Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Concurso Nacional Unificado: CNEN não irá aderir nova edição

Concurso Nacional Unificado: CNEN não irá aderir nova edição

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) não irá fazer parte de uma nova edição do Concurso Nacional Unificado (CNU)!

A informação foi confirmada pela CGRH, em resposta ao time de jornalismo do Direção nesta quarta-feira (13/11). Além disso, foi informado que será feita a contratação de banca própria para realização do concurso CNEN.

“A Coordenação-Geral de Recursos Humanos (CGRH) desta Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), informa que a CNEN recebeu o convite do MGI para participar do CNPU e optou por não seguir, dessa forma irá contratar banca própria”.

O concurso CNEN foi autorizado no início de agosto e já possui comissão organizadora formada. Serão ofertadas, ao todo, 150 vagas de níveis médio e superior, distribuídas da seguinte forma:

Nível médio:

  • Técnico: 30 vagas.

Nível superior:

  • Analista em Ciência e Tecnologia: 25 vagas;
  • Pesquisador: 15 vagas; e
  • Tecnologista: 80 vagas.

Vale lembrar que no final de outubro o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) enviou convite para adesão ao novo CNU a diversos órgãos do Poder Executivo Federal. No ofício enviado aos órgãos é solicitado que a manifestação de interesse seja informada até o dia 8 de novembro de 2024.

Além disso, o MGI já solicitou apoio para o planejamento de uma nova edição do CNU. A primeira edição do certame ainda está em andamento e oferta 6.640 vagas imediatas. A previsão é que o resultado final seja divulgado em novembro de 2024 e os aprovados sejam convocados para o curso de formação em janeiro de 2025.

Panorama do Concurso Nacional Unificado

Com edital publicado em janeiro de 2024, o Concurso Nacional Unificado (CNU), oferta 6.640 vagas de níveis médio e superior para 21 órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

As oportunidades estão distribuídas em oito blocos temáticos, a serem segmentadas da seguinte maneira:

  • Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 727 vagas;
  • Bloco 2 – Tecnologia, Dados, e Informação: 597 vagas;
  • Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas: 530 vagas;
  • Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor: 971 vagas;
  • Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.016 vagas;
  • Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação: 359 vagas;
  • Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública: 1.748 vagas;
  • Bloco 8 – Nível Intermediário: 692 vagas.

Os aprovados no certame receberão salários iniciais que variam entre R$ 5.866,69 (Técnico do IBGE) e R$ 22.921,71 (Auditor Fiscal do Trabalho).

As provas objetivas e discursivas foram aplicadas simultaneamente, para todos os cargos, no dia 18 de agosto, em dois turnos, sendo:

  • Turno matutino (2h30 de prova)
    • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimento específico do bloco;
    • Nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.
  • Turno Vespertino (3h30 de prova)
    • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões);
    • Nível médio: provas objetivas (40 questões).

Cronograma do Concurso Nacional Unificado

Os resultados preliminares da avaliação de títulos do CNU já foram divulgados, e o prazo para interposição de recursos quanto ao resultado preliminar encerrou no dia 5 de novembro.

Como mencionado anteriormente, os resultados finais do certame estão previstos para serem divulgados no dia 21 de novembro de 2024.

Confira, a seguir, todas as datas referentes às próximas etapas do CNU:

cronograma do Concurso Nacional Unificado (CNU)

Canal do Direção no WhatsApp

Agora o Direção tem um canal EXCLUSIVO para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais. Não perca tempo e entre agora!

Entre agora no canal!

Resumo do Concurso Nacional Unificado

Aproveite a Black Friday do Direção Concursos!

Na Black Friday do Direção Concursos, estamos oferecendo o MENOR PREÇO DO ANO pela nossa Assinatura Vitalícia durante todo mês de novembro!

Isso mesmo, você pode PAGAR MENOS e garantir o acesso a uma plataforma completa, desenhada para te levar até a aprovação que você tanto busca em mais de 500 concursos.

E não adianta deixar para depois: a condição especial tem data para acabar, então seja rápido!

Com a Assinatura Vitalícia, você vai ter em mãos mais de 500 cursos completos, em vídeo e PDF, que cobrem todos os detalhes dos principais concursos do país; acesso direto aos nossos professores com o tira-dúvidas, sem enrolação, respondendo o que você realmente precisa; ao Sistema de Questões que coloca sua preparação à prova e te ajuda a dominar cada assunto até a aprovação e muito mais.

Toque no banner abaixo e acesse a página para DAR O PASSO QUE VAI MUDAR SUA VIDA

Natália Pires

Natália Pires

Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.