
O concurso PM SP (Polícia Militar de São Paulo) para Aluno-Oficial já está aberto e os interessados nesta oportunidade devem acelerar a preparação neste pós-edital.
São ofertadas 165 vagas de nível médio para Aluno-Oficial, com remuneração equivalente a R$ 4.833,27. As inscrições poderão ser realizadas no site da banca FGV entre 28 de abril e 2 de junho, mediante pagamento de taxa de participação de R$ 150,00. As provas serão aplicadas em 13 de junho de 2025.
Confira, a seguir, o que estudar para o concurso PM SP e aproveite esta ótima chance de conquistar seu cargo!
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O que estudar para o concurso PM SP
A Prova Objetiva constará de 80 (oitenta) questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada uma, sendo apenas uma alternativa correta.
Confira, abaixo, a estrutura das provas:
- Ciências Humanas e suas Tecnologias – 20 (vinte) questões, sendo:
- História: 6 (seis) questões;
- Filosofia: 4 (quatro) questões;
- Sociologia: 4 (quatro) questões;
- Geografia: 6 (seis) questões;
- Linguagens e Códigos – 24 (vinte e quatro) questões, sendo:
- Língua Portuguesa e interpretação de texto: 18 (dezoito) questões;
- Língua Inglesa ou Espanhola: 6 (seis) questões;
- Matemática e Ciências da Natureza – 30 (trinta) questões, sendo:
- Matemática: 12 (doze) questões;
- Física: 6 (seis) questões;
- Química: 6 (seis) questões;
- Biologia: 6 (seis) questões;
- Conhecimentos Específicos – 6 (seis) questões, sendo:
- Noções de Administração Pública: 2 (duas) questões;
- Noções Básicas de Informática: 4 (quatro) questões.
A Prova Objetiva será avaliada na escala de 0 (zero) a 80 (oitenta) pontos. Cada questão terá valor de 1 (um) ponto, sendo considerado habilitado o candidato que obtiver, no mínimo, 40 (quarenta) pontos.
Veja qual será o conteúdo cobrado nas provas objetivas:
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
HISTÓRIA
- ANTIGUIDADE
1.1. Os povos do Oriente Próximo e suas organizações políticas.
1.2. As cidades-estados da Grécia.
1.3. Formação, desenvolvimento e declínio do Império Romano do Ocidente.
1.4. A vida socioeconômica e religiosa dos mesopotâmicos, egípcios, fenícios e hebreus.
1.5. O legado cultural dos gregos e dos romanos.
- MUNDO MEDIEVAL
2.1. Formação e desenvolvimento do sistema feudal.
2.2. A organização política feudal; os reinos cristãos da Península Ibérica.
2.3. O crescimento comercial-urbano e a desagregação do feudalismo.
2.4. A Civilização Muçulmana.
2.5. O legado cultural do Mundo Medieval.
2.6. A Civilização Bizantina.
- MUNDO MODERNO
3.1. A Renascença: a Reforma e a Contrarreforma.
3.2. A expansão marítimo-comercial e o processo de colonização da América, África e Ásia.
3.3. Formação e evolução das monarquias nacionais; as revoluções burguesas do século XVII; Iluminismo e Despotismo.
3.4. A política econômica mercantilista; a crise do sistema colonial e a independência no continente americano.
- MUNDO CONTEMPORÂNEO
4.1. A Revolução Francesa; o período napoleônico; os movimentos de independência das Colônias Latino-Americanas; o ideal europeu de unificação nacional.
4.2. A Revolução Industrial; a expansão e o universo capitalista; o apogeu da hegemonia europeia.
4.3. A corrida imperialista; a Primeira Guerra Mundial; a Revolução Russa de 1917 e a formação da URSS.
4.4. O período Entre Guerras; as democracias liberais e os regimes totalitários.
4.5. A Segunda Guerra Mundial; a descolonização afro-asiática; a Guerra Fria; a estrutura de espoliação da América Latina.
4.6. A fase do Pós-Guerra; os oprimidos do Terceiro Mundo; as grandes linhas do desenvolvimento científico e tecnológico do século XX.
4.7. O petróleo, o Oriente Médio e as lutas religiosas.
- BRASIL COLÔNIA
5.1. A expansão marítima portuguesa e o descobrimento do Brasil; o reconhecimento geográfico e a exploração do pau-brasil; a ameaça externa e os primórdios da colonização.
5.2. A organização político-administrativa; a expansão territorial; os tratados de limites.
5.3. A agricultura de exportação como solução; a presença holandesa; a interiorização da colonização; a mineração e a economia colonial.
5.4. A sociedade colonial; os indígenas e a reação à conquista; as lutas dos negros; os movimentos nativistas.
5.5. A arte e a literatura da fase colonial; a ação missionária e a educação.
- BRASIL IMPÉRIO
6.1. A crise do antigo sistema colonial e o processo de emancipação política do Brasil; o reconhecimento internacional.
6.2. O processo político no Primeiro Reinado; as rebeliões provinciais; a abdicação de D. Pedro I.
6.3. O centralismo político e os conflitos sociais do Período Regencial; a evolução político-administrativa do Segundo Reinado; a política externa e os conflitos latinoamericanos do século XIX.
6.4. A sociedade brasileira da fase imperial, o surto do café, as transformações econômicas, a imigração, a abolição da escravidão, as questões religiosa e militar.
6.5. As manifestações culturais; as ciências, as artes e a literatura no período imperial.
- BRASIL REPÚBLICA
7.1. A crise do sistema monárquico imperial e a solução republicana; a Constituição de 1891.
7.2. A Primeira República (1889-1930) e sua evolução político-administrativa; as dissidências oligárquicas e a Revolução de 1930; a vida econômica e os movimentos sociais no campo e nas cidades.
7.3. A Segunda República e sua trajetória político-institucional; do Estado Novo ao golpe militar de 1964; a curta experiência parlamentarista; as Constituições de 1946, 1967 e 1988.
7.4. As transformações socioeconômicas ao longo dos cem anos de vida republicana; o café e o processo de industrialização; as crises e as lutas operárias; o processo de internacionalização da economia brasileira e o endividamento externo.
7.5. Aspectos do desenvolvimento cultural e científico do Brasil no século XX.
7.6. A globalização e as questões ambientais.
FILOSOFIA
- INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
1.1. História da Filosofia: instrumentos de pesquisa.
1.2. Introdução à Filosofia da Ciência.
1.3. Introdução à Filosofia da Cultura.
1.4. Introdução à Filosofia da Arte.
1.5. O intelecto: empirismo e criticismo.
1.6. Democracia e justiça.
1.7. Os direitos humanos.
- FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
2.1. O eu racional: introdução ao sujeito ético.
2.2. Introdução à bioética.
2.3. A técnica.
- IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA PARA A CIDADANIA
3.1. O homem como um ser da natureza.
3.2. A concepção platônica da desigualdade.
3.3. A desigualdade segundo Rousseau.
SOCIOLOGIA
- O HOMEM NA SOCIEDADE E A SOCIOLOGIA
1.1. Como pensar diferentes realidades.
1.2. O homem como ser social.
- O QUE PERMITE AO HOMEM VIVER EM SOCIEDADE?
2.1. A inserção em grupos sociais: família, escola, vizinhança, trabalho.
2.2. Relações e interações sociais.
2.3. Socialização.
- O QUE NOS UNE E O QUE NOS DIFERENCIA COMO HUMANOS?
3.1. O que nos diferencia como humanos.
3.2. Conteúdos simbólicos da vida humana: cultura.
3.3. Características da cultura.
3.4. A humanidade na diferença.
- O QUE NOS DESIGUALA COMO HUMANOS?
4.1. Etnias.
4.2. Classes sociais.
4.3. Gênero.
4.4. Geração.
- A DIVERSIDADE SOCIAL BRASILEIRA
5.1. A população brasileira: diversidade nacional e regional.
5.2. O estrangeiro do ponto de vista sociológico.
5.3. A formação da diversidade:
5.3.1. Migração, emigração e imigração.
5.3.2. Aculturação e assimilação
- A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO NA VIDA SOCIAL BRASILEIRA
6.1. O trabalho como mediação.
6.2. Divisão social do trabalho:
6.2.1. Divisão sexual e etária do trabalho.
6.2.2. Divisão manufatureira do trabalho.
6.3. Processo de trabalho e relações de trabalho.
6.4. Transformações no mundo do trabalho.
6.5. Emprego e desemprego na atualidade.
- O HOMEM EM MEIO AOS SIGNIFICADOS DA VIOLÊNCIA NO BRASIL
7.1. Violências simbólicas, físicas e psicológicas.
7.2. Diferentes formas de violência: doméstica, sexual e na escola.
7.3. Razões para a violência.
- CIDADANIA
8.1. O significado de ser cidadão ontem e hoje.
8.2. Direitos civis, direitos políticos, direitos sociais e direitos humanos.
8.3. A Constituição Brasileira e a Constituição Paulista.
8.4. A expansão da cidadania para grupos especiais:
8.4.1. Crianças e adolescentes, idosos e mulheres.
- A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DO ESTADO BRASILEIRO
9.1. Estado e governo.
9.2. Sistemas de governo.
9.3. Organização dos poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
- A NÃO CIDADANIA
10.1. Desumanização e coisificação do outro.
10.2. Reprodução da violência e da desigualdade social
GEOGRAFIA
- A RELAÇÃO SOCIEDADE-NATUREZA
1.1. Os mecanismos da natureza.
1.2. Os recursos naturais e a sobrevivência do homem.
1.2.1. As desigualdades na distribuição e na apropriação dos recursos naturais no mundo.
1.2.2. O uso dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.
- ESTRUTURAÇÃO ECONÔMICA, SOCIAL E POLÍTICA DO ESPAÇO
MUNDIAL
2.1. Capitalismo, industrialização e transnacionalização do capital.
2.1.1. Economias industriais e não industriais: articulação e desigualdades.
2.1.2. As transformações na relação cidade-campo.
2.2. Industrialização e desenvolvimento tecnológico: dominação/subordinação político-econômica.
2.3. O papel do Estado e as organizações político-econômicas na produção do espaço.
2.4. Fundamentos econômicos, sociais e políticos da mobilidade espacial e do crescimento demográfico.
2.5. A divisão internacional e territorial do trabalho.
2.6. O fim da Guerra Fria. A desagregação da URSS. A nova ordem econômica mundial.
- O PROCESSO DE OCUPAÇÃO E PRODUÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
3.1. A formação territorial do Brasil e sua relação com a natureza.
3.2. O processo de industrialização brasileira e a internacionalização do capital.
3.2.1. Urbanização, metropolização e qualidade de vida.
3.2.2. Estrutura e produção agrária e impactos ambientais.
3.2.3. População: crescimento, estrutura e migrações, condições de vida e de trabalho.
3.3. O papel do Estado e as políticas territoriais.
3.4. A regionalização do Brasil: desenvolvimento desigual e combinado.
Confira o conteúdo programático completo!
Resumo do concurso PM SP
- Banca: FGV
- Vagas: 165
- Cargo: Aluno-Oficial
- Escolaridade: nível médio
- Salários: R$ 4.833,27
- Inscrições: 28/4 a 2/6
- Taxa: R$ 150,00
- Provas: 13/7/2025
- Edital
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