Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Concurso Nacional Unificado: só 30% para ser aprovado? Veja nota de corte!

Concurso Nacional Unificado: só 30% para ser aprovado? Veja nota de corte!

Os editais do Concurso Nacional Unificado já foram publicados, ofertando 6.640 vagas de níveis médio e superior, e os concurseiros têm se perguntado sobre a pontuação mínima para ser aprovado no certame.

Os interessados poderão realizar as inscrições por meio do portal Gov.br, no período entre 19 de janeiro e 9 de fevereiro. Já as provas, serão aplicadas no dia 5 de maio de 2024.

Confira, nessa matéria, qual é o mínimo de questões que o candidato deverá acertar na prova objetiva para ser considerado aprovado no Concurso Nacional Unificado!

O Concurso Nacional Unificado oferta 6.640 vagas de níveis médio e superior e o Direção Concursos preparou o material mais completo e o time de professores mais qualificado do mercado para te ajudar a conquistar sua vaga!
Clique no botão abaixo e acelere sua preparação para esta incrível oportunidade:

QUERO SER APROVADO NO CNU!

Qual é a pontuação mínima para ser aprovado no CNU?

Para cargos de nível médio

De acordo com o edital do bloco 8, que oferta vagas para cargos de nível médio, para ser considerado aprovado nas provas objetivas, o candidato deverá obter, no mínimo, 30% do total de pontos da prova. Além disso, não poderá tirar nota zero na redação.

Para realizar o cálculo da nota de corte ponderada das provas objetivas, será multiplicada a nota máxima ponderada pelo percentual mínimo de aproveitamento necessário para que o candidato não seja eliminado, ou seja, pelo percentual de 30%.

É importante lembrar que, embora diferentes cargos sejam ofertados no mesmo mesmo edital (e através da mesma prova objetiva), as questões possuem pesos diferentes conforme o cargo escolhido.

Veja os cargos em que as questões da prova objetiva valerão 0,7 ponto cada uma:

  • FUNAI, Cargo: Técnico em Indigenismo;
  • MAPA, Cargo: Agente de atividades agropecuárias;
  • MAPA, Cargo: Agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal;
  • MAPA, Cargo: Técnico de laboratório.

Dessa forma, os candidatos aos cargos descritos acima, deverão obter, no mínimo, 21 pontos na prova objetiva para ser considerado aprovado, ou seja 18 questões. Vale lembrar que a prova terá 60 questões de múltipla escolha.

Veja, detalhadamente, como será realizado o cálculo:

Agora, confira o cargo em que cada questão terá pontuação de 0,8:

  • IBGE, Cargo: Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas.

Nesse caso, para ser aprovado, o candidato deverá obter, no mínimo, 24 pontos na prova objetiva, ou seja, 18 questões. Lembrando que a prova terá 60 questões de múltipla escolha.

Veja como será realizado o cálculo da nota para Técnico do IBGE:

Para cargos de nível superior

Já para os cargos de nível superior, distribuídos ao longo dos blocos 1, 2, 3, 4, 5 6 e 7, os candidatos deverão alcançar, no mínimo, 40% do total de pontos da prova de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos para serem considerados aprovados. Os candidatos também não poderão tirar nota zero na prova discursiva.

Para o cálculo da nota de corte ponderada da Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais e da Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos, deve se multiplicar a nota máxima ponderada pelo percentual mínimo de aproveitamento necessário para que o candidato não seja eliminado, ou seja, pelo percentual de 40%.

Da mesma foram que ocorre com os cargos de nível médio, as provas para cargos de nível superior terão questões de pesos diferentes, conforme o cargo escolhido.

A título de exemplo, analisaremos as regras para os cargos de Auditor Fiscal do Trabalho (AFT) e Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS), a fim de verificar quantas questões o candidato deverá acertar para ser aprovado no certame.

Veja a tabela abaixo:

Ao observar a tabela, é possível verificar que a prova de conhecimentos gerais terá 20 questões valendo 0,25 ponto cada uma. Assim, o candidato deverá obter, no mínimo, 10 pontos ou 8 questões corretas para ser aprovado.

Já na prova de conhecimentos específicos, com 50 questões valendo 0,55 ponto cada uma, o candidato deverá obter, pelo menos, 22 pontos ou 20 questões corretas.

O candidato aos cargos de AFT ou ATPS precisarão, então, acertar 28 questões do total de 70 (sendo 8 de conhecimentos básicos e 20 de conhecimentos específicos) e não zerar a prova discursiva para ser considerado aprovado no certame.

Por fim, é relevante mencionar que, conforme consta nos editais do Concurso Nacional Unificado, os candidatos aprovados em cadastro reserva poderão ser contratados temporariamente em processos seletivos futuros. Veja:

Conteúdo Programático Verticalizado: Todos os blocos verticalizados!

O edital do CNU já saiu! E para você começar a navegar pelas matérias que serão cobradas em cada bloco. O Direção Concursos montou editais verticalizados de todos os blocos temáticos! Fique à frente do seu concorrente, e comece sua preparação agora.

O tempo será curto.

Acesse todos os blocos temáticos verticalizados gratuitamente. Toque no botão abaixo:

Baixe aqui seu Material Gratuito

Resumo do Concurso Nacional Unificado

Passe no CNU pagando POUCO!

O maior concurso público da história exige uma preparação acima da média. Quando teremos um novo concurso dessa magnitude? Difícil imaginar. Portanto, essa é a sua oportunidade.

São 6.640 vagas, 21 carreiras e até R$ 26 mil de salário inicial. No nosso material, você encontra:

  • Orientação sobre os blocos temáticos
  • Videoaulas atualizadas
  • PDFs direcionados só com o que vai cair na prova
  • Professores gabaritados
  • E muitos outros benefícios

Quer concorrer DE VERDADE no CNU?

Clique na imagem abaixo e aumente suas chances de aprovação:

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:
Juliane Freitas

Juliane Freitas

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.