Adriele Silva • 04/10/2023
Novidades nas áreas do concurso MPU (Ministério Público da União)! Na última terça-feira (3), em sessão no Congresso Nacional, o Veto 10/2023, referente ao PL 2969/2022 (MPU), foi incluído na pauta mas não recebeu apreciação.
De acordo com Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do MPU no Distrito Federal (SINDJUS), “o líder do Governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, expressou não haver concordância, de modo que não houve consenso até o momento para realizar a sua apreciação na sessão de amanhã, prorrogando-se, portanto, a análise deste veto para a sessão do dia 24 ou 25 de outubro”.
Para além, o Veto 25/2023, referente ao PL 2342/2022, não foi incluído na pauta desta sessão. Apesar disso, é válido ressaltar que a não inclusão pode estar ligada a sua recente chegada ao Congresso, mais especificamente no dia 22 de setembro.
Se você sempre diz que não tem tempo para estudar ou para resolver seus problemas, este e-book vai te ajudar! Já te adianto: você TEM tempo para estudar. Confira as dicas do Prof. Ronaldo e começa agora sua preparação!
Clique no botão abaixo, e garanta seu e-book gratuito:
QUERO O MEU MATERIAL GRATUITO!
O Projeto de Lei nº 2.969 diz respeito a transformação de cargos de Analista do Ministério Público da União em cargos de Procurador da Justiça Militar, Promotor da Justiça Militar e em cargos em comissão específicos. Nesse sentido, o Veto 10/2023 se volta para as especificidades ligadas as carreiras dos quadros do pessoal efetivo do MPU e do Conselho Nacional do Ministério Público.
Confira, a seguir, os principais trechos do Estudo do Veto nº 10/2023:
Vale lembrar que um dos principais pontos do veto 10/2023 diz respeito a transformação do nível de escolaridade da carreira de técnico judiciário. Isso porque, caso o vejo caia, o cargo em questão exigirá nível superior de formação.
Lembrando que tal alteração veio à tona em maio de 2023, quando a Lei 14.591/23 foi sancionada, trazendo mudanças para as carreiras do MPU. Na ocasião, alegando vício de constitucionalidade, o Governo Federal vetou a exigência de ensino superior.
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Adriele Silva
Formada em jornalismo pela Unesp Bauru (SP) e mestre em jornalismo pela UEPG (PR).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.