Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Nacional Unificado: ministra explica curso de formação de aprovados!

Concurso Nacional Unificado: ministra explica curso de formação de aprovados!

As provas do Concurso Nacional Unificado serão realizadas em breve e o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) deu novas informações sobre como será o ingresso dos aprovados em seus cargos, além de reiterar os cuidados com a segurança na aplicação das provas.

Em entrevista concedida ao Valor Econômico, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, deu mais detalhes sobre os trâmites para a aplicação das provas e de como será a integração dos novos aprovados ao serviço público federal.

Esther Dweck reforçou a informação já repassada pelo Direção sobre a orientação para que as prefeituras de cidades que aplicarão provas do CNU não realizem grandes eventos em 5 de maio, e demonstrou preocupação com a realização do show da cantora Madonna no Rio de Janeiro. No entanto, Dweck reforçou que há um grande esquema de segurança sendo elaborado para a data.

A ministra também comentou sobre a intenção de realizar nova edição do Concurso Nacional Unificado em 2025 ou 2026 ao afirmar que está “trabalhando para isso”, e falou do sucesso na realização de um certame de abrangência nacional.

“Achamos que foi uma decisão muito acertada de fazer isso, por todos os números das inscrições, da representatividade. Ele ficou muito mais barato do que se eu fizesse vários concursos individualizados. E acho que conseguimos tirar a dúvida de como fazer um concurso unificado e cobrar conhecimento específico. Algumas áreas tiveram medo de entrar e não conseguirem ter servidores com aquele conhecimento específico na área, mas acho que isso foi dirimido pela maneira como foi organizado. Agora, estamos trabalhando muito na segurança”, destacou Esther Dweck.

Em relação à integração dos aprovados do Concurso Nacional Unificado ao serviço público federal, a ministra destacou que será exigido o curso de formação na ocasião do ingresso no cargo. Além disso, a intenção é que em carreiras transversais (que permitem que o servidor atue em diversos órgãos) o aprovado passe por diversas áreas durante o estágio probatório para que ele possa identificar melhor quais são suas afinidades.

Nesse contexto, Esther Dweck sugeriu que o novo servidor passe algum tempo trabalhando em municípios mais pobres, para que possa adquirir maior conhecimento sobre a realidade brasileira.

“Curso de formação quando entrarem, e nessas áreas que são mais transversais que a pessoa rode em um período de estágio probatório para também entender qual é a área que ela tem mais afinidade e possa ser selecionada pelo chefe. Uma ideia é que passem um tempinho nesse período de estágio probatório em um município bem pobre no Brasil para conhecer um pouco a realidade brasileira”, explicou a ministra.

Vale lembrar que o Concurso Nacional Unificado registrou mais de 2 milhões de candidatos inscritos para concorrer às 6.640 vagas ofertadas em diversos órgãos do Poder Executivo Federal. As provas serão aplicadas no dia 5 de maio em 220 municípios de todas as regiões do país.

INTENSIVÃO DE REVISÃO PARA O CNU! Chegou a reta final para o concurso mais esperado da HISTÓRIA. Para deixá-lo ainda mais confiante, durante este mês de abril, teremos: aulas de questões, aulas de revisões e maratonas das principais matérias de cada bloco! Esta oportunidade é exclusiva para você que está se dedicando para mudar de vida e se tornar o próximo concursado.

Basta tocar no botão abaixo e se inscrever no CURSO GRATUITO, é muito fácil:

QUERO PARTICIPAR DO INTENSIVÃO GRATUITAMENTE

Panorama do Concurso Nacional Unificado

Conforme mencionado, o Concurso Nacional Unificado oferta 6.640 vagas de níveis médio e superior de formação para 21 órgãos e entidades do Executivo Federal.

As oportunidades estão distribuídas em 8 blocos temáticos, segmentados conforme mostrado abaixo:

  • Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 727 vagas;
  • Bloco 2 – Tecnologia, Dados, e Informação: 597 vagas;
  • Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas: 530 vagas;
  • Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor: 971 vagas;
  • Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.016 vagas;
  • Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação: 359 vagas;
  • Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública: 1.748 vagas;
  • Bloco 8 – Nível Intermediário: 692 vagas.

Os aprovados no certame receberão salários iniciais que variam entre R$ 5.866,69 (Técnico do IBGE) e R$ 22.921,71 (Auditor Fiscal do Trabalho).

As provas objetivas e discursivas serão aplicadas, para todos os cargos, no dia 5 de maio de 2024, em dois turnos, sendo:

  • Turno matutino (2h30 de prova)
    • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimento específico do bloco;
    • Nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.
  • Turno Vespertino (3h30 de prova)
    • Nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões);
    • Nível médio: provas objetivas (40 questões).

Confira aqui um Guia completo do Concurso Nacional Unificado!

Sua preparação precisa ser eficiente, direcionada e, principalmente, ACESSÍVEL. Pensando em você, desenvolvemos um produto: o Resumo Direcionado, para que você possa focar na revisão e maximizar seus estudos com nosso material de qualidade.

Você terá acesso a resumos, questões e todo apoio para enfrentar essa reta final para o bloco 8! Aproveite essa oportunidade para dedicar-se ao seu futuro e conquistar sua aprovação de uma vez por todas!

Toque no botão abaixo:

Quero direcionar meus estudos

Resumo do Concurso Nacional Unificado

RETA FINAL PARA O CNU!


Falta menos de 2 meses para o maior concurso público da história! A preparação vem sendo intensa e focada para você que estuda com o Direção Concursos.

Pensando em você, nossos especialistas se uniram para realizar, a partir do MÊS DE ABRIL, o maior intensivão que você já viu para o CNU. Serão aulas de questões, aulas de revisões, maratonas das principais matérias dos blocos e muito mais!

Otimize todo o seu tempo se increvendo nesse evento GRATUITO!

Quer concorrer DE VERDADE no CNU?

Clique na imagem abaixo e aumente suas chances de aprovação:

Juliane Freitas

Juliane Freitas

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.