Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso PCDF: como estudar? [GUIA COMPLETO]

Concurso PCDF: como estudar? [GUIA COMPLETO]

O concurso PCDF está cada vez mais próximo. Com a proximidade dos editais de Agente e Escrivão, os concurseiros começam a ter dúvidas de como fazer uma boa preparação para os certames.

Nesta notícia, você saberá como estudar para o concurso PCDF, além de tomar nota das matérias mais importantes e dos pesos de cada uma das disciplinas do último edital.

Confira as matérias cobradas no concurso PCDF 2013

Agente PCDF

Conhecimentos básicos:

  • Língua Portuguesa – 23 questões
  • Noções de Informática – 15 questões
  • Raciocínio Lógico – 15 questões
  • Atualidades – 7 questões

Conhecimentos específicos:

  • Direito Constitucional – 10 questões
  • Direito Administrativo – 10 questões
  • Direito Penal – 8 questões
  • Direito Processual Penal – 13 questões
  • Legislação Específica – 8 questões
  • Legislação Extravagante – 11 questões

Escrivão PCDF

Conhecimentos básicos:

  • Português – 17 questões
  • Informática – 5 questões
  • Raciocínio Lógico – 5 questões
  • Atualidades – 2 questões
  • Administração – 16 questões
  • Estatística – 5 questões

Conhecimentos específicos:

  • Direito Constitucional – 15 questões
  • Direito Administrativo – 15 questões
  • Direito Penal – 12 questões
  • Direito Processual Penal – 8 questões
  • Legislação Específica – 8 questões
  • Legislação Extravagante – 12 questões

Importância das matérias – Agente PCDF

É fundamental ter conhecimento de como o Cespe organizou a prova do último concurso PCDF, em 2013. Vale lembrar que a empresa deve ser a mesma organizadora da seleção que está por vir.

Entre as matérias básicas, Português teve mais importância na nota final. No caso das disciplinas específicas, foi dado mais valor para Direito Processual Penal. É importante notar que todas as disciplinas tinham peso 1.

Outro ponto que o interessado no concurso Agente PCDF deve perceber é que duas matérias a mais serão cobradas em relação ao último edital: Legislação Orgânica do DF e Realidades do DF.

Além das matérias supracitadas, a prova de Agente ainda teve 25% dos pontos na questão discursiva, que consistiu de redação de texto dissertativo, de até 30 linhas.

Importância das matérias – Escrivão PCDF

Na prova de Escrivão, Português teve 14% da pontuação. Administração também teve um peso considerável (13%). Direito Constitucional e Direito Administrativo também foram bastante consideráveis.

Veja o quadro explicativo:

Outro ponto que o interessado no concurso Escrivão PCDF deve perceber é que duas matérias a mais serão cobradas em relação ao último edital: Legislação Orgânica do DF e Realidades do DF.

Além das matérias supracitadas, a prova de Escrivão ainda teve 14% dos pontos na questão discursiva, que consistiu da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas.

Veja a comparação entre Agente e Escrivão PCDF em 2013

MatériaAgenteEscrivão
Português SIM SIM
Informática SIM SIM
Raciocínio Lógico SIM SIM
Direito Constitucional SIM SIM
Direito Administrativo SIM SIM
Direito Penal SIM SIM
Direito Processual Penal SIM SIM
Legislação Específica SIM SIM
Legislação Extravagante SIM SIM
Administração NÃO SIM
Estatística NÃO SIM

Confira nossos cursos para Escrivão de Polícia e para Agente de Polícia


Nota de corte concurso PCDF 2013

Escrivão

Para Escrivão, as provas objetivas de continham 120 questões e tinham pontuação máxima de 120 pontos. Somadas a essa fase objetiva, havia ainda prova discursiva com valor de 20 pontos.

Portanto, o candidato poderia atingir a pontuação máxima de 140 pontos. Ao todo, 11.404 pessoas se inscreveram para disputar 98 vagas. Com isso, observe abaixo a nota de corte de diversas classificações:

nota de corte concurso PC DF 2013
nota de corte concurso PC DF 2013 2

Ao considerar que foram oferecidas 98 vagas para preenchimento imediato, a nota de corte ficou na casa dos 84,59, ou seja, um mínimo de 60% de aproveitamento na avaliação.

Agente

Para Agente, foram ofertadas 300 vagas e 28.472 candidatos se inscreveram. As provas também tinham 120 questões e uma etapa discursiva, que valia 40 pontos. Ou seja, o total possível era de 160 pontos.

concurso PC DF notas de corte 3

concurso PC DF notas de corte 3

Considerando que eram oferecidas 300 vagas, a nota de corte ficou entre 75% a 72% de aproveitamento em todas as etapas.

Estudo por questões

Sabe-se também que o estudo por questões é fundamental. Por isso, o Direção Concursos promove uma série de eventos desta natureza. Confira o vídeo abaixo:

Estude em um local apropriado

Com o intuito de facilitar a preparação do concurseiro, o Direção Concursos fechou parcerias com salas de estudo em diversos estados brasileiros.

O local de estudo pode ser um fator fundamental para que o candidato consiga sua aprovação. Por isso, buscamos locais que atendam aos principais anseios do estudante.

Os locais de estudo têm condições especiais para o aluno Gavião. É uma oportunidade que você não pode perder! Clique na imagem e veja mais!


Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.