2.1. Conceitos básicos; 2.2. Comandos de seleção; 2.3. Comandos de repetição; 2.4. Tipos abstratos de dados; 2.5. Procedimentos e funções; 2.6. Vetores e matrizes. 3. Linguagens de Programação: 3.1. C/C+ +; 3.2. Java; 3.3. Python; 3.4. PHP. 4. Desenvolvimento de sistemas e aplicações: 4.1. Modelagem de banco de dados; 4.2. Métodos ágeis e métodos tradicionais; 4.3. Padrões de usabilidade de software; 4.4. Teste de software. 5. Realização de manutenção de aplicações e sistemas: 5.1. Monitoramento de desempenho de sistemas; 5.2. Técnicas de implantação de sistemas; 5.3. Treinamento de usuários; 5.4. Instalação, atualização e migração de aplicações e sistemas. 6. Projetos de aplicações e sistemas: 6.1. Técnicas de levantamento de dados; 6.2. Desenvolvimento de relatórios; 6.3. Técnicas de documentação de sistemas; 6.4. Linguagem UML (Unified Modeling Language); 6.5. MER (Modelo Entidade-Relacionamento). 7. Banco de dados: 7.1. Fundamentos de banco de dados; 7.2. Normalização de dados e dependências funcionais; 7.3. Técnicas de modelagem e otimização de banco de dados; 7.4. desenvolvimento de aplicações em banco de dados; 7.5. Linguagem SQL (Structured Query Language). 8. Redes de computadores: 8.1. Conceitos básicos; 8.2. Protocolo TCP/IP; 8.3. Tipos de topologia. 8.4. Equipamentos: hub, switch, roteador e gateway. 9. Planejamento de etapas e ações de trabalho: 9.1. Cronograma de trabalho; 9.2. Definição de padrões de sistemas; 9.3. Delegação de tarefas.

    Técnico de Laboratório/Área: Mecânica
  7. Eletricidade.1.1 Circuitos série, paralelo e série-paralelo em CC. 1.2 Leis de Kirchhoff, Thévenin e Norton. 1.4 Potência e fator de potência em circuitos monofásicos e trifásicos. 2. Máquinas Elétricas e Transformadores. 2.1 Princípio de funcionamento de transformadores; 2.2 Princípio de funcionamento de máquinas elétricas de corrente contínua e alternada; 2.3 Acionamento de motores elétricos; 2.4 Circuitos de comando e proteção. 3. Eletrotécnica aplicada. 3.1 Instalações elétricas de luz e força em baixa tensão, conceitos básicos de projetos de instalações elétricas. 3.2 Circuitos de comando e proteção de baixa tensão. 3.3 Relés de acionamento e de proteção: sobrecarga, subtensão, sobretensão, falta de fase. 3.4 Inversores de frequência: características, funções e ligações. 4. Manutenção Industrial. 4.1 Classificação geral manutenção: corretiva, preventiva e preditiva. 4.2 Ferramentas
    e equipamentos usados na manutenção mecânica. 5. Metrologia. 5.1 Medidas e Instrumentação Elétrica e Mecânica. 5.2 Sensores e instrumentos: Paquímetro, micrômetro, relógio comparador, cálibre, multímetro e osciloscópio 5.3 Medidas de tensão, corrente elétrica, resistência elétrica, pressão, vazão, força, torque, deslocamento, luminosidade, umidade relativa, temperatura, rugosidade e dureza. 6. Desenho Técnico. 6.1 Leitura e interpretação de desenho mecânico e suas normas. 6.2 Geometria descritiva: vistas ortogonais, cortes, seções, determinação de distâncias, áreas e planificação de sólidos. 6.3 Perspectivas. 7. Usinagem. 7.1 Máquinas de usinagem convencional. 7.2 Operações e processos de usinagem com formação de cavaco. 7.3 Ferramentas de usinagem. 8. Soldagem. 8.1 Processos de soldagem: eletrodo revestido, TIG, MIG e MAG. 8.2. Equipamentos de proteção usados nos processos
    de soldagem. 9. Máquinas térmicas e de fluxo. 9.1 Propriedades de substâncias puras 9.2 Ciclos térmicos 9.3 Motores de combustão 9.4 Bombas 9.5 Compressores. 10. Hidráulica e Pneumática. 10.1 Conceitos físicos aplicados à pneumática e hidráulica; 10.2 Componentes pneumáticos (simbologia e função); 10.3 Sistemas pneumáticos e eletropneumáticos. 11 Segurança do Trabalho, Prevenção e Combate a Incêndio. 11.1 Conceitos de segurança no trabalho. 11.2 CIPA. 11.3 Equipamentos de proteção individual. 11.4 Mapa de risco. 11.5 Doenças típicas do trabalho e suas prevenções. 12. Elementos de Máquinas. 12.1 Elementos de apoio. 12.2 Elementos de transmissão. 12.3 Elementos de fixação. 12.4 Transmissão por correias, engrenagens e correntes. 13. Materiais de aviação e Processos: 13.1. Identificação, seleção, instalação e remoção dos corretos parafusos, arruelas, porcas e rebites utilizados em aeronaves. 13.2. Execução de procedimentos de segurança (frenagem) em parafusos e porcas de aeronaves. 13.3. Procedimentos de manutenção (instalação, remoção, ajustes e testes em cabos de comando, conexões rígidas de controle, esticadores de cabos de comando. 14. Aerodinâmica, montagem e alinhamento. 14.1. Teoria de voo. 14.2.
    Aerofólios. 14.3. Forças atuantes em uma aeronave durante o voo. 14.5. Estabilidade e Controle. 14.6. Ajuste das superfícies de comando de voo. 14.7. Balanceamento das superfícies de controle. 14.8. Dispositivos Hipersustentadores. 15. Manuseio de solo. 15.1. Equipamentos de apoio de solo. 15.2. Ancoragem de Aeronaves. 15.3. Reboque de Aeronaves. 15.4. Levantamento de Aeronaves em macacos.

    CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR
  8. Língua Portuguesa –
    Leitura, compreensão e interpretação de diferentes gêneros discursivos. 2. Condições de produção, estrutura composicional e função social de diferentes gêneros discursivos. Sequências textuais do narrar, do argumentar, do descrever e do instruir. 4. Linguagem verbal e não verbal. 5. Variações linguísticas de caráter regional, social, estilístico e histórico. Adequação dos níveis de linguagem às situações de uso na oralidade e na escrita. 7. Funções da linguagem. 8. Aspectos linguísticos na construção do texto. 9. Morfologia: formação, classificação e flexão de palavras. 10. Colocação pronominal. 11. Sintaxe: frase, oração, períodos simples e compostos por coordenação e subordinação, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal. 12. Semântica e efeitos de sentido: denotação, conotação, polissemia, sinonímia, antonímia e figuras de linguagem. 13. Textualidade: coesão, coerência,
    argumentação e intertextualidade. 14. Ortografia Oficial. Registros da escrita: pontuação e acentuação tônica e gráfica. Documento assinado digitalmente conforme MP nº 2.200-2 de 24/08/2001, que institui a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Este documento pode ser verificado no endereço eletrônico
    http://www.in.gov.br/autenticidade.html, pelo código 0530202408050006666 Seção 3 ISSN 1677-7069 Nº 149, segunda-feira, 5 de agosto de 2024
    Conhecimentos Gerais e transversais
  9. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988: Das disposições constitucionais aplicadas aos servidores públicos (artigos 37 ao 41). 2. Regime Jurídico dos Servidores Civis da União (Lei 8.112/1990 com as devidas atualizações). 3. Lei n. 11.892/2008 com as devidas atualizações e suas alterações. 4. Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (Lei 11.091/2005 e suas alterações). 5. Comunicação interpessoal: 5.1 Barreiras de comunicação; 5.2. Comunicação formal e informal; 6. Comportamento nas Organizações: 6.1. Comportamento humano; 6.2. Trabalho em grupo/equipe; 6.3. Conflitos; 6.4. Resolução de problemas com base em dados; 6.5. Diversidade nas organizações, inclusão e direitos humanos; 6.6. Mentalidade digital nas organizações. 7. Ethos público e o compromisso com o interesse público: 7.1. Noções gerais de interesse público, cidadania, equidade social e democracia; 7.2. Proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos (Lei n.º 13.460/2017); 7.3. Foco nos resultados para os cidadãos; 7.4. Relações étnicos-raciais (Lei n. 7.716/1989 e suas alterações; Lei n. 12.288/2010 e suas alterações); 7.5. Ética na Administração Pública (Decreto 1.171/1994 com as devidas atualizações e Resolução CONSUP IFMT 91, de 15 de dezembro de 2014). 7.6. Dos Crimes contra a Administração Pública (artigos 312 ao 327 do Código Penal). 7.7. Improbidade Administrativa (Lei 8.429/1992 com as devidas atualizações). 8. Lei 8.027/1990 – Dispõe sobre normas de conduta dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas, e dá outras providências (com as devidas atualizações).
  10. Conhecimentos Gerais do Estado de Mato Grosso
  11. Aspectos Humanos e Sociais de Mato Grosso: 1.1 Formação étnica, população absoluta, densidade demográfica, fluxos migratórios, planos e projetos de colonização público e privados, indicadores sociais, rede e hierarquia urbana, política e diversidade cultural. 2. Aspectos Naturais de Mato Grosso: 2.1 Classificação geomorfológica, estrutura geológica, solos, hidrografia e bacias hidrográficas, climas, biomas e formações vegetais. 3. Aspectos Econômicos de Mato Grosso: 3.1 PIB, PNB, agricultura, pecuária, agronegócio, indústria, serviços, turismo e atrativos turísticos, fontes de energia, logística de transporte, intermodalidade e corredores de exportações. 4. Atualidades: 4.1 Desenvolvimento sustentável e ecologia, degradação e impactos ambientais desmatamento, queimadas e garimpo ilegal, geopolítica nas relações internacionais, saúde e segurança pública, surtos e epidemias.

    Conhecimentos Específicos
    Pedagogo

    1.Relações entre escola e sociedade: 1.1. A Pedagogia e as esferas política, cultural e econômica do contexto social; 1.2. História da educação escolar no Brasil; 1.3. Pensamento pedagógico brasileiro; 1.4. Teorias do desenvolvimento humano e suas implicações nos processos de ensino-aprendizagem. 2. Ordenamento legal e políticas da educação
    nacional: 2.1. Legislação da educação brasileira atualizada: Constituição Federal e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96); 2.2. Plano Nacional de Educação; 2.3. Políticas afirmativas para o Ensino Médio e Superior; 2.4 Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica; 2.5. Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira; 2.6 Educação Inclusiva, direitos humanos e meio ambiente; 2.7. Educação para as relações étnico-raciais. 3. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): 3.1. Fundamentos e estrutura da BNCC; 3.2. Ensino por competências; 3.3. BNCC e Itinerários Formativos do “Novo Ensino Médio”; 3.4. BNCC e Ensino Médio: impactos da BNCC nos currículos dos sistemas de ensino e redes e influências nas propostas pedagógicas das instituições educacionais; 4. A organização pedagógica: 4.1. O tempo e o trabalho docente nas
    instituições de ensino; 4.2. Gestão democrática; 4.3. Projeto político-pedagógico; 4.4. Organização do tempo e do conhecimento nos currículos da Educação Básica, da Educação Profissional e Tecnológica e da Educação Superior; 4.5. O Planejamento do ensino: 4.5.1. Os elementos constitutivos; 4.5.2. O processo de construção do conhecimento na escola; 4.5.3. A avaliação no processo de ensino-aprendizagem; 4.5.4. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e Projeto Pedagógico de Curso (PPC); 5. O papel do Pedagogo na organização pedagógica da prática educativa escolar; 6. Tecnologias da comunicação e da informação na educação; 7. A pesquisa na educação básica, na Educação Profissional e Tecnológica e na educação superior: implicações sociais educativas; 8. Políticas públicas para a educação profissional e tecnológica; 8.1. Articulação da educação
    profissional e tecnológica com a educação básica.

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Natália Pires

Natália Pires

Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.

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