Logo Direção Concursos
Pesquisa

Checamos: é FALSA a previsão no orçamento para concurso INSS 2020

Checamos: é FALSA a previsão no orçamento para concurso INSS 2020

Alguns veículos de comunicação têm insinuado que o concurso INSS está no PLOA 2020. Porém, apesar do certame não ser descartado, houve uma interpretação errônea do texto do projeto.

A imagem abaixo está sendo usada como suposta comprovação de uma nova seleção para a autarquia federal no ano que vem:

De acordo com os rumores, o fragmento do Projeto de Lei Orçamentária Anual indicaria, em tese, a arrecadação de R$ 10.853.343,00 com inscrições para concursos no orçamento da Seguridade Social.

Com isso, houve a leitura de um possível concurso para o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS).

Porém, de acordo com Victor Dalton, ex-Analista de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Orçamento Federal e especialista em orçamento público, o valor deve ser arrecadado em outra seleção. “Uma leitura mais atenta do orçamento indica que este valor será arrecadado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)”, afirma.

Confira, no mesmo PLOA, a indicação do valor exatamente igual ao previsto para o orçamento da Seguridade Social:

Portanto, o único certame explicitamente previsto no PLOA 2020, no orçamento da Seguridade Social, é o concurso EBSERH. “Isso não descarta, necessariamente, o concurso INSS 2020, mesmo porque, nos últimos anos, vários concursos do Executivo Federal ocorreram sem previsão orçamentária, a exemplo da PRF e da PF”, aponta Dalton, coordenador do Direção Concursos, relembrando que o concurso INSS está na Justiça.

O concurso EBSERH está em fase de escolha de banca organizadora. Seriam dois certames: um nacional e outro apenas para a cidade de Uberlândia e ao todo cerca de duas (2) mil vagas seriam colocadas em disputa.

Confira os nossos cursos para o concurso EBSERH

Concurso INSS na Justiça

Uma audiência de mediação foi marcada para o dia 2 de outubro, entre INSS, MPF e Ministério da Economia. Lembrando que esta ACP tratava, entre outros temas, da realização de um concurso INSS.

A ação do MPF veio em resposta à negativa do Ministério da Economia em tomar as medidas necessárias para suprir o déficit de servidores. No princípio, foi realizada uma recomendação e foi dado o prazo de 30 dias para resposta.

O documento elencava diversas razões para um novo concurso INSS. Entre eles, havia: déficit de 10 mil funcionários, 9 mil funcionários perto de se aposentar e inúmeras ações judiciais pelo atraso dos benefícios.

O professor Arthur Lima também comentou sobre um possível concurso INSS 2020, clique aqui e confira.

Pacotes completos para o INSS

Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.