Torgan Magalhães • 03/05/2024
As provas do Concurso Nacional Unificado, que seriam realizadas neste domingo (5/5), foram oficialmente ADIADAS!
O termo de acordo que oficializa o adiamento das provas foi assinado nesta sexta-feira (3), pela ministra do MGI, Esther Dweck, o Procurador-Geral da União, Marcelo Eugênio Feitosa Almeida, o Defensor Público da União, Leonardo Magalhães e irão encaminhar para o Procurador-Geral do Rio Grande do Sul, Eduardo Cunha da Costa.
A medida foi tomada devido as fortes chuvas no estado do Rio Grande do Sul. O governador do estado, Eduardo Leite, já havia informado que o certame teria se tornado “completamente inviabilizado” para a data prevista.
Veja, abaixo, a nota oficial do Governo Federal sobre o adiamento:
Em razão da calamidade pública no Rio Grande do Sul, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será adiado em todo o país.
A nova data será anunciada assim que houver condições climáticas e logísticas de aplicação da prova em todo o território nacional.
Governo Federal, de forma oficial
As grandes chuvas tiveram início no último domingo (28), e segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas já são 3 vezes maior do que a média esperada para essa época do ano.
O Rio Grande do Sul é o oitavo estado com o maior número de inscrições no Concurso Nacional Unificado. Do total de 56 mil candidatos inscritos, seis mil encontram-se em cidades em situação de emergência e aplicação de provas considerada inviável!
A capital do estado, Porto Alegre, foi fortemente afetado pelas grandes chuvas que ocorrem no Rio Grande do Sul. Porto Alegre é o 12° município com o maior número de inscrições, com 38.292 inscrições realizadas.
O estado gaúcho também é dono de 109 locais de prova do CNU. Até o momento, ainda não há uma nova data definida para a realização das provas. Vale destacar que o Ministério da Gestão e da Inovação havia informado que as provas do CNU estavam mantidas.
A ministra Esther Dweck, durante a coletiva de imprensa nesta sexta-feira (3), revelou que a intenção é que as provas do CNU não sejam modificadas na nova data de aplicação.
O Direção Concursos está AO VIVO no YouTube comentando sobre o adiamento das provas do Concurso Nacional Unificado!
Já imaginou ter um emprego estável por toda a vida? Sua aprovação em concursos públicos, com o auxílio de ferramentas e materiais de alta qualidade, pode ser mais acessível do que você pensa.
O Concurso Nacional Unificado ofertará 6.640 vagas de níveis médio e superior para 21 órgãos e entidades do Executivo Federal. Ao todo, os cargos foram divididos em 8 blocos temáticos diferentes. Veja como foi a distribuição das oportunidades:
Os aprovados farão jus a salários iniciais entre R$ 5.866,69 (Técnico do IBGE) e R$ 22.921,71 (Auditor Fiscal do Trabalho).
As provas do CNU, que terão novas datas, serão compostas por:
Você já considerou a possibilidade de se preparar para um concurso público? Nós entendemos que o processo pode parecer desafiador e que você acredita que isso não é para você, mas estamos aqui para mostrar que é totalmente viável conquistar uma vaga de emprego estável e garantir sua segurança profissional a longo prazo, com melhores salários e condições de trabalho.
Quer saber mais? Esteja conosco no evento online gratuito dia 06/05 às 8h da manhã, para aprender tudo você precisa estar inscrito e participar ao vivo neste evento único.
Torgan Magalhães
Jornalista do Direção Concursos. Estudante do Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.