Juliane Freitas • 29/09/2023
Uma das principais dúvidas dos concurseiros interessados no Concurso Nacional Unificado é sobre como candidato poderá escolher um cargo para concorrer, já que sua inscrição valerá para uma área inteira, com diversos cargos.
O Ministério da Gestão e Inovação realizou nesta sexta-feira, 29 de setembro, uma coletiva de imprensa para esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre o certame, que tem previsão de edital em dezembro de 2023.
Confira, a seguir, mais detalhes de como o candidato irá concorrer às vagas do certame!
De acordo com a ministra Esther Dweck, a avaliação acontecerá em um único dia e será composta por duas provas: objetiva e discursiva.
Os candidatos, por sua vez, deverão, no momento da inscrição, escolher 1 bloco temático de vagas/áreas, dentre os 8 disponíveis. Dentro do bloco escolhido, o candidato deverá elencar, em ordem de preferência, os cargos/órgãos que mais possui afinidade.
Dessa forma, a banca organizadora irá conciliar a nota obtida pelo candidato com as preferências de cargos apontadas pelo candidato.
“Na prática, o que vai acontecer é que você vai ter uma lista de excedentes hierarquizada pela nota e, também, tem a sua marca de preferência ali. Então, quando houver essa primeira rodada, os candidatos vão ser chamados e vão declarar a sua opção, até que se preencha todas as vagas. A ideia é que você consiga compatibilizar nota com ordenação de preferência dos candidatos, e isso vai acontecer dentro de um determinado prazo”, explicou o secretário de Gestão de Pessoas, José Celso Jr.
Segundo a ministra Esther Dweck, os Blocos Temáticos deve ser definidos ainda na primeira quinzena de outubro e a expectativa é que mais órgãos manifestem interesse em aderir aos certame.
De acordo com o MGI, a lista oficial de órgãos e Ministérios que aderiram ao certame unificado abrange o total de 6.590 vagas.
Confira, detalhadamente, quem irá aderir ao unificado e o respectivo número de vagas:
Clique aqui e confira quais são os cargos ofertados em cada órgão!
Confira, na íntegra, a coletiva de imprensa sobre o Concurso Nacional Unificado:
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.