Juliane Freitas • 12/07/2023
A definição a respeito do nível de escolaridade exigido para o cargo de Técnico do concurso MPU (Ministério Público da União) deve demorar um pouco mais para acontecer.
Isso porque a discussão que estava agendada para esta quarta-feira, 12 de julho, no Congresso, foi retirada de pauta e adiada para o mês de agosto.
Confira:
Trata-se da apreciação do veto nº 10/2023, que dispõe acerca da alteração de escolaridade do cargo de Técnico Judiciário. Caso o veto seja derrubado, o cargo passará a exigir formação em nível superior.
Relembrando o caso: em maio de 2023, foi sancionada a Lei 14.591/23, que trata da transformação de cargos no Ministério Público da União. Entretanto, a exigência do nível superior para técnicos foi vetada pelo governo federal, que alegou vício de constitucionalidade. Dessa forma, até o momento, o cargo exige o nível médio de formação. Veja mais detalhes, clicando aqui!
A expectativa é que o certame oferte vagas para os cargos de Técnicos e Analistas, além de 50 vagas para a carreira de Policial do MPU, criada recentemente.
Além disso, de acordo com fontes ouvidas pelo Direção Concursos, o órgão já está recebendo propostas de bancas interessadas na organização do certame. É importante mencionar que, após a definição da empresa organizadora, o edital de abertura do certame poderá ser publicado a qualquer momento. Clique aqui para conferir mais detalhes!
Antes de prosseguir, confira os cursos do Direção para este certame. A MELHOR PREPARAÇÃO para você garantir o seu lugar entre os aprovados!
QUERO SER APROVADO NO EDITAL MPU!
Foi sancionada a Lei 14.524/2023. O dispositivo reajustou a remuneração em 18,13%. O pagamento será feito de forma parcelada em 2023, 2024 e 2025.
Assim, a partir de 2025, a remuneração do aprovado será de:
Vale a pena destacar que além dos valores indicados, o servidor ainda recebe o auxílio alimentação de R$1.191,13 e o auxílio pré-escolar de R$ 941,00.
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.