Juliane Freitas • 30/09/2024
Atenção, concurseiros! A realização do concurso MPU (Ministério Público da União) pode estar bem próxima de acontecer!
Isso porque a banca organizadora do certame foi definida, sendo a Fundação Getúlio Vargas (FGV) responsável pela seleção. O ato que autoriza a contratação direta foi publicado nesta segunda-feira, 30 de setembro, no portal nacional de contratações públicas.
Confira:
É importante mencionar que, após a contratação da banca, o próximo passo é a publicação do edital. Vale lembrar que, desde o cronograma inicial, o órgão prevê que a abertura do certame no mês de outubro de 2024.
De acordo com o termo de referência, a estimativa é que o concurso MPU registre cerca de 340 mil candidatos inscritos, sendo 210 mil para Técnico e 130 mil para Analista. Serão ofertadas vagas para Técnicos e Analistas em todas as áreas de especialidade.
Acompanhe as últimas informações com o professor Douglas Oliveira:
Confira, a seguir, mais detalhes do termo de referência do concurso MPU!
CONFIRA OS CURSOS DO DIREÇÃO PARA O CONCURSO MPU!
Segundo o termo de referência, os candidatos serão avaliados por meio da realização das seguintes etapas:
É importante destacar que as provas discursivas serão aplicadas para todos os cargos de Analista e Técnico, exceto para Técnico – Segurança Institucional.
As provas serão aplicadas nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.
As provas objetivas serão compostas por 80 questões de múltipla escolha, sendo:
Já a prova discursiva, consistirá na produção de uma redação de até 30 linhas.
Vale destacar que as provas objetivas e discursivas de um mesmo cargo deverão ser realizadas em um único turno.
O total de redações corrigidas para todos os cargos somados está previsto em 10.000 (dez mil) redações. Para o cargo de Técnico do MPU – Segurança Institucional serão convocados os 500 (quinhentos) candidatos melhor classificados para as etapas posteriores à prova discursiva, tais como o Teste de Aptidão Física (TAF).
Conforme mencionado, o Teste de Aptidão Física (TAF) será aplicado apenas para o cargo de Técnico – Segurança Institucional e aprovados na prova objetiva, sendo convocados os 500 (quinhentos) primeiros candidatos, considerados os empatados.
A etapa será realizada nas 26 capitais e no Distrito Federal. O TAF consistirá em teste de aptidão física composto pelso seguintes exercícios:
Segundo o cronograma previsto no documento, o edital está previsto para ser publicado em outubro e as provas seriam aplicadas já no mês de novembro de 2024. No entanto, vale destacar que o decreto nº 9.739/2019 estabelece que o prazo mínimo entre a publicação do edital e aplicação das provas é de dois meses.
O resultado final do certame seria divulgado em maio de 2025.
Confira o cronograma previsto:
Acesse a proposta da FGV e o termo de referência, na íntegra!
Conforme consta em documentos acessados pelo Direção Concursos, o concurso MPU ofertará vagas para as seguintes especialidades dos cargos de Técnico e Analista:
Analista do MPU
Técnico do MPU
Os aprovados no concurso MPU receberão os seguintes salários iniciais, com valores vigentes a partir de fevereiro de 2025:
Esse é seu ano, chegou a hora de você conquistar seus sonhos! Estude com quem já chegou lá e sabe a direção certa; tenha a possibilidade de estudar com professores de alto nível direcionados por áreas específicas. Com o Direção você terá acesso a ferramentas como:
O Direção Concursos vem aprovando uma multidão de alunos nos concursos mais disputados de todo o Brasil. Inicie agora seus estudos rumo à aprovação!
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.