Juliane Freitas • 26/01/2023
Os concurseiros que desejam ser aprovados no concurso PC SP (Polícia Civil de São Paulo) podem esperar por excelentes oportunidades em breve!
Isso porque, durante entrevista no último 25 de janeiro, o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, comentou sobre o propósito de realizar concursos simultâneos para a força policial do estado.
“Provavelmente ainda esse ano nós teremos mais concursos, acontecendo simultaneamente, para que a gente possa entregar porque, entre lançar o edital, fazer o concurso, nomear e tomar posse, é um lapso temporal de uns dois anos. A gente quer, em caráter emergencial, lançar novos concursos para, em um prazo de dois anos, recompor o efetivo de todas as polícias”, destacou Guilherme Derrite.
Além disso, o secretário mencionou a necessidade de recomposição emergencial no Quadro de servidores da Segurança Pública, já que o déficit chega a 15% na PM SP, 25% na Polícia Técnico-Científica e 33% na PC SP.
“A gente está trabalhando hoje com quase 15% de defasagem na Polícia Militar, 25% na Polícia Técnico-Científica e quase 33% na Polícia Civil. Isso é um grave problema. Para isso, nós já temos em andamento um concurso para nomear 2.939 novos policiais civis, 250 delegados, 1.600 investigadores, escrivães, 189 médicos legistas para dar esse suporte emergencial, porque a palavra é essa, é uma emergência a recomposição do efetivo”, explica o secretário.
É importante lembrar que no mês de setembro de 2022, o Diretor da Divisão de Administração de Pessoal (DAP), delegado Gilson Cezar, anunciou uma nova seleção para a PC SP, que deve ocorrer já no início de 2023.
Foram autorizadas 3.500 vagas, que serão distribuídas de forma regionalizada. A segmentação das oportunidades seria realizada da seguinte forma:
Confira, abaixo, trecho da entrevista:
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
O último concurso PC SP está em andamento e teve seu edital publicado em 2022. Foram ofertadas 2.939 oportunidades, distribuídas conforme abaixo:
Os aprovados irão receber salários iniciais variando entre R$ 3.931,18 e R$ 10.382,48, a depender do cargo escolhido pelo candidato.
O certame foi organizado pela banca Fundação Vunesp e as provas objetivas foram aplicadas no dia 22 de maio de 2022 para os cargos de escrivão e investigador, e 12 de junho de 2022 para médico legista e delegado.
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.