Wanessa Alves • 05/10/2023
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou a Portaria que regulamenta o Concurso Nacional Unificado (CNU). Conforme indica o texto, o prazo final para criação da Comissão de Governança do certame é até 30 de outubro. A contratação da banca deverá ser anunciada até 22 de novembro.
O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) dessa quarta-feira, 4 de outubro.
De acordo com a ministra do MGI, Esther Dweck, do total de 9.116 vagas autorizadas para entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, 6.590 oportunidades serão ofertadas através do edital unificado. Ou seja, cerca de 72% do total de vagas anunciadas.
Conforme indica o documento, os objetivos do CNU são:
Confira o cronograma de ações do CNU determinados na Portaria:
O concurso será dividido, obrigatoriamente, em duas etapas:
A critério de cada órgão ou entidade, o resultado do CNU poderá ser aproveitado em etapas adicionais de caráter eliminatório e/ou classificatório, conforme legislação específica do processo seletivo de cada cargo.
Em caso de vagas que exigem etapas adicionais e curso de formação, por exemplo, os custos e as regras das fases serão responsabilidade do respectivo órgão ou entidade que está promovendo a vaga.
Os gastos com o CNU serão divididos entre as entidades participantes do concurso. No entanto, a Portaria estabelece que até um milhão de inscritos, o valor será integralmente custeado pelo MGI.
Entre um milhão e um e dois milhões e quinhentos mil inscritos, os órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional que fizerem a adesão deverão descentralizar os créditos orçamentários e repassar os recursos financeiros correspondentes para o MGI, proporcionalmente ao número de vagas e em conformidade com o número final de inscritos.
A partir de dois milhões e quinhentos mil e um inscritos os valores excedentes poderão ser custeados parcial ou integralmente pelo MGI.
Confira a Portaria na íntegra!
Baixe aqui seu Material Gratuito
De acordo com o MGI, a lista oficial de órgãos e Ministérios que aderiram ao certame unificado abrange o total de 6.590 vagas.
Confira, detalhadamente, quem irá aderir ao unificado e o respectivo número de vagas:
Veja quais são as carreiras e o respectivo número de vagas em cada um dos órgãos participantes do edital unificado, conforme tabela divulgada pelo MGI:
Confira, detalhadamente, clicando aqui!
De acordo com a ministra, o conteúdo das provas será divulgado apenas na ocasião da publicação do edital. No entanto, como explica Dweck, o candidato que já vem se preparando para as provas, pode esperar por cobranças dentro do que já vem sendo praticado no cenário dos concursos federais.
Vale destacar que o candidato poderá escolher 1 dentre os 8 blocos temáticos (que reúnem os cargos e vagas de cada área) e realizará uma única inscrição e ordenando suas preferências. Assim, ele poderá ser aproveitado para qualquer cargo do seu bloco, a depender de sua nota.
Ainda segundo Esther Dweck, os Blocos Temáticos deve ser definidos ainda na primeira quinzena de outubro e a expectativa é que mais órgãos manifestem interesse em aderir aos certame.
A avaliação acontecerá em um único dia e será segmentada em:
Entenda mais sobre os Blocos Temáticos, clicando aqui!
Anteriormente, o MGI já havia anunciado 179 cidades de aplicação das provas, em todas as regiões do país. A novidade fica por conta do acréscimo de uma cidade a mais: São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.
Confira as outras cidades que terão aplicadas as provas do Concurso Nacional Unificado!
Veja, no quadro abaixo, a linha do tempo prevista para a realização do certame:
Clique aqui para conferir, na íntegra, as novas informações do CNU!
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Wanessa Alves
Produtora de conteúdo no time de jornalismo do Direção Concursos. Formada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.