Maurício Miranda Sá • 25/11/2020
Outro órgão na área de segurança pública do Ceará que teve comissão formada em 24 de novembro foi o concurso PM CE, para o provimento de 2.200 vagas de soldados e oficiais.
Após as comissões, os próximos passos são elaborar o Projeto Básico, proceder ao processo licitatório para escolha de instituição organizadora, contratar a banca e publicado o edital.
Esse certame, juntamente com os concurso PC CE e PEFOCE deverá ter provas realizadas no primeiro semestre de 2021 e faz parte de um pacote de autorizações dadas este ano pelo governador Camilo Santana.
A partir do anúncio do novo concurso PM CE, muitos candidatos já começaram suas preparações em busca da garantia de uma das vagas. Como dito acima, as oportunidades são para soldados e oficiais.
Nas últimas seleções, aplicadas em 2013 e 2016, as provas foram regidas pelas bancas Cespe e Instituto AOCP. Os cargos de oficial e soldado exigem nível médio e superior, respectivamente.
Nesses anos, foram ofertadas 200 vagas para oficias e 4.200 vagas para soldados e, dentre outros requisitos de investidura nos cargos, era (e continua sendo) exigidas altura e idade mínima e máxima.
O concurso PM CE foi realizado em três fases, com várias etapas cada uma delas. A primeira fase foi de provas objetivas. A segunda, de inspeção de saúde e a terceira foi o Curso de Formação Profissional (CFP).
Para o cargo de soldado, as provas objetivas cobraram as disciplinas de português (20), atualidades (10), raciocínio lógico (5), matemática (10), informática (15) e conhecimentos específicos (60).
Dentre os conteúdos exigidos na parte de conhecimentos específicos, estavam presentes os seguintes:
Para o cargo de oficial, as provas objetivas cobraram as disciplinas de português, atualidades e raciocínio lógico (com 50 questões nessas três) e 70 itens divididos em administração, legislação militar estadual, administrativo, constitucional, penal, processo penal e extravagante.
Os candidatos para ambos os cargos ainda tiveram que passar por provas de aptidão física, o famoso TAF. Nesse, os testes previstos no edital eram os seguintes listados logo mais:
Você já sabe o que o PDF 2.0 que todo mundo está comentando? O professor Ronaldo Fonseca preparou um vídeo com todas as explicações sobre essa ferramenta que vai fazer toda a diferença na sua preparação:
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.