Juliane Freitas • 12/07/2024
A proibição de anotar os gabaritos do Concurso Nacional Unificado tem causado polêmica entre os candidatos inscritos e o assunto vem sendo discutido em várias esferas do governo federal a fim de conseguir a liberação por parte do Ministério da Gestão e Inovação. No entanto, a definição da questão deve demorar um pouco mais para acontecer.
Isso porque uma nova audiência, que estava prevista para acontecer neste 12 de julho, foi remarcada para a próxima quinta-feira, 18 de julho. O adiamento ocorreu a pedido da Advocacia-Geral da União e a expectativa é que o órgão apresente uma proposta sobre o tema.
O encontro mais recente foi realizado em 10 de julho e reuniu representantes do MGI e outros órgãos como a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Defensoria Pública da União (DPU).
É importante destacar que a Defensoria Pública da União defende a anotação do gabarito e conseguiu êxito nesta liberação no concurso público da Caixa Econômica Federal, cujas provas foram aplicadas em maio de 2024. O Ministério Público Federal apoia a DPU e informou que ingressará na ação no polo ativo, ou seja, a favor da liberação da anotação do gabarito.
Na outra ponta, a AGU defende os interesses do Ministério da Gestão e Inovação (MGI) no sentido de manter a decisão sobre a proibição de anotar os gabaritos.
A expectativa é que o impasse tenha uma conclusão em breve, já que as provas ojbetivas e discursivas do Concurso Nacional Unificado serão realizadas no dia 18 de agosto. A avaliação ocorrerá em 228 municípios do país, para mais de 2,1 milhões de participantes.
CONFIRA OS CURSOS DO DIREÇÃO PARA ESTE CONCURSO!
Recentemente, um novo cronograma foi anunciado pelo MGI, com o detalhamento de outros eventos, além das provas que irão acontecer em 18 de agosto.
Nesse contexto, vale destacar que a divulgação do resultado final do certame está prevista para acontecer em 21 de novembro, e a convocação dos aprovados para a posse, em janeiro de 2025.
Confira quais foram as datas confirmadas pelo MGI, até o momento:
PUBLICIDADE
O Concurso Nacional Unificado oferta 6.640 vagas de níveis médio e superior de formação para 21 órgãos e entidades do Executivo Federal.
As oportunidades estão distribuídas em 8 blocos temáticos, segmentados conforme mostrado abaixo:
Os aprovados no certame receberão salários iniciais que variam entre R$ 5.866,69 (Técnico do IBGE) e R$ 22.921,71 (Auditor Fiscal do Trabalho).
Segundo o edital, as provas objetivas e discursivas serão aplicadas simultaneamente, para todos os cargos, em dois turnos, sendo:
A previsão do governo federal é que as mesmas provas que já foram impressas e seriam aplicadas em 5 de maio sejam aplicadas no dia 18 de agosto.
Aproveite nossa promoção especial de assinaturas e tenha acesso a mais de 300 cursos preparatórios para concursos públicos.
Com nossos conteúdos cuidadosamente elaborados e a orientação dos nossos professores experientes, você terá acesso a conteúdos completos e com muita qualidade. Cada curso é feito para oferecer o melhor material de estudo, com vídeos, PDFs, e milhares de questões resolvidas e comentadas para maximizar seu aprendizado.
Não perca essa oportunidade de transformar sua preparação e alcançar a tão sonhada aprovação. Nosso compromisso é com o um conhecimento de qualidade que há quase 6 anos já aprovou milhares de alunos. Garanta sua assinatura e comece hoje mesmo a mudar seu futuro!
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.