Mateus Melis • 10/08/2023
No ofício encaminhado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Instituto Nacional da Propriedade Industrial reforçou que as 120 vagas autorizadas para o concurso INPI são insuficientes para a recomposição do quadro funcional.
Conforme já divulgado pelo Direção, as 120 oportunidades serão distribuídas em três cargos:
Por meio da exposição de motivos, a autarquia afirmou que não é rara a saída de servidores que recém ingressam no órgão para outros cargos públicos que possuem salários mais atrativos.
De acordo com o INPI, o déficit de servidores, somado à falta de contratação por meio de concurso, impossibilita a autarquia de atender aos volumes das demandas, o que levará ao aumento dos prazos de atendimento aos usuários. Somente de 2016 até 2026, a demanda deverá crescer em mais de 250%. Veja:
O documento ainda reforça o Plano Estratégico 2023-2026, elaborado pela autarquia, que, entre diversos pontos, busca consolidar o INPI como referência mundial em propriedade industrial, além de impulsionar a inovação.
Além de desejar a recomposição de seu quadro funcional, o INPI ainda deseja o fortalecimento institucional, com diálogos sobre a reestruturação do plano de carreiras.
É importante destacar que em resposta à equipe de jornalismo do Direção, o INPI informou que o processo de escolha da banca organizadora já foi iniciado e que novas vagas poderão ser abertas. No entanto, a autarquia não informou se essas possíveis vagas serão imediatas ou direcionadas à formação do cadastro reserva.
Confira aqui a exposição de motivos do INPI!
De acordo com dados do próprio governo federal, a remuneração inicial do aprovado será de:
Além das remunerações indicadas acima, o servidor ainda faz jus ao auxílio alimentação de R$ 658,00.
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.