Natália Pires • 29/01/2025
O novo concurso PF (Polícia Federal) está previsto para ser autorizado nos próximos dias, e uma dúvida comum é se o curso de tecnólogo será aceito no certame!
A resposta é: SIM!
A dúvida de muitos é devido à Lei Orgânica da carreira, atualmente em elaboração, cujo texto menciona o fim da aceitação do curso tecnólogo como comprovação de nível superior para ingresso no concurso PF.
Porém, é importante destacar que o documento é apenas uma minuta de projeto de lei, e as entidades que representam as carreiras não aprovaram o texto, até o momento. Dessa forma, os trâmites ainda levarão bastante tempo.
Inclusive, em outubro de 2024, o presidente da Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais), Marcus Firme, confirmou ao time de jornalismo do Direção, que dificilmente a nova regra passaria a vigorar já no próximo concurso público, tendo em vista o pouco espaço de tempo entre a publicação da norma e a abertura do certame.
Ou seja, o curso de tecnólogo ainda será aceito no próximo concurso PF, previsto para ser realizado neste ano de 2025!
Ei, concurseiro(a), já está se preparando para o concurso PF?
Então, faça parte do grupo de alunos que irão receber descontos, conteúdos EXCLUSIVOS e muito mais! Isso tudo será apenas para aqueles que estão focados em mudar de vida.
Entre AGORA no botão abaixo:
É importante destacar que, apesar dos nomes semelhantes, curso tecnólogo é diferente de curso técnico.
Tecnólogo é um curso de nível superior de curta duração, que varia entre 2 e 3 anos, voltado para a formação especializada e, consequentemente, para o mercado de trabalho, onde o estudante consiga um emprego rapidamente após a formação.
Já os cursos técnicos são programas de nível médio que têm o propósito de capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo.
Ou seja, o curso tecnólogo possibilita a formação profissional de nível superior, enquanto o curso técnico é voltado para técnicos de nível médio.
Vale ressaltar que o curso de tecnólogo não é aceito para cargos que possuem como requisito o diploma de graduação em bacharelado ou licenciatura, como é o caso do cargo de Delegado.
Em resposta ao time de jornalismo do Direção, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) informou que o novo concurso PF está previsto para ser realizado em 2025, com as nomeações ocorrendo em 2026.
Além disso, na última segunda-feira (27/1), o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, informou durante entrevista ao programa “Roda Vida”, da TV Cultura, que a autorização para as 1.810 vagas deve ocorrer nos próximos dias.
As oportunidades serão distribuídas da seguinte forma:
Em maio de 2024, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1213/24, de iniciativa o Poder Executivo, que prevê reajustes salariais para várias categorias, incluindo servidores da Polícia Federal (PF).
O aumento será concedido de forma escalonada até 2026, com a primeira parcela paga a partir de agosto de 2024.
Para os cargos de Agente, Escrivão e Papiloscopista os salários iniciais ficarão:
Já para os cargos de Delegado de Polícia Federal e Perito Criminal Federal, os valores iniciais do subsídio serão:
O Direção possui um canal exclusivo para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais.
Não perca tempo e entre agora!
ENTRE AGORA NO CANAL DE NOTÍCIAS!
O ano de 2025 já começou trazendo inúmeras oportunidades em concursos públicos, com salários iniciais que podem ultrapassar os R$ 30 mil. Se você quer se preparar com qualidade, preste atenção: a assinatura do Direção vai aumentar!Aproveite os últimos dias de oferta para garantir acesso vitalício à nossa plataforma completa por um valor promocional, que inclui:
É a sua chance de conquistar a melhor preparação para mais de 500 concursos antes que o preço suba. Toque no botão abaixo e dê o primeiro passo rumo à sua aprovação!
Natália Pires
Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.