Katharine Mota • 29/04/2022
O deficit de servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social pode impactar quase 90 milhões de pessoas, segundo os dados da nota técnica que solicita a realização do concurso INSS.
O documento expõe que a falta de servidores efetivos pode impactar diretamente as ações de políticas públicas que estão dentro da competência do Instituto. O Regime Geral de Previdência Social – RGPS abrange mais de 50 milhões de segurados e aproximadamente 36 milhões de beneficiários.
Outra informação apresentada na nota indica que a contratação de servidores públicos impacta diretamente no índice de pobreza do país. “Caso fossem desconsiderados os rendimentos advindos do recebimento de benefícios previdenciários, a quantidade de pobres seria de 74,49 milhões, o que significa dizer que o pagamento de benefícios pela Previdência Social retira da condição de pobreza cerca de 26,01 milhões de indivíduos”, defende a nota.
Para não comprometer ainda mais os serviços, a autarquia fez um pedido de 7.830 vagas para o concurso INSS em regime de urgência. A boa notícia é que foi aprovado o Projeto de Lei 01/2022 que libera o orçamento para o certame no Congresso Nacional.
O Ministério da Economia, responsável pelo aporte orçamentário do concurso INSS, recebeu R$ 96,5 milhões.
O servidores da autarquia estão em greve há mais de um mês e a paralisação atinge praticamente todos os estados da federação. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social (Sindprev-SE), enquanto não houvesse a aprovação do PLN, não poderia ser realizada a autorização do concurso.
Portanto, diante da aprovação do PL 01/2022, o concurso INSS pode ser autorizado.
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Katharine Mota
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Já atuou na área de Assessoria de Comunicação, área de tecnologia e na produção de conteúdos no ramo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.