Juliane Freitas • 25/05/2022
Foi protocolado junto ao Ministério da Economia um novo pedido de concurso Ministério da Justiça e Segurança Pública.
No Ofício enviado na última terça-feira, 24/5, o órgão solicita autorização para a realização de novo concurso público, com provimento de 721 vagas para novos servidores.
Confira as informações mais relevantes a respeito do pedido de novo concurso, a seguir:
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
De acordo com o documento, a vagas ficariam segmentadas da seguinte maneira:
Ainda segundo o documento, “a realização de concurso público para provimento de cargos é um dos meios necessários ao alcance do fortalecimento da capacidade institucional, a fim de proporcionar melhorias de funcionamento do órgão e melhor desempenho no exercício de suas atribuições”.
O órgão elaborou uma nota técnica com estudos aprofundados e planejamento prévio do certame. A nota ressalta que desde 2013, o Ministério da Justiça busca autorização para realização de concurso público para provimento de cargos efetivos (sem êxito) visando à redução do déficit de servidores.
A nota técnica ainda apresenta uma previsão de cronograma para o certame. Nele, a publicação do edital aconteceria em junho de 2023 e as provas em setembro. Os aprovados seriam nomeados em novembro de 2023.
É importante lembrar que trata-se apenas de uma previsão. As datas e eventos poderão sofrer alterações ao longo do tempo.
Confira mais detalhes do cronograma proposto, abaixo:
Vale ressaltar, ainda que não haverá, no certame, curso de formação, avaliação psicológica nem a aplicação de outros tipos de provas – oral, aptidão física e prática – aos candidatos.
A avaliação dos candidatos se dará apenas com a realização de provas objetivas para todos os cargos e prova dissertativa para os cargos de nível superior.
De acordo com o Núcleo Central do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o órgão conta com 1.300 vagas de cargos efetivos do PGPE e da Carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais, sendo 563 providas e 737 desocupadas.
Confira mais detalhes na tabela, a seguir:
A aposentadoria destaca-se entre as diversas formas de vacância dos servidores ocupantes de cargos efetivos.
No período de 2018 até abril de 2022, 109 aposentadorias foram concedidas. Veja no quadro abaixo:
A estimativa é que, até o ano de 2026, 23,1% do quadro de servidores, ou seja, 130 servidores efetivos do Núcleo Central deste Ministério, estará se aposentando com proventos integrais.
O benefício também pode ser concedido proporcionalmente ao tempo de contribuição, deixando esse número ainda maior.
Veja detalhes no quadro abaixo:
Clique aqui para conferir a nota técnica, na íntegra!
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.