Larissa Lustoza • 28/08/2023
Em audiência na Câmara dos Deputados, o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, comentou sobre a real necessidade de servidores públicos e sobre o próximo concurso Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária).
Em sua fala de abertura, o secretário comentou sobre a importância, em especial, da carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário. Explicou que há regiões, no país, que contam com somente um auditor, o que prejudica as atividades de fiscalização.
De acordo com Goulart, apesar do concurso Mapa estar autorizado para 440 vagas, o número está longe de reabastecer o deficit real de servidores. O gestor reafirmou que a necessidade, refletida no pedido que realizaram, era de 1.600 servidores, mas que devido a questões orçamentárias, não foi possível uma autorização desta alçada.
“Enfrentamos uma defasagem muito alta de servidores para que o ministério consiga manter a máquina econômica crescendo de acordo com nível de conformidade estabelecido. Operamos abaixo do mínimo aceitável. Atualmente temos diversas rotas logísticas prejudicadas, por que faltam servidores, entre outros problemas de mesma ordem”, explicou.
Além disso, Goulart explicou que, atualmente, o quadro conta com servidores de idade muito avançada e as atividades da carreira exigem muito, pois precisam ir à campo realizar a fiscalização. Por isso, a pasta havia até sugerido a realização de concursos constantes para repor o quadro de pessoal.
O concurso MAPA está autorizado para pelo menos 440 oportunidades. As vagas anunciadas estão divididas entre quatro carreiras do ministério:
O último concurso MAPA ocorreu em 2017, organizado pela Esaf – hoje, incorporada à Enap. Na época, foram ofertadas 300 vagas para Auditor Fiscal Federal Agropecuário, na área de Medicina Veterinária. A remuneração inicial era R$ 14.584,71.
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.