Larissa Lustoza • 19/05/2021
Por conta de recentes decretos disponibilizados pelo país que proíbem a realização de concursos públicos, nova ação judicial foi impetrada para adiamento das provas do concurso PF. Caso específico ocorreu em Curitiba, por conta de decreto emitido pela prefeitura recentemente.
Por conta, do decreto de Curitiba, que declara explicitamente a proibição de concursos e processo seletivos, ação aponta que o edital de concurso PF choca-se “frontalmente com o decreto sanitário da municipalidade”.
“Por esta razão, faz-se necessária a urgente e indispensável intervenção judicial para assegurar a obediência ao
princípio da legalidade, bem como para assegurar a isonomia entre os candidatos”, declara.
Para ter mais celeridade o possível, ação processual se trata de uma tutela de urgência para que liminar seja deferida ou indeferida o mais breve e para que os candidatos não sejam prejudicados.
Com isso, ação pede que provas sejam suspensas em todo o território nacional até que elas possam ser realizadas em Curitiba, para que o princípio da isonomia não seja ferido.
Em síntese, ação de tutela de urgência pede que:
Confira abaixo trechos da ação judicial:
Em resposta para a equipe de jornalismo, prefeitura de Curitiba afirmou que, de fato, realização de concursos e processos seletivos está suspensa. Além disso, declarou que “quem descumprir o decreto fica passível de fiscalização e penalização”.
No momento, locais de provas para o concurso PF já estão disponíveis para consulta. Interessados devem entrar no site da banca organizadora Cebraspe e clicar no link que traz a consulta.
Provas estão, até o momento, ainda previstas para o dia 23 de maio. Candidatos irão passar por provas objetivas e discursivas.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.