Wanessa Alves • 31/10/2023
Foi publicado nesta terça-feira, 31 de outubro, o edital do concurso Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) com 120 vagas de nível superior para analista, pesquisador e tecnologista em diversas especialidades. As inscrições começam nesta quarta-feira, 1° de novembro.
Em resumo, as principais informações são:
As 120 vagas estão distribuídas da seguinte forma:
Conforme indica o edital, a remuneração dos servidores do Inpi é composta pelo vencimento básico, gratificações, retribuição por titulação e auxílio alimentação no valor de R$ 658. Dessa forma, os valores totais, considerando a titulação mais alta, serão os seguintes:
Confira os detalhes no quadro abaixo:
As inscrições no concurso Inpi terão inicio às 10h do dia 1º de novembro e terminaram às 18h de 21 de novembro. Os interessados deverão acessar o site da banca Cebraspe para realizarem a inscrição e emitir o boleto de taxa no valor de R$ 116, que deverá ser pago até 8 de dezembro.
As provas serão aplicadas em 14 de janeiro, no Rio de Janeiro (RJ). A avaliação será composta por 120 questões de julgamento entre certo ou errado.
Seguindo o padrão Cebraspe, cada questão marcada de acordo com o gabarito oficial terá o valor de um ponto, mas, a cada resposta errada o valor atribuído será de um ponto negativo. Ou seja, uma errada anula uma certa.
No total a prova valerá 120 pontos.
Confira como serão as etapas avaliativas para os cargos analista de (exceto áreas Ciências Contábeis, Economia ou Ciências Econômicas, Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas, Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Segurança da Informação), de Pesquisador (todas as áreas) e de Tecnologista:
E para os cargos de Analista nas especialidades Contabilidade ou Ciências Contábeis, Economia ou Ciências Econômicas, Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas, Infraestrutura de Tecnologia:
Para os cargos de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Propriedade Industrial (exceto áreas Contabilidade ou Ciências Contábeis, Economia ou Ciências Econômicas, Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas, Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Segurança da Informação), de Pesquisador em Propriedade Industrial – todas as áreas e de Tecnologista em Propriedade Industrial, será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:
Já no caso dos cargos de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Propriedade Industrial nas especialidades Contabilidade ou Ciências Contábeis, Economia ou Ciências Econômicas, Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas, Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Segurança da Informação, será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:
Confira AQUI o conteúdo programático completo!
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Wanessa Alves
Produtora de conteúdo no time de jornalismo do Direção Concursos. Formada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.