Maurício Miranda Sá • 22/03/2019
Foi publicado, na última quinta-feira (21/03/2019), edital para o concurso PC ES para Delegado.
O concurso PC ES, Polícia Civil do Espírito Santo, para Delegado, será organizado pelo Instituto Acesso e traz 33 vagas, sendo duas para candidatos considerados Pessoa com deficiência.
As inscrições para o concurso PC ES serão dos dias 22 de março de 2019 a 24 de abril de 2019, e terão valor de R$ 138,00.
O cargo de Delegado da PC ES receberá, inicialmente, um salário de R$ 10.0558,56 para uma jornada de 40h semanais.
Confira nossos cursos na área policial neste link
O concurso PC ES será realizado em sete etapas distintas, como podemos observar a seguir:
Conforme dispõe o edital, as etapas serão realizadas na Região Metropolitana de Vitória/ES.
A primeira etapa do concurso PC ES será a de prova objetiva, trazendo as seguintes disciplinas, separadas em 120 questões:
Como podemos ver, todas as disciplinas cobradas no conteúdo são de conhecimento jurídico.
Já a prova discursiva abrangerá conhecimentos de Direito Penal, Processual Penal e Constitucional, além de contar com uma peça prática. Veja a seguir:
O exame de aptidão física no concurso PC ES, também conhecido por TAF (Teste de Aptidão Física), verificará a capacidade do candidato para suportar as exigências do cargo.
Os candidatos aprovados até a posição nº 165 nas provas de conhecimento intelectual, estarão aptos a participarem do TAF.
Após as provas objetiva, discursiva e de teste físico, o candidato aprovado no concurso PC ES será avaliado no exame médico, de sanidade mental e psicotécnico, conforme a primeira tabela explicativa no texto acima.
Serão convocados os candidatos considerados aptos em todas as etapas anteriores e que atenderem os demais requisitos do edital.
As matérias de Direito Penal, Processual Penal e Constitucional darão o norte da prova oral, que terá caráter classificatório e eliminatório, valendo 20 pontos.
Seguindo na sequencia das etapas, o concurso PC ES para Delegado traz, ainda, a prova de títulos que trará um total de 20 pontos máximos agregados.
A quinta etapa do concurso PC ES para Delegado solicita do candidato a comprovação do cumprimento mínimo de prática forense ou atividade policial.
Tal solicitação será de inteira responsabilidade do candidato e tem caráter eliminatório.
A sexta etapa do concurso PC ES para Delegado é a Investigação Social, que visa apurar se o candidato apresenta conduta irrepreensível e idoneidade moral inatacável.
A sétima e última etapa do concurso PC ES para Delegado consiste no curso de formação profissional.
Estarão aptos para o curso de formação profissional os 33 aprovados em todas as etapas do concurso.
Um dado importante é que os candidatos classificados fora do número de vagas poderão ser submetidos ao curso de formação, a critério e conveniência da administração pública.
Confira neste link o edital PC ES 2019
Confira nossos cursos na área policial neste link
Para receber todas as notícias sobre concursos públicos, salve o nosso número e envie uma mensagem com sua(s) área(s) preferida(s) de estudo.
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.