Redação Direção Concursos • 21/10/2020
Assim como órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário, o MPU poderá ter a sua própria força policial por meio da criação do cargo de Agente de Polícia do Ministério Público, que será solicitada ao CNMP (concurso MPU).
A iniciativa foi da Associação Nacional dos Agentes de Segurança (AGEMPU) do órgão. De acordo com o coordenador da AGEMPU , Rene Sales, a alteração da nomenclatura do cargo é uma questão de simetria constitucional.
“O Ministério Público é um órgão essencialmente investigativo e nós agentes do MPU, atuamos em busca e coleta de informações úteis aos convencimento dos membros – em atividade típica de polícia judicária […] a proposta é uma inicativa que, caso aprovada, trará benefícios não apenas para os servidores, mas para todo o MP”, afirmou.
O Ministério Público não é o primeiro órgão que tem a criação do cargo de agente de polícia em vista, o TJ RS também prevê a criação do cargo de policial judicial na nova estrutura de cargos e salários.
De acordo com o texto do anteprojeto, o ingresso no cargo será por meio de concurso público e será exigido aptidão técnica e psicológica para o uso de armas e física para o exercício do cargo, comprovadas em prova prática.
Os novos agentes de polícia judicial serão responsáveis pela segurança patrimonial do órgão, assim como a segurança dos servidores do TJ RS. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais. Veja maiores detalhes aqui!
O Ministério Público da União (concurso MPU) foi um dos órgãos federais que tiveram a realização de uma nova seleção inclusa no Projeto de Lei Orçamentária para exercício em 2021.
De acordo com o projeto (que ainda precisa ser aprovado) são destinados R$ 1.596.750 para inscrições em concursos públicos no MPU.
Com a publicação prevista para 2021, interessados ganharam um maior prazo para os estudos. Veja abaixo a turma que o Direção Concursos preparou:
O valor do projeto para 2021 representa 56% a mais que o previsto para 2020, de R$ 18,285 bilhões. Mais de 50 mil provimentos autorizados.
Lembrando que o projeto ainda precisa ser aprovado no Congresso Nacional. O texto final, com possíveis emendas, deve ser divulgado até dezembro de 2020. Veja detalhes aqui!
Entenda maiores detalhes no vídeo abaixo:
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Tem dúvida de como começar o estudo para concursos? O professor Ronaldo Fonseca tem uma dica rápida para você:
Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.