Juliane Freitas • 17/01/2024
Os editais do Concurso Nacional Unificado já foram publicados, ofertando 6.640 vagas de níveis médio e superior, e os concurseiros têm se perguntado sobre a pontuação mínima para ser aprovado no certame.
Os interessados poderão realizar as inscrições por meio do portal Gov.br, no período entre 19 de janeiro e 9 de fevereiro. Já as provas, serão aplicadas no dia 5 de maio de 2024.
Confira, nessa matéria, qual é o mínimo de questões que o candidato deverá acertar na prova objetiva para ser considerado aprovado no Concurso Nacional Unificado!
O Concurso Nacional Unificado oferta 6.640 vagas de níveis médio e superior e o Direção Concursos preparou o material mais completo e o time de professores mais qualificado do mercado para te ajudar a conquistar sua vaga!
Clique no botão abaixo e acelere sua preparação para esta incrível oportunidade:
De acordo com o edital do bloco 8, que oferta vagas para cargos de nível médio, para ser considerado aprovado nas provas objetivas, o candidato deverá obter, no mínimo, 30% do total de pontos da prova. Além disso, não poderá tirar nota zero na redação.
Para realizar o cálculo da nota de corte ponderada das provas objetivas, será multiplicada a nota máxima ponderada pelo percentual mínimo de aproveitamento necessário para que o candidato não seja eliminado, ou seja, pelo percentual de 30%.
É importante lembrar que, embora diferentes cargos sejam ofertados no mesmo mesmo edital (e através da mesma prova objetiva), as questões possuem pesos diferentes conforme o cargo escolhido.
Veja os cargos em que as questões da prova objetiva valerão 0,7 ponto cada uma:
Dessa forma, os candidatos aos cargos descritos acima, deverão obter, no mínimo, 21 pontos na prova objetiva para ser considerado aprovado, ou seja 18 questões. Vale lembrar que a prova terá 60 questões de múltipla escolha.
Veja, detalhadamente, como será realizado o cálculo:
Agora, confira o cargo em que cada questão terá pontuação de 0,8:
Nesse caso, para ser aprovado, o candidato deverá obter, no mínimo, 24 pontos na prova objetiva, ou seja, 18 questões. Lembrando que a prova terá 60 questões de múltipla escolha.
Veja como será realizado o cálculo da nota para Técnico do IBGE:
Já para os cargos de nível superior, distribuídos ao longo dos blocos 1, 2, 3, 4, 5 6 e 7, os candidatos deverão alcançar, no mínimo, 40% do total de pontos da prova de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos para serem considerados aprovados. Os candidatos também não poderão tirar nota zero na prova discursiva.
Para o cálculo da nota de corte ponderada da Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais e da Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos, deve se multiplicar a nota máxima ponderada pelo percentual mínimo de aproveitamento necessário para que o candidato não seja eliminado, ou seja, pelo percentual de 40%.
Da mesma foram que ocorre com os cargos de nível médio, as provas para cargos de nível superior terão questões de pesos diferentes, conforme o cargo escolhido.
A título de exemplo, analisaremos as regras para os cargos de Auditor Fiscal do Trabalho (AFT) e Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS), a fim de verificar quantas questões o candidato deverá acertar para ser aprovado no certame.
Veja a tabela abaixo:
Ao observar a tabela, é possível verificar que a prova de conhecimentos gerais terá 20 questões valendo 0,25 ponto cada uma. Assim, o candidato deverá obter, no mínimo, 10 pontos ou 8 questões corretas para ser aprovado.
Já na prova de conhecimentos específicos, com 50 questões valendo 0,55 ponto cada uma, o candidato deverá obter, pelo menos, 22 pontos ou 20 questões corretas.
O candidato aos cargos de AFT ou ATPS precisarão, então, acertar 28 questões do total de 70 (sendo 8 de conhecimentos básicos e 20 de conhecimentos específicos) e não zerar a prova discursiva para ser considerado aprovado no certame.
Por fim, é relevante mencionar que, conforme consta nos editais do Concurso Nacional Unificado, os candidatos aprovados em cadastro reserva poderão ser contratados temporariamente em processos seletivos futuros. Veja:
O edital do CNU já saiu! E para você começar a navegar pelas matérias que serão cobradas em cada bloco. O Direção Concursos montou editais verticalizados de todos os blocos temáticos! Fique à frente do seu concorrente, e comece sua preparação agora.
O tempo será curto.
Acesse todos os blocos temáticos verticalizados gratuitamente. Toque no botão abaixo:
Baixe aqui seu Material Gratuito
O maior concurso público da história exige uma preparação acima da média. Quando teremos um novo concurso dessa magnitude? Difícil imaginar. Portanto, essa é a sua oportunidade.
São 6.640 vagas, 21 carreiras e até R$ 26 mil de salário inicial. No nosso material, você encontra:
Quer concorrer DE VERDADE no CNU?
Clique na imagem abaixo e aumente suas chances de aprovação:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.