PUBLICIDADE

Concurso Ministério da Fazenda: ESAF deve ser a banca organizadora; entenda!

Um novo concurso público para o Ministério da Fazenda foi autorizado e, ao que parece, a banca organizadora do certame já está definida. Isso porque a Escola de Administração Fazendária (ESAF) deve ser recriada no texto final da Reforma Tributária e, conforme ocorria antes de sua extinção, ficará responssável por organizar certames do Ministério da ...

Por

Juliane Freitas
Compartilhe esta notícia
ministerio-da-fazenda

Um novo concurso público para o Ministério da Fazenda foi autorizado e, ao que parece, a banca organizadora do certame já está definida.

Isso porque a Escola de Administração Fazendária (ESAF) deve ser recriada no texto final da Reforma Tributária e, conforme ocorria antes de sua extinção, ficará responssável por organizar certames do Ministério da Fazenda e Receita Federal. A emenda 2041 ao Projeto de Lei Complementar 68/2024 (PLP) foi mantida pelo Senado Federal e acatada pelo relator do PLP, senador Eduardo Braga (MDB-AM).

De acordo com o texto, a Escola de Administração Fazendária (ESAF) seria recriada na estrutura básica do Ministério da Fazenda e contaria, entre outras, com as seguintes competências:

  • Sistematizar e planejar o recrutamento e a seleção de pessoal para preenchimento de cargos e funções do Ministério da Fazenda, inclusive processos de remoção;
  • Supervisionar, orientar e controlar os processos seletivos previstos no item anterior.

Vale lembrar que o concurso do Ministério da Fazenda foi autorizado no último 18 de dezembro para o provimento de 30 vagas de nível superior:

  • Arquiteto: 2 vagas;
  • Contador: 25 vagas; e
  • Engenheiro: 3 vagas.

O prazo para publicação do edital será de até 6 (seis) meses, contado a partir da publicação da autorização. Ou seja, o documento de abertura deverá ser publicado até junho de 2025.

Confira, no documento abaixo, quais serão as competências da ASAF:

CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!

Último concurso Ministério da Fazenda

Com edital publicado em 2014, o último concurso Ministério da Fazenda ofertou 1.026 vagas para o cargo de Assistente técnico-administrativo.

Os candidatos foram avaliados por meio das etapas seguintes:

  • Prova 1 – Objetiva de Conhecimentos Básicos: de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 80 pontos ponderados;
  • Prova 2 – Objetiva de Conhecimentos Específicos: de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 40 pontos ponderados.

Confira, abaixo, a estrutura das provas:

Canal do Direção no WhatsApp

Agora o Direção tem um canal EXCLUSIVO para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais. Não perca tempo e entre agora!

Entre agora no canal!

Resumo do concurso Ministério da Fazenda

  • Situação: autorizado
  • Banca: a definir
  • Vagas: 30
  • Cargos: Arquiteto, Contador e Engenheiro
  • Escolaridade: nível superior
  • Salários: até R$ 7.685,35
  • Último Edital

Algo NUNCA VISTO ANTES está chegando!

No dia 01/01/25, às 20h25, compartilharemos A MAIOR NOVIDADE da história do Direção Concursos. Pode ter certeza que com o que vamos anunciar, não haverá melhor forma de estudar para concursos em 2025!

O mercado nunca viu ou fez algo parecido para fazer você estudar como um aprovado, inscreva-se agora!

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
concurso ministerio da fazenda
concursos federais
concursos públicos
destaque-2
direcaoconcursos
Ministério da Fazenda
Juliane Freitas

Juliane Freitas

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.