Mateus Melis • 22/08/2023
Foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta terça-feira (22/8) o edital de retomada do concurso PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) para a carreira de Soldado.
Conforme indicado no documento, foi realizado o ajuste da pontuação mínima para aprovação após a anulação de três questões. Com a mudança, a prova objetiva totalizou 77 questões válidas com peso 1,038961039 por questão. Com o ajuste proporcional, a pontuação mínima para a aprovação passou para 46,2 pontos.
A mudança na pontuação do concurso PMDF foi realizada após a decisão nº 2790/2023 do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).
Cabe destacar que, além de retomar o certame, a PMDF também republicou o resultado preliminar da prova objetiva. Os candidatos poderão interpor recurso a partir das 00h00 do dia 23/8/2023 até as 23h59min do dia 29/8/2023 (horário de Brasília), no portal do Instituto AOCP.
Foi aprovado neste concurso estudando com o Direção Concursos? Queremos falar com você! Clique abaixo e entre em contato para conversamos com você:
O concurso PMDF ofertou, ao todo, 2.100 vagas para a carreira de Soldado. Veja a distribuição das oportunidades:
A carreira exige o nível superior de formação, idade entre 18 e 30 anos, além de altura mínima de 1,65 m (homens) ou 1,60 m (mulheres). O salário inicial do aprovado será de R$ 6,9 mil (remuneração + benefícios).
Com a retomada do concurso PMDF, o cronograma passou por alterações. Confira abaixo algumas das novas datas do certame:
Confira os nomes dos aprovados na prova objetiva AQUI!
Conforme divulgado pela Direção, está em discussão a redução da nota de corte para a aprovação na prova objetiva do certame.
A intenção é reduzir os 60% exigidos pelo edital. O motivo deve-se ao fato de diversos candidatos do sexo masculino não terem alcançado a porcentagem exigida.
Por outro lado, candidatas do sexo feminino que atingiram a porcentagem exigida ficaram em desvantagem em virtude de o certame ofertar menos vagas para mulheres. Diversas candidatas se manifestaram para que a banca organizadora realize mais correções de redações para o sexo feminino. Recentemente, um partido acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) por mais vagas para mulheres no concurso PMDF.
No caso pela derrubada do percentual mínimo de aprovação, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou que a corporação mantenha a exigência conforme indicada no edital.
De acordo com o órgão, a flexibilização da nota de corte violaria os princípios constitucionais, como a legalidade, impessoalidade e vinculação ao edital do certame.
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Mateus Melis
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.