PUBLICIDADE
Maurício Miranda Sá • 27/04/2020
O Governo Federal tornou pública a nomeação do nome de André Mendonça à frente da pasta da Justiça e Segurança Pública. O mais cotado para o cargo era Jorge Oliveira, secretário-geral da Presidência da República.
Jorge Oliveira, o então mais cotado para assumir o Ministério da Justiça (MJ), é um nome que se alinha de forma positiva quando se trata do concurso PF e da paridade salarial esperada pelos servidores da PCDF (Policial Civil do Distrito Federal) com a Polícia Federal.
Com Mendonça assumindo o cargo, não se sabe o que esperar do concurso PF (Polícia Federal) 2020.
O novo ministro, antes de assumir o cargo, foi Corregedor-Geral da Advocacia-Geral da União (AGU) e, posteriormente, ministro do mesmo órgão.
Além da nomeação do novo ministro da Justiça André Mendonça, a Polícia Federal tem novo diretor-geral. Trata-se de Alexandre Ramagem, que é próximo à família Bolsonaro.
O novo mandatário do órgão é delegado de carreira da PF desde o ano de 2005 e já foi responsável pelo comando de algumas divisões no órgão, como a Administração, Recursos Humanos e estudos, legislações e Pareceres, além de ter atuado na coordenação de eventos da corporação (como a Copa do Mundo FIFA e Olimpíadas).
Vale lembrar que, em 2018, Alexandre Ramagem trabalhou na segurança particular do então candidato à presidência, Jair Bolsonaro, durante da campanha eleitoral, e, em 2019, assumiu o posto de diretor da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência).
Alguns motivos levam a crer que Jorge Oliveira seria um bom nome para as pretensões do órgão de Polícia Federal, como o aumento de seu efetivo, bem como para colocar em pauta assuntos de interesse da categoria.
Além da PF, Oliveira também seria um bom nome para a PCDF, já que é favorável à medida que busca a paridade salarial entre a Polícia Federal e a Polícia Civl do Distrito Federal.
Em reunião realizada no Palácio Buriti, o governador distrital Ibaneis Rocha apresentou a proposta de paridade salarial entre os servidores dos dois órgãos.
Na ocasião, estava presente, dentre outros, Jorge Oliveira, secretário-geral da Presidência, o qual se pronunciou positivamente acerca da medida apresentada.
À época, o professor e um dos coordenadores do Direção Concursos, Victor Dalton, falou com Oliveira e teve a seguinte impressão:
“Estive no evento em que o governador Ibaneis Rocha entregou, em mãos, a proposta de paridade salarial entre os órgãos e, em sua fala, Jorge Oliveira disse ter vindo à reunião, em nome do presidente da República, por ser uma proposta que seria levada à pauta no governo Bolsonaro. Me pareceu ser o secretário bastante favorável à medida“, disse Dalton ao jornalismo do Direção Concursos.
A Polícia Federal aguarda novo concurso e pode ter edital publicado em 2020, ofertando 1.000 vagas. A possibilidade surgiu após divulgação do possível cronograma do certame.
O documento diz que a autorização do concurso Polícia Federal seria divulgada em maio e o edital em 21 de novembro, ambos de 2020. O órgão não confirma a veracidade, mas fontes internas garantem a informação.
O concurso PCDF para o cargo de Agente de Polícia Civil do DF terá mais um capítulo até o fim desta última semana de abril de 2020.
O delegado Robson Candido, diretor-geral do órgão, em sua conta no instagram no domingo (26/04), afirmou que o concurso PCDF Agente deverá ter “excelentes notícias” nesta semana.
É sabido que são esperadas 1.800 vagas para Agente da PCDF, sendo 600 para provimento imediato e 1.200 para formação de cadastro de reservas no órgão.
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.