Juliane Freitas • 06/02/2025
O concurso MPU (Ministério Público a União) está em andamento e parece ter tido fim os questionamentos a respeito dos locais de prova e número de provas discursivas corrigidas.
Isso porque foram arquivadas as representações quem questionavam suposta irregularidade sobre a exigência de que as provas do certame sejam realizadas na UF correspondente às vagas para as quais os candidatos pretendem concorrer.
Apesar de reconhecer que é uma questão controversa, o entendimento defendido pelo MPU é de que “não há norma legal que vincule a Administração Pública a realizar provas de concurso público em lugares diversos de sua sede” e que deve prevalecer a “discricionariedade da Administração Pública para decidir, de acordo com os critérios de conveniência e oportunidade”.
A polêmica teve início com o edital de abertura do concurso MPU, que informa que as provas deverão ser realizadas no estado da federação em que se localiza a vaga concorrida pelo candidato. Ou seja, se o candidato deseja concorrer a uma vaga no estado de São Paulo, as provas serão aplicadas em São Paulo.
Em contrapartida, no concurso Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social), realizado em 2024, o MPF se manifestou no sentido de que concursos federais devem aplicar aplicar provas em todas as capitais “Independentemente da existência de vagas em todos os estados”.
Outro questionamento também foi respondido, em relação número máximo de provas discursivas a serem corrigidas.
O MPU destacou que, para definir o número de redações a serem corrigidas para cada cargo e localidade, utilizou-se critério objetivo de acordo com o total de nomeações ocorridas em cada UF no 10º Concurso Público do MPU, realizado e homologado em 2018.
O órgão justificou que os princípios da proporcionalidade e da razoabilidade não foram violados, considerando que o número total de nomeações previstas pelo MPU é inferior ao número de redações a serem corrigidas para cada um dos entes federativos.
Confira o documento na íntegra!
CONFIRA OS CURSOS DO DIREÇÃO PARA O CONCURSO MPU!
Organizado pela Fundação Getúlio Vargas, o concurso MPU é destinado à oferta de 172 vagas imediatas, além de oportunidades em cadastro reserva, para os cargos de Analista e Técnico, nas seguintes especialidades:
Analista do MPU
Técnico do MPU
Os interessados devem entrar no site da banca até o dia 27 de fevereiro de 2025 e efetuarem o pagamento das seguintes taxas:
Os candidatos serão avaliados por meio das etapas seguintes:
As provas objetivas e discursivas serão aplicadas no dia 4 de maio de 2025.
O Direção preparou um curso TOTALMENTE GRATUITO e EXCLUSIVO especialmente para o concurso do Ministério Público da União.
Não deixe essa oportunidade passar! Clique na imagem abaixo e inscreva-se agora no curso gratuito para o MPU:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.