Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Concurso Nacional Unificado: novo cronograma divulgado; veja as datas!

Concurso Nacional Unificado: novo cronograma divulgado; veja as datas!

Foi, finalmente, apresentado o novo cronograma do Concurso Nacional Unificado! As provas serão aplicadas em 18 de agosto, mas os candidatos aguardavam a definição das demais datas do certame.

As informações sobre o cronograma foram confirmadas pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, durante coletiva de imprensa realizada no MGI nesta quinta-feira, 4 de julho. O documento completo será divulgado ao longo neste 4 de julho e atualizado nesta matéria.

Dentre as principais datas anunciadas, vale destacar a divulgação do resultado final do certame, prevista para acontecer em 21 de novembro, e a convocação dos aprovados para a posse, em janeiro de 2025.

Confira as datas confirmadas pelo MGI, até o momento:

Segundo a ministra, os Cursos de formação, para os cargos que tiverem esta exigência, terão início no mês de dezembro para que seja possível realizar as convocações dos aprovados já em janeiro de 2025.

Além disso, Esther Dweck esclareceu que haverá possibilidade de devolução da taxa de inscrição para candidatos de todo o brasil que não possam participar do CNU no dia 18 de agosto. A solicitação deverá ser realizada entre os dias 5 e 7 de julho.

Haverá, também, a possibilidade de alteração da cidade de realização da prova, exclusivamente para candidatos com CEP de residência no Rio Grande do Sul ou para aqueles que fariam as provas no estado. A solicitação para esta alteração também deve ser feita no período entre 5 e 7 de julho.

Outra importante decisão é referente à garantia de realização de prova extraordinária, caso ocorra eventos imprevisíveis de grandes proporções, como foi o caso das enchentes no Rio Grande do Sul.

Dessa forma, na hipótese de ocorrer evento excepcional e imprevisível que inviabilize a aplicação do certame em locais determinados, que atinjam no mínimo 0,5% dos candidatos inscritos, a aplicação de novas provas será restrita aos candidatos do local atingido e já inscritos no certame.

É importante mencionar, no entanto, que os candidatos que participarem da prova extraordinária não concorrerão às vagas da prova principal, mas à vagas suplementares.

Por fim, ao ser questionada sobre as novas autorizações para concursos federais, a ministra informou que os anúncios ocorrerão de forma gradativa pelo MGI, já que demanda um trabalho minucioso realizado pelo órgão.

Vale lembrar que diversos órgãos já tiveram novos concursos autorizados, tais como Ibama, com 260 vagas; ICMBio, com 180 vagas; e Jardim Botânico do Rio de Janeiro, com 20 vagas.

O MGI também autorizou, recentemente, 50 vagas para novo concurso público de Diplomata, do Ministério das Relações Exteriores e provimento adicional para os certames já realizados do Depen (policial penal), Abin e AGU (diversos cargos).

CONFIRA OS CURSOS DO DIREÇÃO PARA ESTE CONCURSO!

Panorama do Concurso Nacional Unificado

O Concurso Nacional Unificado oferta 6.640 vagas de níveis médio e superior de formação para 21 órgãos e entidades do Executivo Federal.

As oportunidades estão distribuídas em 8 blocos temáticos, segmentados conforme mostrado abaixo:

  • Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 727 vagas;
  • Bloco 2 – Tecnologia, Dados, e Informação: 597 vagas;
  • Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas: 530 vagas;
  • Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor: 971 vagas;
  • Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.016 vagas;
  • Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação: 359 vagas;
  • Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública: 1.748 vagas;
  • Bloco 8 – Nível Intermediário: 692 vagas.

PUBLICIDADE

Os aprovados no certame receberão salários iniciais que variam entre R$ 5.866,69 (Técnico do IBGE) e R$ 22.921,71 (Auditor Fiscal do Trabalho).

Segundo o edital, as provas objetivas e discursivas serão aplicadas simultaneamente, para todos os cargos, em dois turnos, sendo:

  • Turno matutino (2h30 de prova)
    • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimento específico do bloco;
    • Nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.
  • Turno Vespertino (3h30 de prova)
    • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões);
    • Nível médio: provas objetivas (40 questões).

A previsão do governo federal é que as mesmas provas que já foram impressas e seriam aplicadas em 5 de maio sejam aplicadas no dia 18 de agosto.

Novo canal do Direção no WhatsApp

Agora o Direção tem um canal EXCLUSIVO para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais. Não perca tempo e entre agora!

Entre agora no canal!

Resumo do Concurso Nacional Unificado

UM NOVO EDITAL, UMA NOVA CHANCE!


A preparação para o Concurso Nacional Unificado vem sendo intensa e focada para você que estuda com o Direção Concursos.

E é por isso, que nossos especialistas se uniram para que você tenha um novo conteúdo, focado e intensivo para o CNU. Nesse curso, você terá aulas de questões, aulas de revisões, maratonas das principais matérias dos blocos e muito mais!

Quer estar preparado DE VERDADE para o CNU?

Clique na imagem abaixo e aumente suas chances de aprovação:

Juliane Freitas

Juliane Freitas

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.