Karina Glória • 26/04/2023
A alteração de exigência no nível de escolaridade para cargo de Técnico, em concurso MPU (Ministério Público da União), deu mais um passo.
Nesta quarta-feira (26/4), o Projeto de Lei 2.969/2022 foi aprovado durante votação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Quer ter um direcionamento para seus estudos na área de tribunais? Quer saber mais em como focar nos conteúdos? Os tribunais têm remunerações e benefícios bem chamativos, e alguns deles permitem o trabalho remoto. E o concurso unificado dos TSEs vem aí! Não vai ficar de fora dessa, né? Então, faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão para os concursos de tribunais:
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE TRIBUNAIS NO TELEGRAM
O texto também versa sob o cargo exercido no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que, atualmente, cobra nível médio.
Vale destacar que o documento prevê adicional de qualificação estipulado em 5% do salário base, devido ao diploma, valor que deve ser incorporado aos salários autormaticamente.
O PL segue para ser votado em plenário e, em caso de aprovação, será destinado para ser sancionado pelo presidente Lula.
A proposta é de autoria da Procuradoria-Geral da República, e o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB – PB), relator do caso, alega que alteração se trata de interesse dos próprios órgãos.
“A mudança de nível de escolaridade de técnico judiciário para nível superior atende aos modernos avanços tecnológicos e às novas demandas da administração pública e da sociedade, que, cada vez mais, exigem qualificação dos servidores públicos e qualidade superior nos trabalhos realizados”, disse ele.
O último concurso MPU foi realizado no ano de 2018, organizado pelo Cebraspe, e destinado ao preenchimento de 47 vagas imediatas, além de oportunidades para cadastro reserva aos seguintes cargos:
Foi sancionada a Lei 2.442/2022, que reajusta os vencimentos básicos dos servidores do MPU em 18,13% de forma escalonada:
Com isso, os salários atuais passariam para os seguintes valores:
Técnico
Analista
Lembrando que, com benefícios, as remunerações passam dos R$ 8 mil para Técnicos e de R$ 13 mil para Analistas, considerando gratificações.
Foi assinada a portaria de criação da Polícia Institucional do MPU, o que indica a possibilidade de uma seleção para a área ainda em 2023. Confira detalhes aqui!
De acordo com o próprio órgão, a intenção é de que o número de servidores no cargo de policial institucional chegue a 1.300 servidores (entre os ocupantes do grupo de segurança e futuros nomeados).
Para o ano de 2023, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) prevê 225 oportunidades de vagas/nomeações para o órgão.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!
Karina Glória
Graduada em Jornalismo e pós graduanda em Assessoria de Comunicação e Jornalismo Empresarial pela Universidade Estácio de Sá. Já atuou nas áreas de Assessoria de Comunicação, produção de rádio e redação de portais de notícias.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.