Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Concurso Nacional Unificado: CNEN não irá aderir nova edição

Concurso Nacional Unificado: CNEN não irá aderir nova edição

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) não irá fazer parte de uma nova edição do Concurso Nacional Unificado (CNU)!

A informação foi confirmada pela CGRH, em resposta ao time de jornalismo do Direção nesta quarta-feira (13/11). Além disso, foi informado que será feita a contratação de banca própria para realização do concurso CNEN.

“A Coordenação-Geral de Recursos Humanos (CGRH) desta Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), informa que a CNEN recebeu o convite do MGI para participar do CNPU e optou por não seguir, dessa forma irá contratar banca própria”.

O concurso CNEN foi autorizado no início de agosto e já possui comissão organizadora formada. Serão ofertadas, ao todo, 150 vagas de níveis médio e superior, distribuídas da seguinte forma:

Nível médio:

  • Técnico: 30 vagas.

Nível superior:

  • Analista em Ciência e Tecnologia: 25 vagas;
  • Pesquisador: 15 vagas; e
  • Tecnologista: 80 vagas.

Vale lembrar que no final de outubro o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) enviou convite para adesão ao novo CNU a diversos órgãos do Poder Executivo Federal. No ofício enviado aos órgãos é solicitado que a manifestação de interesse seja informada até o dia 8 de novembro de 2024.

Além disso, o MGI já solicitou apoio para o planejamento de uma nova edição do CNU. A primeira edição do certame ainda está em andamento e oferta 6.640 vagas imediatas. A previsão é que o resultado final seja divulgado em novembro de 2024 e os aprovados sejam convocados para o curso de formação em janeiro de 2025.

Panorama do Concurso Nacional Unificado

Com edital publicado em janeiro de 2024, o Concurso Nacional Unificado (CNU), oferta 6.640 vagas de níveis médio e superior para 21 órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

As oportunidades estão distribuídas em oito blocos temáticos, a serem segmentadas da seguinte maneira:

  • Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 727 vagas;
  • Bloco 2 – Tecnologia, Dados, e Informação: 597 vagas;
  • Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas: 530 vagas;
  • Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor: 971 vagas;
  • Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.016 vagas;
  • Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação: 359 vagas;
  • Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública: 1.748 vagas;
  • Bloco 8 – Nível Intermediário: 692 vagas.

Os aprovados no certame receberão salários iniciais que variam entre R$ 5.866,69 (Técnico do IBGE) e R$ 22.921,71 (Auditor Fiscal do Trabalho).

As provas objetivas e discursivas foram aplicadas simultaneamente, para todos os cargos, no dia 18 de agosto, em dois turnos, sendo:

  • Turno matutino (2h30 de prova)
    • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimento específico do bloco;
    • Nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.
  • Turno Vespertino (3h30 de prova)
    • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões);
    • Nível médio: provas objetivas (40 questões).

Cronograma do Concurso Nacional Unificado

Os resultados preliminares da avaliação de títulos do CNU já foram divulgados, e o prazo para interposição de recursos quanto ao resultado preliminar encerrou no dia 5 de novembro.

Como mencionado anteriormente, os resultados finais do certame estão previstos para serem divulgados no dia 21 de novembro de 2024.

Confira, a seguir, todas as datas referentes às próximas etapas do CNU:

cronograma do Concurso Nacional Unificado (CNU)

Canal do Direção no WhatsApp

Agora o Direção tem um canal EXCLUSIVO para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais. Não perca tempo e entre agora!

Entre agora no canal!

Resumo do Concurso Nacional Unificado

Aproveite a Black Friday do Direção Concursos!

Na Black Friday do Direção Concursos, estamos oferecendo o MENOR PREÇO DO ANO pela nossa Assinatura Vitalícia durante todo mês de novembro!

Isso mesmo, você pode PAGAR MENOS e garantir o acesso a uma plataforma completa, desenhada para te levar até a aprovação que você tanto busca em mais de 500 concursos.

E não adianta deixar para depois: a condição especial tem data para acabar, então seja rápido!

Com a Assinatura Vitalícia, você vai ter em mãos mais de 500 cursos completos, em vídeo e PDF, que cobrem todos os detalhes dos principais concursos do país; acesso direto aos nossos professores com o tira-dúvidas, sem enrolação, respondendo o que você realmente precisa; ao Sistema de Questões que coloca sua preparação à prova e te ajuda a dominar cada assunto até a aprovação e muito mais.

Toque no banner abaixo e acesse a página para DAR O PASSO QUE VAI MUDAR SUA VIDA

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:
Natália Pires

Natália Pires

Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.