Adriele Silva • 02/02/2024
Em dezembro de 2023 o Concurso PC MG (Polícia Civil de Minas Gerais) foi autorizado para o provimento de 255 vagas! Ao que tudo indica, o edital deve ser publicado durante o primeiro semestre de 2024.
Confira a distribuição das oportunidades:
O último edital na área administrativa foi publicado em 2022 e ofertou 165 vagas imediatas. Já para a carreira policial os últimos editais foram publicados em 2021 e contaram com vagas para os cargos de Escrivão, Investigador e outros.
A seguir, confira o panorama do Concurso PC MG e veja as principais informações referentes a cargos, vagas, salários e mais!
Quer saber tudo sobre a área policial? Quer ficar por dentro das próximas oportunidades para a sua área de estudos? O ano promete diversas oportunidades em diferentes cargos da área Policial! Faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e participe da Operação Gavião. E ainda fique sabendo das novidades em primeira mão para a área Policial:
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DA OPERAÇÃO GAVIÃO NO TELEGRAM
O Governo de Minas Gerais autorizou um novo concurso PC MG para o provimento de 255 vagas! Serão 54 vagas para Delegado, 165 vagas para Investigador, 36 vagas para Perito Criminal e 10 vagas para Médico Legista.
Veja o anúncio na íntegra:
Em 2022 foi publicado o edital do Concurso PC MG (Administrativa) ofertando 51 oportunidades para o cargo de analista e 114 para o cargo de técnico.
No ano anterior, em 2021, houve o lançamento do edital para a carreira policial, onde foram ofertadas diversas vagas para cargos de Escrivão, Investigador e outros.
Para o cargo de analista, a divisão das vagas foi dada pela seguinte forma:
Já para o cargo de técnico assistente, as 114 vagas foram divididas assim:
Em contrapartida, o edital PC MG para a carreira policial, realizado em 2021, trouxe as seguintes vagas e cargos:
Em fevereiro de 2022 foi aprovado, em primeiro turno, o projeto de lei que reajustava em 41,7% o salário dos policiais militares e civis de Minas Gerais, porém o governo decidiu por conceder o aumento de apenas 13%.
Segundo o governo, se o percentual reivindicado fosse sancionado, a adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal seria inviabilizada.
Conforme o Portal da Transparência do órgão, a remuneração atual dos servidores é de:
Perito e médico legista
Remuneração do cargo de Delegado
Remuneração para Escrivão e Investigador
Dentro da carreira policial estão inclusos os cargos de: Delegado, Escrivão, Investigador, Peritos e Médicos Legistas.
Com isso, os pré-requisitos de escolaridade de cada cargo é:
Além de conferir as escolaridades dos cargos, é importante saber a atribuição de cada um.
O Delegado é o responsável por presidir a investigação criminal de acordo com seu livre convencimento técnico jurídico. Além das atribuições investigativas, ele pode realizar atividades administrativas, como chefiar unidades policiais.
O Investigador de Polícia é o policial civil responsável pelo cumprimento e formalização das diligências policiais, mandados e outras determinações do Delegado de Polícia competente.
O Escrivão de Polícia é o policial civil que cumpre as formalidades processuais nos autos de inquérito, tomando por termo oitivas, lavrando autos, mandados e demais atos de ofício.
O Médico-Legista é o policial civil responsável por realizar os exames periciais em pessoas (vivas ou mortas) para subsidiar a determinação da causa mortis ou da natureza da lesão no âmbito da investigação criminal.
O Perito Criminal é o policial civil responsável por realizar os laudos periciais em locais de crime, desastres e em objetos a eles relacionados, quando requisitados pelo Delegado de Polícia.
O Técnico da Polícia é aquele profissional responsável por executar as tarefas de apoio técnico, administrativo e logístico.
Por fim, o Analista é responsável por executar as atividades de natureza administrativa nas áreas contábil, jurídica, estatística, tecnológica, biblioteconômica, de cerimonial, de relações públicas e outras.
O concurso PCMG, para ambos os cargos administrativo, foi composto por uma única etapa: a prova objetiva.
Para a carreira de ANALISTA DA POLÍCIA CIVIL, o exame foi composto por 60 questões de múltipla escolha, cada uma com 04 opções, existindo apenas uma opção correta, divididas entre as seguintes matérias:
A Prova de Conhecimentos Objetiva para a carreira de TÉCNICO ASSISTENTE DA POLÍCIA CIVIL contou com 60 questões de múltipla-escolha, cada uma com 04 opções. Veja as matérias;
O concurso PC MG para carreira policial, por sua vez, foi composto pelas seguintes etapas:
As provas objetivas do concurso PC MG para cada um dos cargo ofertados tiveram as seguintes disciplinas em seu escopo:
Em linhas gerais, o TAF, aplicado somente para a carreira policial, foi composto pelo seguintes exercícios:
Os testes de capacidade física, de caráter eliminatório, foram realizados em 04 (quatro) modalidades devendo o candidato atingir, para aprovação, o desempenho mínimo de 02 (dois) pontos em cada teste específico e o índice mínimo de 50% (cinquenta por cento) no total dos pontos distribuídos.
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Adriele Silva
Formada em jornalismo pela Unesp Bauru (SP) e mestre em jornalismo pela UEPG (PR).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.