Torgan Magalhães • 19/06/2024
A forma de ingresso em um novo concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para o cargo de Técnico não será alterada!
Isso porque o Ministério da Gestão e da Inovação enviou à Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS), nesta quarta-feira (19), as respostas sobre as reivindicações abordadas pela Federação.
Dentre as reivindicações, encontra-se o pedido de alteração da forma de ingresso para o cargo de Técnico de Seguro Social para nível superior. Essa solicitação foi rejeitada pelo MGI, onde entende que “as diretrizes de carreiras e o entendimento técnico do Órgão Central do SIPEC partem da premissa de não alterar o requisito de ingresso no que diz respeito à escolaridade exigida”.
Além disso, o Ministério da Gestão e da Inovação também apresentou as propostas salariais para os cargos de níveis superior, médio e auxiliar, em 20 padrões. Em contrapartida, a FENASPS tende a rejeitar a proposta.
Veja a resposta da Federação abaixo:
Em análise preliminar, a FENASPS indica que a referida proposta não atende às pautas da categoria, além de piorar a estrutura remuneratória e rebaixar ainda mais o Vencimento Básico (VB) da Carreira do Seguro Social, em total contradição com a pauta de incorporação da GDASS ao VB, atualmente inferior ao salário-mínimo. Ou seja, a proposta apresentada ao estabelecer 20 níveis (padrões) piora a Carreira do Seguro Social.
Nota divulgada pela FENASPS sobre as propostas salariais.
Também é possível conferir a resposta do MGI que rejeita o nível superior para Técnico de Seguro Social em novos editais de concurso INSS na íntegra!
Material gratuito!
O Direção Concursos preparou um material exclusivo baseado no último edital. Para fazer o download do seu material, toque no botão abaixo e aproveite!
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Alessandro Stefanutto, revelou que não será realizado um pedido de novo concurso INSS para o ano de 2024!
De acordo com o ofício assinado por Stefanutto, a solicitação de um novo certame não será realizada porque a autarquia já pediu a autorização de provimento adicional de 500 vagas do concurso vigente.
Importante destacar que fontes internas informaram à equipe de jornalismo do Direção Concursos que a expectativa é de que a primeira turma do curso de formação de 250 aprovados seja formada no primeiro semestre de 2024 e os demais 250, no segundo semestre.
Aproveite nossa promoção especial de assinaturas e tenha acesso a mais de 300 cursos preparatórios para concursos públicos.
Com nossos conteúdos cuidadosamente elaborados e a orientação dos nossos professores experientes, você terá acesso a conteúdos completos e com muita qualidade. Cada curso é feito para oferecer o melhor material de estudo, com vídeos, PDFs, e milhares de questões resolvidas e comentadas para maximizar seu aprendizado.
Não perca essa oportunidade de transformar sua preparação e alcançar a tão sonhada aprovação. Nosso compromisso é com o um conhecimento de qualidade que há quase 6 anos já aprovou milhares de alunos. Garanta sua assinatura e comece hoje mesmo a mudar seu futuro!
Torgan Magalhães
Jornalista do Direção Concursos. Estudante do Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.