Katharine Mota • 07/02/2022
O Projeto de Lei de n° 1786, de 2021 que trata da regulamentação da Polícia Ferroviária Federal (concurso PFF) aguarda um relator na Comissão de Segurança Pública (CSP), no Senado.
O texto traz diversos detalhes da carreira que já existe na Constituição Federal (CF), mas ainda não é regulamentada. Conforme o Art. 144 da CF, são órgãos que fazem parte da segurança pública:
Apesar do cargo estar previsto na Constituição Federal, ainda não existe um dispositivo legal que descreva as características específicas do policial ferroviário. Por isso, esse Projeto de Lei (PL) pretende disciplinar a instituição, sua organização, atribuições, carreira, regime de trabalho, remuneração e prerrogativas.
Caso seja aprovado, o preenchimento dos cargos da Polícia Ferroviária deverá ser feito por meio de concurso público.
Ainda conforme o projeto de Lei, para concorrer o candidato deverá apresentar certificado de nível superior idade mínima de 21 anos e carteira de habilitação a partir da categoria “B”.
Ainda conforme o Projeto de Lei, o cargo de inspetor de polícia ferroviária federal terá o salário de R$ 8.630,00 até R$ 13.756,93. Veja detalhes na imagem abaixo:
A projeto foi encaminhado sob a justificativa de que apesar de ter assento constitucional, a Polícia Ferroviária Federal
nunca foi implementada.
O projeto faz justiça a categoria que a muitos anos vem lutando para ter reconhecido o seu exercício profissional e todos que estavam atuando na polícia ferroviária em virtude de ausência de norma regulamentadora foram alocados em outros órgãos e afastados de suas funções (concurso PFF)
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!
Katharine Mota
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Já atuou na área de Assessoria de Comunicação, área de tecnologia e na produção de conteúdos no ramo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.