Mateus Melis • 22/03/2023
Foi aprovada na Câmara dos Deputados uma emenda ao texto do projeto de lei 2.969/2022, que pede a alteração da escolaridade do cargo de Técnico do Ministério Público da União para nível superior. Medida pode impactar futuros editais de concurso MPU.
A emenda foi proposta pela deputada Erika Kokay e o deputado Zeca Dirceu. Cabe destacar que a mudança na escolaridade do cargo foi pauta de reunião entre a parlamentar e o SindMPU. Saiba mais detalhes aqui!
Na justificativa pela alteração do requisito, os deputados relataram que as atribuições e responsabilidades do cargo vêm se tornando mais complexas em virtude de inovações tecnológicas e processuais incorporadas ao trabalho, exigindo uma maior qualificação do servidor.
Quer saber tudo sobre a área policial? Quer saber das novidades do próximo edital para a Polícia do Ministério Público da União? Fique ligado para essa nova carreira de Polícia institucional! Faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão da Polícia do MPU:
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DA POLÍCIA DO MPU NO TELEGRAM
A alteração, na visão dos parlamentares, aumentará a eficácia do serviço público com celeridade processual, resultando em maior economia orçamentária.
Vale ressaltar que, além de alterar a escolaridade para o cargo de Técnico do MPU, a emenda também busca a mudança na escolaridade para o cargo de Técnico do Conselho Nacional do Ministério Público. É importante destacar que essa mudança não terá impacto no edital do concurso CNMP que está em andamento!
O texto do projeto de lei 2.969/2022 dispõe sobre a transformação de de cargos de Analista do Ministério Público da União em cargos de Procurador de Justiça Militar, de Promotor de Justiça Militar e em cargos em comissão que especifica, no âmbito do Ministério Público Militar. O projeto agora segue para apreciação do Senado Federal.
O último concurso MPU para Técnico foi realizado em 2018. Organizado pelo Cebraspe, foram ofertadas 11 vagas para o cargo, na especialidade de Administração.
Em maio de 2022, a validade da seleção foi prorrogada e o edital segue vigente até setembro de 2024!]
Confira o inteiro teor da emenda ao projeto 2969/2022.
Já foi assinada a portaria de criação da polícia institucional do MPU! Com isso, um novo concurso MPU está previsto para ser realizado em 2023 para a nova carreira.
De acordo com o próprio órgão, a intenção é de que o número de servidores no cargo de policial institucional chegue a 1.300 servidores (entre os ocupantes do grupo de segurança e futuros nomeados).
Para o ano de 2023, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) prevê 225 oportunidades de vagas/ nomeações para o órgão, o que aumenta ainda mais a expectativa pelo novo concurso MPU.
Foi sancionada a Lei 14.524/2023! O texto reajusta os vencimentos básicos dos servidores do MPU em 18,13%. Conforme indicado no documento, o reajuste será feito de forma escalonada. Veja:
Com isso, o salário inicial de novos ingressantes em 2023 será de:
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.