Maurício Miranda Sá • 17/08/2020
O Diário Oficial do Pará tornou público, na manhã deste dia 17 de agosto, o edital de licitação da 2ª fase (referente à abertura das propostas) da concorrência pública que irá escolher a banca organizadora do próximo concurso PC PA (Polícia Civil do Pará).
Sabe-se que se encontram na disputa seis bancas, sendo elas o Cetap, o Cebraspe/Cespe, o Iades, a Fadesp, o Instituto AOCP e a Consulplan. Segundo o documento, essa fase do processo licitatório será realizada no dia 21 de agosto (às 9h00 da manhã) na Secretaria de Planejamento do Estado.
Vale salientar que a mesma publicação foi feita para o concurso PM PA, outro certame policial esperado no estado (saiba mais clicando aqui).
No dia14 de agosto, o Diário Oficial do Estado trouxe a informação de que a Comissão Especial de Licitação, responsável pela escolha da banca do concurso PC PA, havia sido modificada mais uma vez, com a retirada de um dos membros designados em 17 de setembro (2019).
Apesar das alterações no grupo formado para gerir o processo licitatório que terá como resultado final a escolha da organizadora, a Seplad (Secretaria de Planejamento e Administração do Pará) já tem data para essa definição: novembro.
A informação foi repassada através do Instagram oficial do órgão. Confira no vídeo a seguir:
O concurso PCPA 2020 terá edital publicado com 1.496 vagas distribuídas entre os seguintes cargos: delegado (265), escrivão (252), investigador (818), papiloscopista (160).
A remuneração paga aos servidores do órgão pode chegar ao valor de até R$ 17 mil, a depender do cargo escolhido. Veja:
Os valores ainda podem ser acrescidos de diversas gratificações, como:
Para garantir uma das vagas postas em disputa no concurso PC PA, o candidato deve possuir nível superior de escolaridade, sendo o cargo de delegado privativo de cidadãos formados no curso de Direito.
No custa lembrar que o concurso PCPA será regionalizado e terá suas vagas destinadas às localidades de Belém, Marabá, Altamira, Satarém, Itaituba e Redenção.
As últimas provas do concurso PC PA foram aplicadas em 2016 e teve a organização da banca Funcab. À época, a seleção ofereceu 500 vagas totais, divididas em 300 vagas para Investigador, 180 para Escrivão e 20 para Papiloscopista.
O certame foi definido com seis etapas, sendo elas: prova objetiva, prova de capacitação física, exame médico, exame psicológico e investigação criminal e social. A remuneração oferecida para todos os cargos foi de R$ 5.204,05.
A prova objetiva veio com 80 questões separadas em nove disciplinas, como: português, informática, raciocínio lógico, administrativo, constitucional, penal, processo penal, legislação especial e medicina legal.
Já no TAF, foram exigidos os seguintes exercícios: Teste de Flexo-extensão de cotovelos (Apoio), Teste de abdominal, Teste de corrida de 12 minutos e Teste de Natação.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.