Natália Pires • 06/09/2024
Foi publicada em Diário Oficial da União nesta sexta-feira (6/9), portaria assinada pela ministra da gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, e pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, que autoriza um novo concurso Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para temporários!
De acordo com o documento, a autorização contempla 31 vagas destinadas ao desenvolvimento de atividades relacionadas ao Licenciamento Ambiental oriundas do Novo PAC, no âmbito do Iphan.
Confira, abaixo, a distribuição das vagas:
As contratações serão feitas por um prazo de até 4 anos, podendo ser prorrogada desde que a prorrogação seja devidamente justificada com base nas necessidades de conclusão das atividades informadas.
O recrutamento dos candidatos se dará por meio de processo seletivo simplificado. O prazo para publicação do edital de abertura de inscrições para o PSS será de até 6 (seis) meses, contado a partir da publicação da autorização.
A remuneração será definida pelo Iphan.
Confira, abaixo, publicação em Diário Oficial:
Um pedido de autorização para um novo concurso Iphan, para efetivos, foi encaminhado ao Ministério da Cultura. A solicitação prevê o provimento de 185 vagas de níveis médio e superior, distribuídas da seguinte forma:
Nível médio
Nível superior
De acordo com informações concedidas pelo Iphan ao time de jornalismo do Direção, a expectativa é que o certame seja realizado em 2025 e preencha todos os cargos vagos disponíveis no quadro de servidores.
Vale destacar que, em relação às nomeações do último concurso Iphan, realizado em 2018, as 102 nomeações autorizadas já foram realizadas. No entanto, por conta de desistências, o total de vagas ainda não foi devidamente preenchido, assim continuando as convocações.
O último concurso Iphan, teve seu prazo de validade prorrogado e segue vigente até 24 de setembro de 2024.
Como mencionado anteriormente, o último edital do concurso Iphan foi publicado em 2018. Organizado pelo Cebraspe, o certame ofertou 411 vagas para os cargos de Analista I e Técnico I, ambos de nível superior com formação em áreas específicas, além de ofertar vagas para Auxiliar Institucional, de nível médio.
Os candidatos foram avaliados através da realização das seguintes etapas:
As provas objetivas foram compostas por 120 itens a serem julgados em CERTO ou ERRADO. Confira, abaixo, a distribuição das questões:
Já a prova discursiva valia 40,00 pontos e consistiu da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de tema da atualidade.
Em relação à remuneração, o edital ofereceu o salário inicial de R$ 3.419,97 para os cargos de nível médio e R$ 5.035,29 para os aprovados nos cargos de nível superior.
Agora o Direção tem um canal EXCLUSIVO para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais. Não perca tempo e entre agora!
Aproveite nossa promoção especial de assinaturas e tenha acesso a mais de 300 cursos preparatórios para concursos públicos.
Com nossos conteúdos cuidadosamente elaborados e a orientação dos nossos professores experientes, você terá acesso a conteúdos completos e com muita qualidade. Cada curso é feito para oferecer o melhor material de estudo, com vídeos, PDFs, e milhares de questões resolvidas e comentadas para maximizar seu aprendizado.
Não perca essa oportunidade de transformar sua preparação e alcançar a tão sonhada aprovação. Nosso compromisso é com o um conhecimento de qualidade que há quase 6 anos já aprovou milhares de alunos. Garanta sua assinatura e comece hoje mesmo a mudar seu futuro!
Natália Pires
Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.