Larissa Lustoza • 04/12/2020
Nesta sexta-feira (4/12), a Polícia Militar de São Paulo formou 2.669 soldados. Os novos servidores foram selecionados por meio de concurso PM SP e passaram um ano de treinamento na Escola Superior de Soldado (ESS).
A turma formada é composta por 2.079 homens e 590 mulheres. Eles concluíram o curso que teve início em dezembro do ano anterior. Ao todo, foram cerca de 1,9 mil horas de aulas.
O curso foi formado por disciplinas como Direitos Humanos, Criminalística, Tiro Defensivo e pela Preservação da Vida, Defesa Pessoa, Inteligência Policial, Psicologia, Medicina Legal, Doutrina de Polícia Comunitária, entre outras.
Ao todo, já foram contratados 5.060 policiais militares que estão em plena atividade e, além deles, mais 692 profissionais passam atualmente pela formação de aluno-oficial.
Lembrando que, no final de novembro, foi realizada a nomeação de 2.100 soldados do edital de 2019, que estava suspenso devido à pandemia.
E para o primeiro semestre de 2021, está prevista a nomeação de mais 2.700 soldados e 190 alunos-oficiais de outros dois concursos suspensos, dos anos de 2019 e 2020, respectivamente.
Segundo o chefe de Gestão da Polícia Militar de São Paulo, Obrien Pineda, um dos editais para o concurso PM SP para Soldado já está pronto, mas aguarda a retomada das atividades para dar continuidade.
Fala foi dada durante entrevista ao vivo para Folha Dirigida. De acordo com o policial, a autorização deste ano terá que passar por um replanejamento.
“Mas, assim que tivermos a data de retomada, vamos refazer o cronograma”, disse o chefe de Gestão. “Um dos editais está pronto, está tudo pronto. Estamos aguardando a retomada para publicar”
No entanto, o policial explicou que para publicar os próximos editais, precisam finalizar os procedimentos das seleções que estavam em andamento.
E, de acordo com o chefe de gestão, os concursos PM SP em andamento só deve ser completamente finalizados em 2021.
“Por conta da Constituição Federal e das leis, a gente não pode dar posse de um concurso posterior se não tiver concluído o anterior, ele vai ter que entrar na fila“, explicou o policial.
Em janeiro deste ano, o governador de São Paulo, João Dória, autorizou a realização de concursos públicos para a PM SP para 5.605 vagas.
A distribuição era a seguinte:
Para se tornar um Soldado na PM SP, o candidato precisa ter nível médio completo, além de CNH entre as categorias B e E.
A faixa etária permitida é de 17 a 30 anos e altura mínima é de 1,55m para mulheres e 1,60m para homens.
Comece a se preparar com o pacote completo do Direção Concursos para Soldado da PM SP. Clique abaixo e confira:
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.